Leoas juntam título do CN1 à subida de divisão
24 maio, 2025
Novo triunfo sobre o SC Coimbrões (70-61) selou conquista em casa
Depois de já ter garantido a subida directa ao principal patamar nacional, a equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal conquistou, este sábado, o Campeonato da I Divisão (CN1) – o título do segundo escalão. Para levantar o troféu no Pavilhão João Rocha, as Leoas de João Pedro Vieira voltaram a vencer o SC Coimbrões, agora por 70-61 no segundo jogo da final dos play-offs, após já terem levado a melhor em Vila Nova de Gaia (71-74).
E na casa das modalidades Leoninas, tudo começou da melhor forma com os triplos de Emília Ferreira e Luana Serranho (6-2), mas a robusta réplica nortenha fez-se sentir a de imediato. Embalado pelo acerto de Shanyce Makuei, o SC Coimbrões chegou a virar o jogo e até atingiu uma vantagem de cinco pontos (15-20), a qual um triplo de Catarina Martins, contudo, ainda diluiu antes do final dos primeiros dez minutos (18-21).
Já no segundo período, as Leoas reencontraram-se logo nos primeiros minutos: à base de ataques rápidos e penetrações certeiras em direcção ao cesto, Luana Serranho, Sienna Durr e Hannah Pratt levaram a uma reviravolta que culminou numa liderança de sete pontos (28-21).
Superada, depois, uma fase mais imprecisa da partida, o Sporting CP solidificou-se na defesa (apenas sete pontos sofridos neste quarto), afinou outra vez a pontaria nos lançamentos e arrancou para um fantástico parcial de 11-0 que fez toda a diferença. Ao intervalo, o conjunto orientado por João Pedro Vieira vencia por 41-28, contando com a extremo Pratt (12 pontos, seis ressaltos e duas assistências) em excelente plano nesta primeira parte.
E o reatamento da partida não podia ter trazido melhor declaração de intenções por parte das Leoas, que com triplos de Luana Serranho e Emília Ferreira e lances livres de Sienna Durr ‘dispararam’ logo para um expressivo 49-32.
Por sua vez, o lutador emblema de Vila Nova de Gaia, já sem margem de erro nesta final – mas também com a promoção assegurada -, nunca atirou a toalha ao chão e, aos poucos, foi reagindo e encurtando as distâncias (53-44). Ainda assim, a sólida vantagem verde e branca nunca foi verdadeiramente ameaçada e o Sporting CP – com mais uma boa ponta final - foi para os derradeiros dez minutos a ganhar por 61-46, ou seja, 15 pontos de diferença.
No entanto, o jogo ainda não estava resolvido, como veio provar, sobretudo, a recta final do quarto período, quando os esforços visitantes capitalizaram a ineficácia Leonina. Primeiro, o SC Coimbrões reduziu para 66-59 e, depois, para 67-61, o que deixou tudo em aberto para o último minuto. Mas aqui o jogo colectivo verde e branco veio ao de cima com uma bela jogada e Carolina Duarte, com um lançamento de três perfeito, deu a ‘machadada’ final no jogo (70-61), abriu as portas do título e fez romper a festa das Leoas no Pavilhão João Rocha pela segunda vez esta época.
Precisamente uma década depois (2014/2015), o Sporting CP voltou a conquistar o CN1 e deu o fim perfeito a uma temporada inesquecível. Segue-se o desejado regresso à Liga principal em 2025/2026.
Sporting CP: Ana Rua [C], Catarina Martins (5), Carolina Duarte (3), Mariana Pires (2), Cláudia Almeida (1), Luana Serranho (14), Emília Ferreira (15), Hannah Pratt (14), Filipa Cruz (2), Maria Oliveira, Sienna Durr (12), Maria do Carmo