Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leões falham terceira Taça da Liga consecutiva

Por Sporting CP
28 Jan, 2023

Sporting CP derrotado pelo FC Porto

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal falhou, neste sábado, a conquista da terceira Taça da Liga consecutiva, depois de perder na final da prova diante do FC Porto por 0-2 no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

Rúben Amorim fez duas alterações no onze inicial, relativamente ao encontro com o FC Arouca, apostando de início em Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Matheus Reis, Pedro Porro, Manuel Ugarte, Hidemasa Morita, Nuno Santos, Marcus Edwards, Paulinho e Pedro Gonçalves.

Os Leões entraram bem no encontro, não deixando a formação azul e branca chegar à área Leonina nos primeiros minutos, mas depois a partida ganhou equilíbrio com ambas as equipas a tentarem chegar ao golo.

Acabou por ser o FC Porto que chegou primeiro, aos dez minutos, num lance na direita em que a bola foi à linha final e chegou à entrada da área onde surgiu Eustáquio para rematar. Antonio Adán ainda se fez ao lance, mas o esférico acabou por entrar.

O golo prematuro abriu ainda mais o jogo com o Sporting CP à procura do empate logo a seguir e os Leões festejaram mesmo o 1-1. Pedro Gonçalves lançou Marcus Edwards, Cláudio Ramos saiu da baliza e o inglês rematou cruzado para o empate, mas o golo acabou por ser anulado por fora-de-jogo.

Dez minutos depois, a turma de Alvalade ameaçou outra vez o 1-1. Pedro Gonçalves viu o remate ser bloqueado pela defesa, mas Hidemasa Morita recuperou e tentou picar a bola sobre o guardião azul e branco, perante alguma confusão na área, mas Cláudio Ramos acabou por conseguir tirar o esférico com uma mão.

O Sporting CP com mais bola, continuou também mais perigoso que o FC Porto e à meia-hora de jogo Hidemasa Morita tentou entrar na área com perigo, depois de ultrapassar Pepe, mas surgiu Marcano para desarmar o internacional nipónico.

Aos 35 minutos, Pedro Gonçalves virou o jogo para a direita e Pedro Porro correu em direcção à área, atirando do meio da rua com selo de golo, mas a bola foi desviada e acabou na barra. O esférico ainda sobrou para Pedro Gonçalves que rematou à baliza, vendo um defesa portista desviar para o ferro. No canto, o Sporting CP voltou a levar perigo à baliza azul e branca com um remate de Pedro Gonçalves que saiu pouco por cima da baliza do FC Porto.

Bem o Sporting CP a mandar no jogo, apesar do resultado adverso, e já nos últimos cinco minutos da primeira metade a tentar novamente o empate, com Paulinho a rematar já com Cláudio Ramos fora da baliza, mas valeu um desvio para fazer a bola sair por cima da baliza. Novo canto para os Leões, com Marcus Edwards a tentar surpreender o guardião azul e branco, que encaixou sem esforço.

João Pinheiro deu mais dois minutos para jogar e o Sporting CP voltou a criar mais duas ocasiões seguidas, a última de canto, em novo remate de Pedro Porro, mas Cláudio Ramos voltou a resolver e segurou a vantagem mínima até ao intervalo.

Rúben Amorim manteve o onze para a segunda parte e o encontro recomeçou como terminou: com o Sporting CP focado na baliza do FC Porto. Marcus Edwards foi o primeiro a deixar o aviso com um remate de longe, que acabou por sair desenquadrado.

O Sporting CP continuou a mostrar-se melhor, e a ter a iniciativa do jogo, com Rúben Amorim a fazer a primeira substituição antes dos 60 minutos: saiu Nuno Santos e entrou Abdul Fatawu.

O encontro baixou depois de ritmo e de qualidade, com muitas faltas e picardias, e o árbitro começou a distribuir cartões – não todos os que devia –, mostrando vermelho a Paulinho, aos 72 minutos, por dois amarelos quase seguidos. O Sporting CP ficou assim a jogar em inferioridade numérica.

Apesar de mais essa contrariedade, e com o jogo partido, os Leões responderam bem e voltaram à área azul e branca, mas Cláudio Ramos voltou a segurar mais um remate de Pedro Porro.

Rúben Amorim voltou a mexer à entrada para os últimos dez minutos, fazendo sair Sebastián Coates e Marcus Edwards e entrar Jeremiah St. Juste e Francisco Trincão, e pouco depois também saíram Manuel Ugarte e Hidemasa Morita e entraram Arthur Gomes e Mateo Tanlongo.

A seguir, e contra a corrente do jogo, numa jogada pela direita, o FC Porto fez o 0-2, após cruzamento de Pepê em que Marcano surgiu sozinho ao segundo poste.

O encontro ainda teve mais seis minutos para jogar e o Sporting CP continuou com a mesma vontade de conseguir outro resultado, com Francisco Trincão a tentar o 1-2 após cruzamento de Pedro Gonçalves, mas a bola saiu ao lado e o resultado acabou por não se alterar mais.