João Gião: "Temos de ser competentes em todos os momentos do jogo"
21 Out, 2025
Sporting CP recebe o Olympique de Marseille esta quarta-feira, às 14h00, para a 3.ª jornada da UEFA Youth League
Em antevisão ao jogo frente o Olympique de Marseille, João Gião, treinador da equipa do Sporting CP que participa na UEFA Youth League notou aos meios de comunicação do Clube o crescimento na formação verde e branca na última partida, apesar do empate.
Evolução da equipa como nota positiva
“Depois de vermos o vídeo do jogo com o Nápoles, confirmámos a minha ideia no final do jogo, de que fizemos um bom jogo. em termos de organização ofensiva criámos muito, mas aqui ou ali não fomos eficazes como devíamos ter sido e acho que por aí foram dois pontos perdidos e não um ganho. Mas do ponto de vista de performance geral da equipa, fiquei muito mais agradado do que tinha ficado na 1.ª jornada. Notámos uma evolução, pena não termos ganho o jogo que a justiça diria que devíamos ter ganho, mas com a performance e com o estádio da evolução da equipa, agradado, sim".
‘Vamos jogar contra homens e não contra miúdos”
O Olympique Marseille ainda não ganhou na UEFA Youth League, mas os números não iludem a ideia de João Gião. “É muito cedo ainda nesta prova para aferirmos do que ditam sobre a equipa os resultados anteriores. São dois jogos. O Olympique Marseille perdeu 3-2 com o Real Madrid CF, uma das equipas mais forte neste tipo de competições. O Olympique de Marseille tem jogadores fisicamente muito fortes, muito possantes. Conheço bem essa realidade francesa, nós vamos sentir isso amanhã no jogo, os nossos jogadores vão perceber que estamos a jogar contra homens e não contra miúdos. Fisicamente têm jogadores muito fortes, tem um jogador que ainda no fim de semana entrou na equipa A, o Bakola, um jogador que recentemente jogou o Mundial de sub-20 pela França. É uma equipa individualmente muito forte, diria mesmo o adversário mais forte em competência que enfrentámos até agora”.
“Competitividade tem de estar lá"
“A equipa do Sporting CP tem de assumir o jogo, tem de criar oportunidades, tem de ter caudal ofensivo, tem de tentar empurrar o adversário para trás. Isso tem de ser o nosso ADN, mas temos de ser competentes em todos os momentos do jogo. Defensivamente temos de ser rigorosos, a competitividade tem de estar lá, temos de ser fortes nos duelos, os índices de agressividade têm de estar presentes no jogo, nas bolas paradas também. Diria que para ganhar a este nível temos de ser competentes em todos os momentos do jogo”.
Mais estreias na convocatória e no onze
“Vamos estrear jogadores, quer na convocatória, quer mesmo no onze inicial. É esse também o nosso papel. Temos de ‘continuar a dar palco’ e a preparar jogadores, dar-lhes oportunidade de jogar neste tipo de momentos, contra equipas europeias, noutro tipo de contexto, que eles estão habituados a 'consumo interno'. Temos de lhes dar essas oportunidades para acelerar o processo de desenvolvimento deles. Quer na convocatória, quer no onze inicial, vamos ter mais jogadores a estrearem-se amanhã”.
Afonso Lee confiante
O defesa Afonso Lee fez também a antevisão do jogo para os meios de comunicação do Clube. "Colectivamente, a equipa está muito bem, estamos preparados, viemos com o foco no jogo, o que é o mais importante”.
O defesa central internacional jovem por Portugal entende que em relação ao jogo da jornada anterior, em Nápoles, o Sporting CP tem de subir os índices de eficácia. “Em Nápoles o resultado foi injusto pelo número de oportunidades que tivemos [empate a um golo] nesse jogo faltou um pouco de eficácia, de frieza no último terço, algo que neste jogo temos de ter em consideração. Vamos defrontar uma equipa muito forte, o Olympique Marseille em poucas oportunidades consegue concretizar, tem muitos golos. Nós temos de estar focados, marcar os nossos golos”.
Afonso Lee defende que o Sporting CP tem de “estar focado e impor o nosso jogo aqui em casa, junto com os adeptos a ajudarem-nos”, terminando a dizer que é “sempre especial jogar cá em nossa casa, no Estádio Aurélio Pereira”.