Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Reacção verde e branca só valeu um ponto amargo

Por Sporting CP
02 Nov, 2025

Sub-17 mereceram mais frente ao Casa Pia AC (1-1)

No Estádio Aurélio Pereira, a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou 1-1 com o Casa Pia AC, este domingo de manhã, na partida da 11.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Foi um duelo de pólos opostos, entre primeiro e último classificado, mas um golo precoce dos visitantes e as dificuldades dos jovens Leões para responder ‘rasgaram’ esse guião. Os juvenis do Sporting CP acabariam por merecer muito mais deste duelo, contudo mesmo o empate só foi garantido na recta final por Leonardo Paulin.

E foi a dominar e a ameaçar – com vários remates enquadrados nos primeiros instantes - que a formação verde e branca entrou no encontro, porém ao Casa Pia AC bastou apanhar os jovens Leões em contrapé por uma vez e, aos sete minutos, fez-se com a liderança no marcador.

Daqui em diante, o jogo tornou-se mais incaracterístico e demasiado dividido para os interesses do Sporting CP, que por largos minutos sentiram dificuldades para criar situações de golo. Ora, as melhores chegaram já a caminho do intervalo, embora sem efeitos prácticos. José Lino, de fora da área, atirou ao lado e, mais tarde, Lewis Dawley entrou na área e, em força, acertou com estrondo no poste.

Em busca de desbloquear a necessária reacção verde e branca para mudar o 0-1 que vigorou na primeira parte, ao intervalo o treinador Pedro Pontes lançou Leonardo Paulin e os juvenis do Sporting CP elevaram a sua produção ofensiva, rondando constantemente a baliza adversária. O extremo recém-entrado dispôs logo de duas oportunidades – uma das quais flagrante mas mal finalizada – e David Almeida, por seu turno, só não apontou o empate porque o guardião Francisco Pinto opôs-se com uma excelente defesa.

De imediato, Pedro Pontes apostou numa tripla ‘cartada’ com as entradas de Henrique Tavares, Francisco Simões e Manuel Costa e, pouco depois, introduziu também Vítor Conceição. Pelo meio, no entanto, houve tempo para um susto, porque o Casa Pia AC ficou perto de aproveitar um canto para voltar a marcar.

O ímpeto verde e branco até esfriou nesta fase, mas foi quando finalmente os jovens Leões conseguiram responder na corrida contra o tempo e a desvantagem no marcador. Aos 82 minutos, um grande trabalho de Vítor Conceição sobre a esquerda originou a cabeçada certeira de Leonardo Paulin para o mais do que justificado empate.

E um ponto foi a recompensa alcançada, embora demasiado magra dado o esforço de uma formação verde e branca que ‘carregou’ até ao fim, mas sem sucesso para ir mais além.

Ainda assim, o Sporting CP, que vinha de goleadas atrás de goleadas e vencia há três jogos, continua na liderança da classificação, agora com 24 pontos, uma vez que o SL Benfica perdeu em casa com o Real SC (1-2) e mantém-se com 22. Por sua vez, o Casa Pia AC, último classificado, interrompeu uma série de sete derrotas consecutivas e voltou a pontuar (quatro pontos).

Na próxima jornada, a equipa sub-17 do Sporting CP visita o SC Farense.

Sporting CP: Guilherme Fortunato [GR], Salvador Fortuna (Henrique Tavares, 60’), Mário Almeida [C], Alexandre Rosado, Francisco Cabeçana, Rodrigo Nogueira (Francisco Simões, 60’), Leonardo Varela, José Lino (Manuel Costa, 60’), David Almeida (Vítor Conceição, 69’), Lewis Dawley (Leonardo Paulin, 46’), Martim Ribeiro