Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leões nos oitavos-de-final da UEFA Youth League

Por Sporting CP
07 Dez, 2021

Triunfo com reviravolta (2-3) em casa do AFC Ajax

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, nesta terça-feira, os oitavos-de-final da UEFA Youth League ao vencer o AFC Ajax por 2-3 em jogo da sexta e última jornada da fase de grupos da prova, disputado no estádio De Toekomst.

Os Leões até estiveram a perder por 2-0, mas deram a volta e acabaram assim por fechar a fase de grupos da prova no primeiro lugar, com 11 pontos, resultado de três triunfos e dois empates.

Para esta partida, Filipe Pedro apostou de início em Diego Callai, Diogo Travassos, Chico Lamba, Emanuel Fernandes, Martim Marques, Renato Veiga, Rodrigo Marquês - em estreia absoluta na prova -, Miguel Menino, Mateus Fernandes, Diogo Cabral e Youssef Chermiti.

Frente-a-frente, o primeiro e o segundo classificados do grupo C, com os Leões a precisarem de vencer ou empatar, e esperar pelo resultado do outro jogo do grupo, para seguirem em frente na prova.

Jogo dividido nos minutos iniciais com uma oportunidade para cada lado, evitada pelos guarda-redes, com o Sporting CP aos 11 minutos a ter a hipótese de se adiantar no marcador, mas o remate de Diogo Cabral bateu no ferro. No minuto seguinte Youssef Chermiti foi travado em falta, mas o árbitro nada assinalou.

O AFC Ajax chegou depois à vantagem, aos 22 minutos, na marca de 11 metros. Chico Lamba travou Rasmussen na área e o árbitro apontou logo para a marca de pontapé de penálti. Chamado a converter, Amourricho van Axel Dongen levou a melhor sobre Diego Callai.

Três minutos depois, Amourricho van Axel Dongen voltou a marcar, fazendo o 2-0. Eskild Dall cruzou desde a direita, Diego Callai ainda se esticou e tocou na bola, mas o avançado holandês surgiu nas costas para o remate.

Apesar da desvantagem de dois golos, os Leões não se intimidaram e foram à procura de encurtar a desvantagem, que o AFC Ajax também procurou aumentar colocando Diego Callai à prova um par de vezes.

Até que, por fim, aos 41 minutos, o Sporting CP marcou. Cruzamento de Diogo Cabral desde a esquerda e Mateus Fernandes a fazer o golo verde e branco, com o intervalo a chegar com 2-1 no marcador.

Nos primeiros minutos da segunda metade, a equipa da casa teve logo a oportunidade de fazer o 3-1, na insistência, mas o remate acabou por sair ao lado. Os Leões responderam, minutos depois, com um remate de Rodrigo Marquês, que Charlie Setford defendeu com os pés.

Após a hora de jogo, AFC Ajax e Sporting CP fizeram as primeiras alterações, com Filipe Pedro a colocar João Daniel em campo no lugar de Diogo Cabral.

Aos 70 minutos, oportunidade para o Sporting CP, com Rodrigo Marquês a colocar a bola na área, Mateus Fernandes a entregar com o peito para Miguel Menino, mas o remate saiu mal. Segundos depois, boa jogada verde e branca com Martim Marques a subir pela esquerda e a cruzar já perto da linha de fundo para o segundo poste onde apareceu Youssef Chermiti, sozinho, para fazer o 2-2.

Filipe Pedro voltou a mexer à entrada para os últimos dez minutos, fazendo entrar Rodrigo Ribeiro e sair Rodrigo Marquês, com o Sporting CP a pressionar alto e a tentar chegar ao golo do triunfo, mas a defesa contrária foi sabendo levar a melhor.

Ainda assim, os Leões acabaram por fazer mesmo a reviravolta. Livre na esquerda, com Miguel Menino a colocar a bola na área e Chico Lamba a saltar no meio da ‘multidão’ e a fazer o 2-3 de cabeça.

Até ao final da partida, o Sporting CP, já com Samuel Justo que entrou para o lugar de Miguel Menino, soube sofrer e aguentar o resultado, passando assim pela primeira vez aos oitavos-de-final da prova.