Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leão ruge bem alto na Pedreira

Por Sporting CP
25 Abr, 2021

Sporting CP vence em casa do SC Braga (0-1)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este domingo, o SC Braga por 0-1 na 29.ª jornada da Liga NOS. O golo da vitória surgiu aos 81 minutos por intermédio de Matheus Nunes, que entrou no segundo tempo.

Primeiro e quarto classificados encontraram-se no Estádio Municipal de Braga com o Sporting CP a ter duas novidades no onze inicial: Zouhair Feddal e Nuno Santos entraram para os lugares ocupados por Matheus Reis e Tiago Tomás contra a Belenenses SAD. Rúben Amorim, ainda a cumprir a suspensão imposta pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, esteve na bancada e uma chuva torrencial durante o aquecimento fazia adivinhar um jogo em condições adversas, mas, ao apito inicial, já não caía água no relvado.

O SC Braga começou de forma ligeiramente mais ofensiva, mas rapidamente o desafio estabilizou. O Sporting CP com a posse de bola habitual e a construir a partir dos centrais, enquanto os visitados apostavam numa pressão muito alta e agressiva, assim como em alguns cruzamentos perigosos. As primeiras situações de possível golo pertenceram ao emblema de Alvalade; primeiro por Nuno Mendes, que colocou uma bola venenosa na área e o defesa Raul Silva cortou para fora, tendo cheirado a autogolo, e depois quando Pedro Porro bateu um pontapé de canto, Paulinho desviou e Pedro Gonçalves ficou a centímetros do desvio fatal no segundo poste.

Os arsenalistas responderam à passagem do quarto de hora, momento em que Abel Ruiz surgiu na cara de Antonio Adán, mas não conseguiu superar a mancha do guarda-redes espanhol. Logo a seguir, Castro atirou ao lado da baliza do Sporting CP, que sofreu um golpe duro aos 18 minutos. Gonçalo Inácio, que já tinha visto cartão amarelo aos dez minutos, foi admoestado pela segunda vez, recebendo ordem de expulsão. Assim, o Clube Leonino jogou mais de 70 minutos com menos um jogador, tendo Nuno Mendes passado para central e Nuno Santos ocupado o lugar deste último.

Apesar da desvantagem numérica, foi o Sporting CP a tentar o golo nos minutos seguintes através de Pedro Porro, que tentou surpreender o guarda-redes Matheus de muito longe, mas a bola seguiu para fora. Naturalmente, com dez atletas, a formação de Rúben Amorim viu-se obrigada a baixar as linhas, o que fez com que o SC Braga passasse a ter mais posse e espaço e começasse a ser mais atrevido na área verde e branca.

Dois desses exemplos foram os remates em lances consecutivos de Fransérgio, de cabeça, e de Galeno, ambos defendidos com qualidade por Antonio Adán, sendo que Sebastián Coates também foi muito importante em vários momentos, aparecendo no momento certo para o corte. Do outro lado, destaque para um cruzamento muito perigoso de Pedro Porro (42 minutos) que não chegou a Pedro Gonçalves por muito pouco.

O jogo chegou sem golos ao intervalo e Rúben Amorim mudou duas peças nos Leões, tirando Nuno Santos e Paulinho para colocar Luís Neto e Matheus Nunes. Desta forma, Nuno Mendes voltou à sua posição original. Depois de uns primeiros 15 minutos sem grandes incidências na primeira parte, Sebastián Coates caiu na área do SC Braga e ficou-se a pedir pontapé de penálti, mas Artur Soares Dias deixou seguir. Os bracarenses ficaram perto do golo pouco depois, mas o cabeceamento de Galeno encontrou uma magnífica intervenção de Antonio Adán.

Entraram, então, Tiago Tomás e Matheus Reis para as saídas de Pedro Gonçalves e João Mário e o SC Braga ameaçou com Al Musrati a rematar para fora aos 68 minutos. A seguir foi Ricardo Horta com um tiro forte às malhas laterais e Fransérgio, de cabeça, a dar mais trabalho a Antonio Adán, mas este voltou a reagir muito bem. Em grande continuava Sebastián Coates, o capitão Leonino que ia limpando tudo o que lhe aparecia pela frente e que realizou uma exibição praticamente perfeita.

Aos 81 minutos, finalmente, chegou o grande momento da noite. Pedro Porro bateu um livre directo com um passe rasteiro a desmarcar Matheus Nunes, esquecido pelos adversários, na direita. O médio do Sporting CP, na área do SC Braga, rematou forte ao primeiro poste e bateu Matheus, inaugurando o marcador e assegurando os três pontos para o conjunto visitante.

O SC Braga tentou, até ao final, chegar ao empate e, no Sporting CP, Gonzalo Plata ainda entrou para o lugar de Nuno Mendes, mas a vitória regressou mesmo a Alvalade no autocarro Leonino. Mesmo com menos um durante a larga maioria do desafio, os jogadores de Rúben Amorim conseguiram regressar aos triunfos e aumentar a vantagem para o segundo classificado para sete pontos (à condição). Na próxima jornada, o Sporting CP recebe o CD Nacional.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, Pedro Porro, João Palhinha, João Mário (Matheus Reis, 64'), Nuno Mendes (Gonzalo Plata, 90+1'), Pedro Gonçalves (Tiago Tomás, 64'), Nuno Santos (Luís Neto, 45') e Paulinho (Matheus Nunes, 45').