Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

"O Sporting CP entra sempre para ganhar"

Por Sporting CP
13 Ago, 2020

Antevisão do Campeonato Nacional de Clubes

O Sporting Clube de Portugal participa este sábado, 15 de Agosto, no Campeonato Nacional de Clubes de atletismo. A prova vai realizar-se em várias cidades, sendo que o emblema de Alvalade vai competir no Estádio Universitário de Lisboa.

Para Ricardo Monteiro, treinador de lançamentos verde e branco, o Sporting CP tem "duas equipas muito boas" - masculina e feminina - e o objectivo, claro, é vencer nas duas vertentes. "O Sporting CP entra sempre para ganhar e é isso que os atletas vão fazer", começou por dizer ao Jornal Sporting, falando depois da preparação para a importante competição.

"Os atletas prepararam-se conforme conseguiram, todos os dias era um novo desafio. Tiveram de reinventar a forma de treinar e eu próprio tive de improvisar bastante, mas é nos momentos difíceis que se vêem os verdadeiros Leões. Do ponto de vista desportivo, é incrível como é que alguns deles estão a bater recordes pessoais e nacionais depois da retoma. Temos o exemplo da Auriol Dongmo, que tem vindo a melhorar cada vez mais o recorde nacional [do lançamento do peso]. Ela é o maior exemplo que temos neste momento", continuou.

De acordo com o técnico, o Sporting CP tem, "na categoria de lançamentos, quase todos os melhores ateltas nacionais". "A Auriol está muito bem, mas temos mais atletas em excelente forma. Nas femininas, numa situação normal e anormal, espero a vitória das nossas atletas. Nos masculinos temos mais algumas dificuldades, (…) mas a prova só se ganha no fim. Na parte masculina, temos os atletas preparados. Eles estão a fazer boas marcas também e vão dar o melhor contributo possível à equipa", frisou.

Por fim, Ricardo Monteiro lembrou que a equipa feminina de atletismo do Sporting CP "se sente confortável a ganhar" e que é "a melhor equipa da Europa". "As outras equipas olham para o Sporting CP com muito respeito", finalizou.

Anabela Leite, treinadora de velocidade e barreiras, também falou com o Jornal Sporting e não escondeu que "vai ser um Campeonato disputado num formato diferente do habitual". "Essas diferenças vão levar a que os Clubes tenham alguns cuidados acrescidos, o que fará com que esta seja uma prova diferente. Haverá apenas uma jornada, com os Clubes a terem de jogar as peças de uma forma diferente porque normalmente os atletas tinham uma noite para descansar. Além disso, as provas vão ser disputadas em seis pistas diferentes, o que faz com que os atletas de meio fundo e fundo, que normalmente fazem provas muito tácticas, tenham de correr em contra-relógio. Isso vai afectar um pouco a escolha dos elementos da equipa e fazer com que haja um jogo diferente por parte de todas as formações", afirmou.

A técnica admitiu que, "no sector feminino, à partida vai ser vencedor", explicando que, "mesmo que haja alguma surpresa", não acredita "que afecte o triunfo". Nos masculinos, contudo, a realidade é outra. "Este ano a equipa está mais debilitada do que nos anos anteriores e apresenta alguns pontos fracos. A vitória vai ser muito complicada", considerou.

Abordando a paragem competitiva devido à pandemia de COVID-19, Anabela Leite mostrou-se satisfeita pela forma como os atletas Leoninos reagiram e ultrapassaram este obstáculo. "O adiamento dos Jogos Olímpicos e dos Campeonatos da Europa fez com que os atletas deixassem de ter objectivos. Depois veio a paragem de praticamente dois meses e o regresso aos treinos em que as condições de trabalho não eram iguais para todos. Tudo começou com a permissão para treinar dada aos atletas de topo que lentamente foi sendo alargada aos restantes. Alguns não conseguem fazer treino de força no ginásio porque o espaço ainda hoje está fechado a alguns atletas. Foi uma agradável surpresa porque as marcas que estão a aparecer demonstram muita qualidade e isso não seria de esperar num ano destes. Os Campeonatos de Portugal do fim de semana passado são a prova disso. Os atletas conseguiram dar a volta por cima e fazer o seu trabalho", disse.