Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sub-17 dão pontapé de saída em 2023/2024

Por Sporting CP
12 Jul, 2023

​Jovens Leões apresentaram-se ao trabalho na Academia

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal deu esta quarta-feira o pontapé de saída na temporada 2023/2024, apresentando-se ao trabalho na Academia Cristiano Ronaldo.

Além dos jovens Leões e dos respectivos pais ou familiares, marcaram presença em Alcochete a equipa técnica verde e branca, que continuará a ser liderada por José João, bem como Tomaz Morais, director do futebol de formação, e também Paulo Gomes, director-geral da Academia.

José João, treinador do conjunto de Alvalade, destacou o facto de grande parte dos jogadores que integra o plantel já ter tido a oportunidade de jogar ou treinar nos sub-17 na última época.

“Esta geração, de 2007, esteve quase toda nos sub-16 no ano passado e teve a particularidade de trabalhar em muitos treinos nos sub-17, o que tem a ver com o Modelo Centrado no Jogador”, começou por afirmar o timoneiro, que vai para a sétima época no Clube Leonino, à Sporting TV.

“Esta será mais uma época em que vamos dotar estes jovens com os conhecimentos básicos sobre as posições em que se vão especializando para o futuro. Felizmente já há uma simbiose muito grande em relação à ideia do Clube e da equipa técnica para o escalão em si. Creio que vai ser uma época positiva para o processo gradual de crescimento destes jovens”, frisou o técnico.

Para José João, o seu papel e o da equipa técnica passa por “fazer com que os níveis de exigência e consistência dos jovens estejam sempre no limite”. “No ano passado foram estimulados num contexto superior pois competiram com jovens mais velhos, e este ano vão jogar com jovens da mesma idade. Acredito que vão estar preparados para as exigências do campeonato sub-17”.

Já a conciliação dos treinos com a actividade escolar será outro dos desafios para estes jovens. “Nos sub-17 o processo de treino começa às 16h30, portanto o horário escolar cinge-se à manhã e início da tarde. Eles têm de ser muito coordenados no que diz respeito ao processo dual de evolução académico e desportivo. É novo para eles, mas vão assimilar esses processos”, atirou.

Por sua vez, João Rodrigues, médio de 15 anos que na época passada fez três jogos nos sub-17, admitiu que o início será “exigente”, mas garantiu que todos estão “muito contentes por voltar”.

“Já estávamos ansiosos e cheios de saudades da Academia. Vai ser uma pré-época difícil, mas agora que voltámos estamos unidos e vai ser uma grande época para todos”, atirou o jovem, sem esconder também que o Campeonato Nacional de sub-17 “é um patamar totalmente diferente”.

“O Campeonato Nacional de sub-17 é bastante mais competitivo e exigente, até porque há várias equipas a lutar pelo mesmo objectivo e não há um desnível tão grande. Mas sentimos que, após a vitória no campeonato sub-15, queremos ser campeões duas vezes seguidas e estamos muito motivados para isso. Sinto que temos um grupo muito unido e competente”, reforçou, antes de acrescentar: “Vamos ter de treinar bastante para conseguirmos alcançar aquilo que queremos”.

De referir que o Campeonato Nacional de sub-17 tem arranque marcado para o mês de Agosto.