Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões conquistam Taça Hugo dos Santos

Por Sporting CP
15 Jan, 2023

Segundo troféu da temporada para o basquetebol

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal conquistou, este domingo, a Taça Hugo dos Santos ao bater a AD Ovarense por 71-79 na final da competição que se realizou no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Foi a segunda vez - e consecutiva - que o emblema de Alvalade amealhou a Taça Hugo dos Santos, sendo também o segundo troféu em 2022/2023 para o conjunto de Pedro Nuno Monteiro (depois da Supertaça).

O primeiro quarto foi de grande nível para o Sporting CP, que entrou com tudo e demonstrou desde bem cedo a intenção de vencer. Joshua Patton abriu o marcador e Travante Williams, a seguir, aumentou a vantagem para 0-5 com um lançamento triplo.

Joshua Patton acabou por ser a grande figura do período inicial, apontando 14 pontos em dez minutos. Na defesa, o poste também estava muito bem e somou um total de cinco desarmes de lançamento no primeiro quarto. Isaiah Armwood também esteve em evidência, assim como Marcus LoVett Jr. da linha dos três pontos, e a AD Ovarense não teve qualquer hipótese.

Com grande superioridade, o Sporting CP chegou ao 2-18 e, a partir daí, foi aumentando a vantagem até ao 14-35.

A AD Ovarense apareceu melhor no segundo quarto, principalmente a nível defensivo, e conseguiu abrandar o ataque verde e branco.

Ainda assim, Diogo Ventura, Marcus LoVett Jr., Travante Williams e Isaiah Armwood pontuaram, com Diogo Araújo a acertar um triplo em cima da buzina para o 30-47 ao intervalo.

O regresso para a segunda parte fez-se com um Sporting CP forte, estável e tranquilo. Marcus LoVett Jr. e Travante Williams continuaram bem e Joshua Patton voltou a aparecer no jogo interior.

António Monteiro facturou dos três pontos e a AD Ovarense, apesar da boa réplica, não foi capaz de se superiorizar ao Sporting CP, que aumentou a diferença para os 20 pontos (47-67) no final do terceiro quarto.

O período final até começou bem, com António Monteiro a conseguir uma jogada de 3+1, mas a AD Ovarense começou a aproximar-se até chegar aos sete pontos de diferença no 69-76.

Aí, voltou a aparecer António Monteiro com um lançamento triplo que fez o 69-79 que acabou com as dúvidas. A AD Ovarense ainda conseguiu mais um lançamento certeiro e o resultado ficou fechado nos 71-79.

Com 18 pontos, nove ressaltos e seis desarmes de lançamento, Joshua Patton esteve em grande evidência, assim como Marcus LoVett Jr. (16 pontos), António Monteiro (15 pontos) e Isaiah Armwood (11 pontos e sete ressaltos).

A Taça Hugo dos Santos de 2022/2023 foi o oitavo troféu pelo basquetebol masculino do Sporting CP desde o regresso da equipa ao activo em 2019.

Sporting CP: Travante Williams (8), Ricardo Monteiro, Gil Jardim, Marko Loncovic, Diogo Ventura [C] (8), António Monteiro (15), João Fernandes, Diogo Araújo (3), André Cruz, Joshua Patton (18), Isaiah Armwood (11) e Marcus LoVett Jr. (16).