Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões de Ricardo Costa continuam sem facilitar

Por Sporting CP
06 Fev, 2024

Triunfo por 16-41 frente ao Vitória FC na 14.ª jornada invertida do Campeonato

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu o Vitória Futebol Clube, por 16-41, na 14.ª jornada invertida do Campeonato Andebol1.

Antes do apito inicial, Martim Costa foi homenageado, por ter sido eleito o melhor lateral esquerdo do recente Campeonato da Europa da modalidade, com a oferta de uma lembrança por parte de Miguel Afonso e de José Carlos Reis ao jogador, com muitos aplausos ao andebolista Leonino vindo das bancadas do Pavilhão João Rocha.   

O Sporting CP abriu o marcador, num golo de ponta de Pedro Portela, seguido de golo em novo contra-ataque, desta feita por Francisco Costa, que começou aqui a ‘colheita’ de golos, pois marcou logo a seguir para um primeiro parcial score de 3-0. Sempre de contra-ataque, a equipa Leonina conseguiu 4-0 ainda antes dos quatro minutos, com um golo de Natan Suárez e antes dos cinco minutos, o 5-0 por Pedro Portela.

O Vitória Futebol Clube só marcou um golo já depois dos primeiros cinco minutos de jogo, mas a revelar grandes dificuldades na primeira linha. Já o Sporting CP somava golos, com uma rápida circulação de bola para a qual a equipa sadina não tinha respostas. Apesar de ter acertado nos ferros da baliza um par de vezes, com Martim Costa e Portela a terem excesso de pontaria, a equipa Leonina comandou sempre o jogo.

Com 15 minutos, o Sporting CP estava na frente por 10-4 e Kristensen também a brilhar na baliza, ao defender um remate de um jogador da equipa visitante, isolado. Antes dos 20 minutos, o Sporting CP já tinha mais do triplo dos golos do Vitória FC (14-4), o que levou o treinador da equipa sadina a pedir um segundo desconto de tempo, pois a vantagem da equipa Leonina já era de 10 golos.   

Muito mais rápido nos processos e intenso a partir da defesa, a equipa Leonina ima aumentando com toda a naturalidade as diferenças, com João Gomes a marcar dois golos quase de ‘rajada’ e a equipa a limitar ao máximo as acções de ataque ao adversário. Ricardo Costa testou mesmo algumas soluções menos habituais como a utilização em simultâneo no ataque dos laterais direitos João Gomes e Francisco Costa (Francisco a jogar na ponta) e com mais minutos também no ataque para Christian Moga.

E aos 27 minutos, um momento muito alto, num lance de combinação aérea com três intervenientes e conclusão de Jan Gurri, numa jogada espectacular. O Sporting CP saiu para o intervalo a vencer por 22-8, ou mais exactamente 8-22, pois os sadinos jogavam na condição de visitados, nesta jornada invertida do Campeonato. 

No segundo tempo, com algumas mudanças no sete, entre as quais Edmilson Araújo como lateral esquerdo e mais tarde Rafael Vasconcelos a lateral direito, o Sporting CP continuou a implementar um andebol rápido no ataque e agressivo na defesa e daí retirou muitos dividendos, espelhados no aumento da diferença no marcador, que estava nos 9-27 com seis minutos jogados. Na baliza Leo Maciel fez várias defesas de bom nível, o que abriu caminho a contra-ataques e golos directos, como num remate de baliza a baliza de Leo Maciel, que assim também inscreveu o nome na lista de marcadores, num jogo que não terminaria sem outros momentos muito festejados, sobretudo quando Rafael Vasconcelos marcou dois golos  - um numa entrada aos seis metros em muito bom estilo e outro num remate em apoio. O jogo terminou com a vitória do Sporting CP por 16-41 frente ao Vitória FC. 

Sporting CP: Salvador Salvador [C] (3), Edney Silva (1), Pedro Portela (4), Edmilson Araújo (1), Francisco Costa (7), Natán Suárez (1), Jan Gurri (5) Espen Våg  (1), Orri Þorkelsson (3) Andre Kristensen [GR], João Gomes (2), Étienne Mocquais (4), Leo Maciel [GR] (1), Christian Moga (2), Martim Costa (4), Rafael Vasconcelos (2).