Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Sporting CP abre eliminatória europeia na frente

Por Sporting CP
27 Set, 2022

Grande exibição Leonina vale vantagem de nove golos para a Dinamarca (31-22)

Com as noites europeias de regresso ao Pavilhão João Rocha para 2022/2023, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta terça-feira, os dinamarqueses do Bjerringbro-Silkeborg por 31-22 na primeira mão da segunda eliminatória de apuramento para a fase de grupos da EHF European League.

Embora tudo se decida na próxima semana, na Dinamarca, os Leões deram uma demonstração de força em casa e levam uma vantagem de nove golos na bagagem para confirmar a qualificação. Depois de uma primeira parte com poucos golos (10-8), no reatamento os Leões embalaram para uma grande exibição. Martim Costa, com cinco golos, foi o melhor marcador do encontro.

Para enfrentar o actual quarto classificado da liga dinamarquesa, o treinador Ricardo Costa lançou Leo Maciel, Francisco Tavares, Salvador Salvador, Jonas Tidemand – saiu a queixar-se do joelho antes do minuto três -, Jens Schöngarth, Natán Suárez e Josep Folqués de início do lado verde e branco.

Depois da paragem para atender Tidemand, que já não voltou a entrar, uma defesa de Maciel e um golo de Kiko Costa deram a primeira vantagem aos Leões (2-1) - e só deu Sporting CP nos instantes iniciais. Por sua vez, Edy Silva entrou da melhor forma, roubando várias bolas na defesa e a turma de Alvalade – muito sólida atrás - chegou com brilhantismo ao 6-2, por Francisco Tavares, pouco depois dos doze minutos.

Com Maciel em bom plano na baliza, no ataque a velocidade e agilidade de Natán Suárez e Kiko Costa causavam muitas dificuldades aos nórdicos, fisicamente mais fortes (8-4). Contudo, num rápido volte-face, os Leões deixaram de encontrar espaço no ataque e o Bjerringbro-Silkeborg responderia com eficácia até ao 9-8.

Com cinco minutos ainda por jogar até ao intervalo, um golo do reforço Patryk Walczak e duas defesas, a seguir, de Leo Maciel ainda reavivaram o conjunto de Ricardo Costa, que, apesar das oportunidades, não conseguiu distanciar-se mais no resultado – fixado em 10-8 no fim da primeira meia hora. Num primeiro tempo com poucos golos, Kiko Costa, com três, era o melhor marcador da partida, mas a melhor parte da acção viria a seguir.

No reatamento, Mamadou Gassama trouxe o tónico necessário, entrou com tudo e apontou três golos em quatro minutos, levantando muitos aplausos das bancadas (13-10). Daí em diante, a turma de Alvalade fez-se com as rédeas do jogo e assinou um parcial sem resposta de 3-0 – estava de regresso a segurança defensiva. Para culminar o bom momento verde e branco, Natán foi ao chão roubar uma bola, Gassama, lançado na transição, marcou o 18-12 e o Pavilhão João Rocha ‘rugia’.

E os Leões continuaram a fazer mossa aos dinamarqueses com muita qualidade: Maciel, de baliza a baliza, atirou ao poste, mas o capitão Salvador mergulhou para o golo, Walczak, de forma subtil, também marcou e Martim Costa, com dois tentos seguidos, aumentou para nove golos a diferença no marcador (25-16). Ao domínio absoluto e ritmo frenético do Sporting CP - sem perder a concentração - juntou-se muita eficácia e o Bjerringbro-Silkeborg, de repente, viu-se numa posição complicada a dez minutos do fim - agravada, a seguir ao desconto de tempo, com o golo de Natán (26-16).

Leo Maciel era, nesta fase, intransponível e a equipa nórdica foi somando erros na partida, tentando tudo para diminuir a desvantagem, mas sem grande sucesso. Até ao fim, o conjunto de Ricardo Costa não tremeu e de forma segura garantiu uma vantagem de nove golos (31-22).

Sporting CP: Edy Silva, Edmilson Araújo, Kiko Costa (4), Natán Suárez (3), Jonas Tidemand (1), Patryk Walczak (4), Carlos Ruesga, Salvador Salvador [C] (3), Mamadou Gassama (4), Francisco Tavares (2), Manuel Gaspar [GR], Jens Schöngarth, Étienne Mocquais, Leonel Maciel [GR], Josep Folqués (4) e Martim Costa (5).