Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Primeira derrota na Liga

Por Sporting CP
07 Jan, 2022

Sporting CP perde em casa do CD Santa Clara (3-2)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta sexta-feira, em casa do CD Santa Clara por 3-2 na 17.ª jornada da Liga Portugal. Foi o primeiro desaire do emblema de Alvalade nesta edição do campeonato.

No primeiro jogo em 2022, o Sporting CP - orientado por Carlos Fernandes, uma vez que Rúben Amorim está indisponível devido à pandemia de COVID-19 - apresentou-se em São Miguel com apenas uma alteração no onze inicial em relação à última partida: Luís Neto entrou para o lugar de Gonçalo Inácio. No banco de suplentes, Zouhair Feddal e Rúben Vinagre eram as novidades, estando ambos regressados de lesão.

A primeira metade revelou-se disputada e com oportunidades de parte a parte. Os Leões tiveram mais bola e mais remates, como seria de esperar, mas o CD Santa Clara nunca deu descanso à defesa visitante. O primeiro lance junto de uma das balizas pertenceu mesmo aos insulares, com Cryzan a cabecear para uma defesa fácil de Antonio Adán.

No entanto, o Sporting CP conseguiu inaugurar o marcador logo aos dez minutos. Depois de uma boa jogada na direita entre Pablo Sarabia e Ricardo Esgaio, um corte de um defesa fez com que a bola sobrasse para João Palhinha, que por sua vez rematou forte e colocado de longe para o fundo das redes. Um excelente tento do médio, que levantou os Sportinguistas - em clara maioria - no Estádio de São Miguel.

Pouco depois, Nuno Santos atirou uma 'bomba' que não passou longe e, aos 16 minutos, foi Cryzan a protagonizar um bom lance individual antes de falhar o alvo Leonino. Pedro Gonçalves e Matheus Nunes também colocaram o CD Santa Clara em sentido com oportunidades na área caseira, mas foram os açorianos que ficaram a centímetros do empate quando Jean Patric rematou ao lado.

Não foi à primeira... foi à segunda. À passagem da meia hora de jogo, Sagna cruzou na perfeição para Jean Patric, com um cabeceamento de belo efeito, fazer o 1-1.

Até ao intervalo, o Sporting CP teve algumas oportunidades para voltar a estar na frente do resultado: duas de Pedro Gonçalves, com uma delas a embater mesmo nas malhas laterais da baliza do CD Santa Clara, e uma de João Palhinha, que rematou com um desvio para defesa fácil de Marco Pereira. Ao intervalo, 1-1 nos Açores.

O início do segundo tempo teve muita acção e o Sporting CP chegou ao 1-2 logo aos 50 minutos. Um fantástico cruzamento de Pedro Gonçalves encontrou Pablo Sarabia, que rematou cruzado com sucesso. Mais um golo de qualidade na partida, desta feita do internacional espanhol.

Não deu, ainda assim, para respirar porque o CD Santa Clara voltou a empatar logo a seguir. Uma excelente jogada culminou com o golo de Lincoln e, num abrir e fechar de olhos, um 1-1 transformou-se num 2-2.

Aos 58 minutos, Bruno Tabata entrou para a saída de Luís Neto, passando Ricardo Esgaio para a linha mais recuada da defesa, e, pouco depois, um livre perigoso de Pedro Gonçalves só não deu golo porque um defesa afastou para canto. No lance que se seguiu, Sebastián Coates cabeceou para as mãos de Marco Pereira.

A pouco mais de 20 minutos do fim, numa jogada semelhante à que resultou no segundo golo Leonino, Pedro Gonçalves voltou a descobrir Pablo Sarabia, que voltou a rematar com perigo, mas desta feita para defesa.

Na resposta, o CD Santa Clara chegou ao 3-2. Num contra-ataque fatal, Ricardinho apareceu em posição perigosa e não deu hipóteses a Antonio Adán. Estava feita a reviravolta para a formação da casa.

Já nos dez minutos finais, Daniel Bragança substituiu Matheus Nunes e Sebastián Coates partiu para o ataque. Mas, em tempo de compensação, o Sporting CP passou a jogar com menos um quando Daniel Bragança foi expulso pelo árbitro Rui Costa - que consultou o VAR.

Aos 90+4 minutos, Paulinho esteve muito perto do empate, mas falhou o alvo quando estava em excelente posição. O 3-2 prevaleceu mesmo e o CD Santa Clara ficou com os três pontos.

O Sporting CP vai agora visitar o Leça FC para os quartos-de-final da Taça de Portugal.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto (Bruno Tabata, 58'), Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Ricardo Esgaio, João Palhinha, Matheus Nunes (Daniel Bragança, 83'), Nuno Santos, Pablo Sarabia, Pedro Gonçalves e Paulinho.