Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão e Isabel Silva

Domínio claro e triunfo

Por Sporting CP
23 Out, 2021

Vitória sobre o Moreirense FC (1-0) é a quarta seguida

De regresso ao campeonato e a casa após o triunfo europeu sobre o Beşiktaş JK (1-4), a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste sábado à noite, o Moreirense FC por 1-0 na nona jornada da Liga Portugal. Apesar das inúmeras oportunidades criadas, seria o golo solitário de Sebastián Coates a confirmar o quarto triunfo consecutivo dos Leões.

Neste regresso a casa, pela primeira vez esta época, o Estádio José Alvalade teve a oportunidade de receber os Sportinguistas nas bancadas sem quaisquer restrições na lotação, o que culminou na melhor casa em 2021/2022, com 35.882 espectadores.  

Dentro das quatro linhas, Rúben Amorim alterou duas 'peças' relativamente ao onze que iniciou o jogo na Turquia: Nuno Santos e Daniel Bragança foram titulares, ficando Zouhair Feddal e Matheus Nunes no banco de suplentes. Iniciada a partida, tornou-se notório o posicionamento de Nuno Santos enquanto ala esquerdo, sendo Matheus Reis a recuar para o lado esquerdo do trio de centrais. Por sua vez, Bragança acompanhou João Palhinha no meio-campo. 

Atrevido, o Moreirense FC ensaiou as primeiras aproximações à baliza Leonina, mas rapidamente os Leões criaram as primeiras oportunidades por Paulinho e Pedro Porro, mas ambas desenquadradas: Paulinho, na área, atirou por cima e, a seguir, Pedro Porro tentou um chapéu quase do meio-campo. O conjunto de Moreira de Cónegos continuou a dividir o encontro e até ameaçou através de Rafael Martins, que atirou forte para defesa de Antonio Adán – a cumprir a sua 50.ª partida de Leão ao peito -, porém seria Sebastián Coates a desbloquear o marcador e a favor da turma de Alvalade. À passagem do quarto de hora de jogo, Pablo Sarabia bateu um canto de forma exemplar e o capitão subiu mais alto do que o resto para cabecear colocado e assinar o 1-0. 

Daqui em diante, o Sporting CP fez-se com o controlo da bola e manteve os visitantes 'manietados' no seu próprio meio-campo. Pouco depois, seguiu-se um cartão amarelo a João Palhinha muito discutido, que originou também uma admoestação a Rúben Amorim.

Organizados atrás, muito móveis no ataque e com a técnica de Bragança a fazer as delícias dos adeptos nas bancadas, os Leões dominaram até ao intervalo e só o pouco acerto no remate impediu o alargar da vantagem. Primeiro, Pedro Gonçalves, de longe, não acertou no alvo e, depois, Paulinho 'caçou' uma bola perdida na área, contudo atirou ligeiramente por cima.

O ímpeto Leonino seguiu intacto para a segunda parte, que começou com claras oportunidades para aumentar um resultado cada vez mais penalizador para a produção verde e branca. Na primeira, Kewin Silva sacudiu uma tentativa de Paulinho e, a seguir, o avançado dos Leões voltou a ser servido e ficou a centímetros do golo. Antes de um cabeceamento tímido de Walterson, do Moreirense FC, Sarabia tentou um livre directo e, de novo, esteve perto o segundo do Sporting CP. 

Já depois dos 67 minutos, Rúben Amorim fez a primeira substituição, colocando Matheus Nunes – que cumpriu o seu 50.º jogo na Liga – no lugar de Sarabia. A bola continuou na maior parte do tempo do lado verde e branco, tal como as principais situações de golo: Palhinha atirou para defesa de Kewin e, depois, Nuno Santos rematou por cima.

À entrada para o último quarto de hora, Paulinho deu o lugar a Tiago Tomás e na última 'cartada' Manuel Ugarte e Ricardo Esgaio entraram para substituir Palhinha e Pedro Gonçalves. O resultado não voltaria a mexer. Depois do domínio Leonino do início ao fim, faltou eficácia condizente a uma exibição de mão cheia, mas os três pontos ficaram em Alvalade.

O Sporting CP atinge os 23 pontos no campeonato e volta a entrar em acção já na terça-feira (21h15) diante do FC Famalicão, também no Estádio José Alvalade, a contar para a primeira jornada do grupo B da Taça da Liga.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Nuno Santos, João Palhinha (Manuel Ugarte 85'), Daniel Bragança, Pedro Gonçalves (Ricardo Esgaio 85'), Pablo Sarabia (Matheus Nunes 67') e Paulinho (Tiago Tomás 77').