Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Ricardo Costa: "Atmosfera que engrandece o andebol português"

Por Sporting CP
11 Abr, 2023

Declarações depois do empate contra o Montpellier Handball

No final do empate (32-32) da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal na recepção ao Montpellier Handball para a primeira mão dos quartos-de-final da EHF European League, Ricardo Costa reagiu, tendo começado por destacar o grande espectáculo protagonizado pelos dois conjuntos e pelos adeptos nas bancadas.

"Dou os parabéns ao Montpellier Handball pelo grande jogo que proporcionou, connosco, para tanta gente nesta atmosfera espectacular que engrandece o andebol português. Quem esteve aqui não deu o dia como perdido", começou por dizer o treinador Leonino na conferência de imprensa, analisando depois a partida.

"Podíamos ter feito algo melhor na nossa defesa, principalmente na primeira parte. Na segunda parte, levámos várias situações de dois minutos e, a cinco minutos do fim, podíamos ter gerido um pouco melhor, mas o cansaço era muito grande e não fomos capazes de ser tão claros como fomos nos outros 55 minutos. Do outro lado está uma equipa de EHF Champions League habituada a estes ambientes e conseguiu gerir o jogo. Para o Montpellier Handball é um bom resultado, para nós é agridoce. Somos uma equipa jovem, mas temos muita ambição e queremos ganhar. Vamo-nos preparar para ir discutir a passagem à final four num pavilhão muito difícil. Vamos lutar até ao fim contra uma equipa fantástica que lidera a Liga Francesa. Isso diz muito do valor da equipa contra quem jogámos", referiu.

Sobre o Sporting CP, Ricardo Costa não escondeu que "a equipa tem vindo a crescer" e isso viu-se "na cara dos atletas, que estavam frustrados por terem empatado com o Montpellier Handball". "Consideramos um mau resultado para nós porque podíamos conseguir mais. Agora há que descansar porque temos jogo no sábado. Estamos em primeiro no Campeonato e queremos acabar nessa posição", acrescentou.

De novo sobre o ambiente vivido no Pavilhão João Rocha, o técnico explicou que tem "orgulho nos atletas por conseguirem gerar entusiasmo e alegria nas pessoas, que se identificam" com os Leões, comentando também os elogios dados por David Degouy e Charles Bolzinger, treinador e jogador do Montpellier Handball: "Esta sinergia é fantástica num grande clube como o Sporting CP e é bom quando as pessoas que estão no topo da modalidade reconhecem isso. Todos saímos a ganhar".

Por fim, Ricardo Costa lançou a segunda mão: "Temos de ter a ambição de poder ganhar. Era muito difícil ganhar hoje e tivemos a oportunidade. Vamo-nos preparar para disputar o jogo num momento de grande andebol. Conheço bem o ambiente de Montpellier e sei que é muito parecido ao que vivemos aqui hoje. Temos de estar preparados para isso".

Edy Silva, pivô Leonino e autor de um golo no encontro, também esteve na conferência de imprensa e reagiu ao empate.

"Sabemos a qualidade do nosso grupo. O que estamos a construir é algo que todos merecemos pelo trabalho e pelo esforço. Num jogo como este, contra uma grande equipa, saímos satisfeitos em alguns pontos e os detalhes importam. Saímos com a sensação de que podia ter sido melhor, podia ter sido diferente. Sabemos a nossa qualidade e não podemos achar que um empate é bom. Sabemos a nossa força e temos de mostrar mais em Montpellier. Com este grupo e com o trabalho que temos vindo a ter, os resultados vão surgir", contou.

O jogador brasileiro falou ainda da atmosfera no Pavilhão João Rocha: "Os adeptos puxam-nos para cima e temos essa emoção. Somos uma equipa jovem com menos experiencia do que o Montpellier Handball. Empatar um jogo destes em casa contra o Montpellier Handball diz muito da grandiosidade do Sporting CP".