Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Futebol feminino já tem espaço no Museu Sporting

Por Jornal Sporting
18 maio, 2017

Bruno de Carvalho recebeu a primeira taça da modalidade das mãos da capitã de juvenis

O dia 18 de Maio fica na história de qualquer museu do Mundo e o futebol feminino ficou esta quinta-feira inscrito na história do Museu Sporting. Na data em que se celebra o dia internacional dos museus, o Sporting CP inaugurou um espaço dedicado à modalidade de forma a dar ainda mais força a um fim-de-semana que se pode revelar triunfante. Além da equipa principal que, frente ao Boavista, disputa a hipótese de se sagrar campeã nacional, também as sub-19 vão estar em Rio Maior a lutar pelo mesmo objectivo.

Dessa forma, não havia melhor momento para apresentar a exposição temporária (realiza-se até 18 de Agosto) de um local reservado para as meninas que têm feito as delícias dos Sportinguistas dentro dos relvados. ‘Leoas, boas de bola’, as novas letras douradas do espaço de culto leonino, pintam as paredes onde agora se podem ver atletas do passado, do presente e do futuro do futebol feminino. Posto isto, ninguém quis faltar à chamada. Enquanto a equipa de juvenis entregava ao Presidente Bruno de Carvalho o primeiro troféu da época, acompanhado de Rui Caeiro, membro do Conselho Directivo, algumas jogadoras veteranas aplaudiram o gesto. Uma simbiose de gerações que tornou a ocasião ainda mais especial.

“É uma sensação inacreditável chegar aqui e perceber que, passo a passo, começamos a ser equiparados às restantes modalidades. Esta é a melhor maneira de vermos o nosso trabalho valorizado”, vincou Filipa Mandeiro, uma das capitães das orientadas de Nuno Cristóvão. Já Anabela Guerra, atleta veterana, destacou o facto de o Clube ter tido o gesto de não esquecer quem faz parte da sua história. “Sinto uma gratidão enorme para com as pessoas que se lembraram da nossa geração. Desbravámos um caminho imenso”, afirmou, aproveitando também a oportunidade para deixar uma mensagem para o sábado decisivo. “Respeitem sempre, com muito orgulho, a camisola que vestem. Sejam felizes porque fazer aquilo de que se gosta é um privilégio”.

Também Raquel Sampaio, directora do futebol leonino, e Isabel Victor, directora do Museu Sporting, marcaram presença na inauguração do espaço, falando da forma como surgiu a ideia. “A directora Isabel Victor propôs-me celebrar a entrega da taça das juvenis com uma exposição temporária do futebol feminino. Aceitei imediatamente. Acima de tudo, é um projecto inédito e muito gratificante”, adiantou Raquel Sampaio. “Apercebi-me de que não havia um espaço suficientemente criativo e expressivo para aquela que é a realidade cultural e desportiva da modalidade. Nasceu esta vontade de montar uma exposição. O objectivo era ser baseada nas memórias sem esquecer o que de bom se está a fazer na secção”, concluiu Isabel.