Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Quinta vitória seguida para as Leoas

Por Sporting CP
13 maio, 2023

Sporting CP vence e convence frente ao Clube de Albergaria (0-2)

E vão cinco triunfos seguidos. A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o Clube de Albergaria por 0-2 na partida da 21.ª – e penúltima – jornada da Liga. A um jogo do fim, a formação verde e branca só depende de si para fechar o campeonato no segundo lugar.

Em Albergaria-a-Velha, as Leoas dominaram o encontro do início ao fim e resolveram-no com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda – golos de Maiara Niehues e Maísa Correia.

Para enfrentar o oitavo classificado, que procura assegurar a manutenção e vinha de dois triunfos seguidos, as Leoas apresentaram um onze inicial com cinco alterações comparativamente ao utilizado na vitória frente ao CS Marítimo (2-1): Ana Borges, Cláudia Neto, Alícia Correia, Maísa Correia e Diana Silva foram titulares nos lugares de Rita Fontemanha, Sofia Silva, Joana Dantas, Ana Teles e Ana Capeta.

Numa tarde bastante ventosa no relvado sintético do Estádio Municipal António Augusto Martins Pereira, o Sporting CP procurou ter a iniciativa desde o pontapé de saída e logo aos 12 minutos podia ter chegado à vantagem. Contudo, o remate de Maiara Niehues, após cruzamento de Maísa Correia, encontrou-se com o poste.

Enquanto o Clube de Albergaria sentiu muitas dificuldades para sair em transição, as Leoas foram cercando a área adversária e o jogo manteve-se de sentido único – e jogado apenas nessa metade do campo. E num espaço de dois minutos, a formação verde e branca ficou muito perto, de novo, de festejar, mas também não seria desta. Primeiro, Diana Silva viu uma bola com selo de golo ser-lhe interceptada já na pequena área e, depois, só uma enorme defesa de Diana Oliveira impediu um golaço de livre directo a Joana Martins.

Com esta toada, parecia uma questão de tempo até que chegasse o inevitável golo Leonino, e assim foi. Já depois da meia hora de jogo, Maiara Niehues voltou a surgir na área e no cara-a-cara com a guarda-redes do Clube de Albergaria teve a frieza para lhe picar a bola por cima – com classe - antes de concluir de cabeça. Assim, a centrocampista brasileira, que já leva quatro golos nas últimas cinco partidas, fixou o 0-1 ao intervalo.

Logo a abrir o segundo tempo, Maiara teve tudo para aumentar a vantagem no marcador, mas não acertou na bola da melhor forma. Ora, não foi Maiara, mas foi, a seguir, a jovem Maísa Correia a concretizar o 0-2, correspondendo a um canto com um cabeceamento certeiro desde o ponto de penálti – quarto golo da polivalente futebolista, de apenas 16 anos, pela equipa principal esta época.

Foi total a superioridade verde e branca, sem entreabrir qualquer oportunidade ao conjunto da casa – a melhor foi em cima dos 80 minutos, mas desenquadrada.

Apesar do resultado, nada mudou na toada do jogo, com as Leoas sempre por cima e mais perto de marcar. Exemplo disso foi a dupla oportunidade de Diana Silva, apenas travada por duas boas defesas de Diana Oliveira, antes das entradas, a partir do banco de suplentes, de Andreia Bravo e Ana Capeta e, mais tarde, Rita Fontemanha, Maria Ferreira e Inês Gonçalves.

Até ao apito final, Capeta também tentou a sua sorte e o Clube de Albergaria, por sua vez, ainda tentou esboçar uma reacção, porém nada alteraria o rumo dos acontecimentos e o 0-2 foi definitivo.

Com este resultado, as Leoas passam a somar 51 pontos e continuam a depender de si para fechar o campeonato no segundo lugar – um empate basta. O adversário na última jornada será o Länk FC Vilaverdense, no Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, para encerrar 2022/2023.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C], Bruna Lourenço, Maiara Niehues (Andreia Bravo 71’), Fátima Dutra (Rita Fontemanha 82’), Cláudia Neto (Maria Ferreira 82’), Joana Martins, Brenda Pérez, Alícia Correia, Maísa Correia (Ana Capeta 71’) e Diana Silva (Inês Gonçalves 82’).