Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Missão cumprida na Dinamarca e passo em frente na UEFA Europe League

Por Sporting CP
23 Fev, 2023

Leões golearam FC Midtjylland e estão nos ‘oitavos’ (0-4)

Em Herning, na Dinamarca, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, esta quinta-feira, o FC Midtjylland por 0-4 para garantir a passagem aos oitavos-de-final da UEFA Europe League.

Depois do empate, em Alvalade, na primeira mão (1-1), os Leões de Rúben Amorim estavam obrigados a vencer e foi isso que fizeram de forma categórica, cumprindo a tendência Leonina na Dinamarca, onde o Sporting CP nunca perdeu nas competições europeias – seis jogos, quatro vitórias e dois empates.

Desta feita, com muito frio - sensação térmica a bater nos 0°C – e num Arena Herning bem composto (9576 espectadores em cerca de 11 mil lugares), a turma de Alvalade foi eficaz nos momentos certos e não deu hipóteses ao emblema nórdico: o capitão Sebastián Coates inaugurou o marcador numa fase muito disputada e, a seguir, uma expulsão na equipa adversária ainda antes do intervalo acabaria por desequilibrar definitivamente a partida. No segundo tempo, os Leões resolveram com solidez a eliminatória: Pedro Gonçalves ‘bisou’ e um auto-golo perto do fim selou a goleada. Desta forma, os Leões impuseram-se no frio covil dos ulvene (lobos em dinamarquês e alcunha do emblema local) e seguem em frente na Europa.

De início, Rúben Amorim voltou a mexer no onze e apresentou quatro alterações comparativamente àquele que começou o encontro vencido em Chaves (2-3) na passada segunda-feira: Jeremiah St. Juste, Ricardo Esgaio, Arthur Gomes e Hidemasa Morita foram titulares nos lugares de Ousmane Diomande - hoje perante a sua ex-equipa -, Héctor Bellerín, Nuno Santos e Francisco Trincão. Assim, com o regresso de Morita, Pedro Gonçalves subiu no terreno para o trio de ataque e voltou a fazer a diferença.

Do outro lado esteve um FC Midtjylland que chegava moralizado após a goleada (0-4) - e consequente subida ao quarto lugar – imposta ao Viborg FF, segundo classificado, no dérbi da Jutlândia Central, o qual marcou ainda o reinício da Liga em 2023 para o conjunto de Herning. Além disso, este embate europeu significou também o regresso do FC Midtjylland ao seu estádio, onde já não jogava há mais de três meses - desde o 7 de Novembro.

Já com a bola a rolar, seriam os dinamarqueses a somar as primeiras aproximações à baliza adversária, com Inácio a ter de intervir bem cedo e de forma decisiva já dentro da área. Embora a maior iniciativa com bola tivesse pertencido desde logo aos Leões, o FC Midtjylland – mais objectivo – continuou não só a dificultar a construção Leonina como também a rondar a área de Adán, que à passagem do quarto de hora de jogo teve de se mostrar atento a um cruzamento que se ‘envenenou’ em direcção à baliza.

No entanto, na primeira vez que o Sporting CP encontrou espaço para jogar saiu rápido para o ataque deixou um claro aviso, com Esgaio a rematar para defesa de Jonas Lössl, guardião da formação da casa. Sacudida essa pressão inicial, apareceu de imediato o golo verde e branco na sequência de um pontapé de canto: aproveitando uma falha defensiva dos nórdicos, St. Juste fez o primeiro remate, que acabou por bater na trave depois de um corte, mas seria o capitão Sebastián Coates a marcar, fazendo o mesmo que tinha feito em Alvalade, marcando, desta feita de cabeça e para colocar os Leões na frente do marcador e da eliminatória – e nas bancadas foram bem ruidosos os festejos dos cerca de 800 Sportinguistas presentes na Arena Herning.

Este golo aos 21 minutos chegou na melhor altura e foi o melhor tónico possível para os comandados por Amorim, que pouco depois voltariam a ameaçar em mais um pontapé de canto. No entanto, a resposta do FC Midtjylland surgiu e só uma rápida reacção de Esgaio, primeiro, e de Inácio, a seguir, impediram, à última hora, duas claras situações de golo.

Nesta fase, obrigados a reagir, os dinamarqueses orientados por Albert Capellas foram tendo mais posse de bola, mas o Sporting CP também se mostrou capaz nas transições: lançado em velocidade, Marcus Edwards correu quase sozinho todo o meio-campo adversário, mas não conseguiria concluir com um chapéu, travado por Lössl.

Já perto dos 40 minutos, tudo se complicou para o FC Midtjylland, quando o lateral Paulinho viu dois cartões amarelos em cerca de dois minutos e deixou a sua equipa com menos um elemento para o resto da partida. E o aproveitamento Leonino podia ter sido quase imediato, não tivesse sido bloqueado um prometedor remate de Pedro Gonçalves, o que fez com que o 0-1 seguisse para a segunda parte.

No regresso dos balneários, o amarelado Esgaio deu o lugar a Héctor Bellerín e, embora os lobos tivessem começado a ameaçar – Adán mostrou-se atento e seguro –, foram os Leões a mostrar mais eficácia, deitando rapidamente por terra a esperança nórdica. Primeiro, uma bela defesa até impediu o golo a Pedro Gonçalves, porém no canto que se seguiu o mesmo camisola 28 dos Leões caçou, de primeira e à meia-volta, uma bola perdida na esquina da área e atirou sem hipóteses para o 0-2.

Era difícil um reatamento melhor para a equipa de Amorim, que não esperou mais e trocou Hidemasa Morita pelo jovem Mateus Fernandes, que assim se estreou na UEFA Europa League. Daqui em diante, cada vez mais confortáveis no marcador e em campo, os Leões fizeram-se com as rédeas da partida, monopolizando a posse de bola. Nas bancadas era também grande a festa dos Sportinguistas, que apoiaram de forma ininterrupta e bem audível até ao fim.

Contudo, os esforçados nórdicos não pararam de lutar e à passagem da hora de jogo ficaram perto de marcar, mas mais uma vez Adán respondeu à altura ao desvio. De seguida, entraram Trincão e Nuno Santos para refrescar a formação verde e branca e, mais tarde, Mateo Tanlongo também, numa fase em que o jogo arrefeceu e não mais fugiria do controlo Leonino.

Seria então, já dentro da dentro do último quarto de hora, que os Leões assestariam um golpe decisivo no jogo e na eliminatória: novamente perto da esquina da área, Pedro Gonçalves rematou e, contando com um desvio decisivo num adversário, voltou a fazer balançar as redes – o seu 16º golo esta época.

A goleada e o passaporte Leoninos na UEFA Europe League, no entanto, só ficariam carimbados aos 85 minutos, quando num momento caricato Gartenmann atrasou, sem olhar, a bola para o seu guarda-redes e acabou por fazer um auto-golo na baliza deserta.

Missão cumprida na Dinamarca e, agora, para os Leões de Amorim segue-se o regresso à Liga Portugal, em Alvalade, frente ao GD Estoril Praia, esta segunda-feira (19h00). Antes disso, amanhã, sexta-feira, será feito o sorteio dos oitavos-de-final da UEFA Europe League, onde o Sporting CP ficará a conhecer o seu próximo adversário.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Ricardo Esgaio (Héctor Bellerín 46’), Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Arthur Gomes (Nuno Santos 65’), Manuel Ugarte (Mateo Tanlongo 78’), Hidemasa Morita (Mateus Fernandes 53’), Marcus Edwards (Franciso Trincão 65‘), Pedro Gonçalves e Paulinho.