Teste exigente no Troféu Stromp
28 Set, 2025
Exibição de entrega e esforço sem prémio contra o Imortal BC (73-79)
No Pavilhão João Rocha pela primeira vez em 2025/2026, a equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal apresentou-se aos Sócios e adeptos, este domingo à tarde, no Troféu Stromp, onde acabou por perder diante do Imortal BC por 73-79.
As Leoas de João Pedro Vieira mediram-se a um adversário de bom nível - sétimo na passada fase regular e que chegou aos ‘quartos’ dos play-offs da Liga – e, apesar do desaire, mostraram argumentos e boas sensações para o histórico regresso ao escalão principal.
Antes do início da partida, como é habitual no Troféu Stromp, deu-se a apresentação do plantel para 2025/2026. Com ‘guarda de honra’ composta por jovens jogadoras da formação do basquetebol verde e branco, Márcia Carvalho, Simone Costa, Mariana Barros, Catarina Martins, Maria Kostourkova, Emma Huff, Madalena Costa, Cláudia Almeida, Luana Serranho, Rita Chaínho, Ana Urbano, Dayna Rouse, Maria Oliveira, Anita Pereira e Maria Cruz entraram uma a uma em campo, por ordem numérica, seguidas pela equipa técnica que as vai orientar.
A capitã Emília Ferreira e o técnico João Pedro Vieira foram os últimos a entrar e a jogadora veio acompanhada pelo troféu do Campeonato da I Divisão (CN1) – o título do segundo escalão – conquistado na época passada. Depois, ambos deixaram umas palavras aos adeptos com os olhos postos na nova época.
“Agradeço, em nome da equipa, a vossa presença. Vai ser uma época desafiante, mas vamos continuar a escrever história neste grande clube. Da nossa parte, podem contar com esforço e esperamos contar com o vosso apoio”, disse Emília Ferreira.
“Há dois anos, dissemos que em três anos queríamos estar na Liga e conseguimo-lo em dois. Agora, queremos dar alegrias, mas também precisamos que compareçam. O basquetebol do Sporting CP está cada vez melhor”, salientou, por seu turno, o treinador das Leoas, desejando “uma grande época”.
Com as reforços Simone Costa, Emma Huff e Dayna Rouse - Márcia Carvalho e Maria Kostourkova são as outras caras novas - juntamente a Cláudia Almeida e Luana Serranho no ‘cinco’ inicial verde e branco, o Sporting CP foi obrigado a correr atrás do prejuízo desde cedo (3-11).
Ainda assim, um triplo de Cláudia Almeida lançou a resposta Leonina que chegou a reduzir a diferença no marcador para apenas dois pontos (15-17), mas não mais do que isso. O Imortal BC - mais forte, sobretudo, nos ressaltos - impôs-se no final dos primeiros dez minutos e saiu a vencer por 21-26.
A perseguição foi constante (28-29), mas manteve-se infrutífera. As algarvias não só não cederam na frente do marcador como até responderam em força: com muita partilha de bola e diferentes soluções dilataram a vantagem para 30-42. Em cima da buzina, Maria Cruz anotou para o Sporting CP e fixou o 36-44 ao intervalo. A reforço Dayna Rouse, com 11 pontos, foi a mais concretizadora na primeira parte.
Com acção ‘costa-a-costa’ e uma verdadeira ‘chuva’ de triplos, a partida reatou-se com uma nova reaproximação verde e branca (43-47), mas a eficácia constante do Imortal BC nunca facilitou a tarefa às Leoas, que, no entanto, nunca pararam de lutar. Prova dessa entrega total foram as duas penetrações bem-sucedidas de Luana Serranho – sempre destemida - para deixar tudo em aberto para os derradeiros dez minutos (59-64).
E foi a base a liderar a reacção, também, no último quarto com lances livres, roubos de bola e rápidas conduções, enquanto o nível defensivo do Sporting CP também subiu e levou a disputa mesmo até ao fim (67-70). Do lado verde e branco, só faltou acompanhar essas melhorias com igual qualidade no momento ofensivo, mas nem a excelente exibição de Dayna Rouse (22 pontos) valeu para conseguir o ‘assalto’ final à vitória.
Feita a apresentação com bons indicadores apesar da derrota, aproxima-se o momento da estreia oficial. A 7 de Outubro (20h30), as Leoas visitam o CRC Quinta dos Lombos, que conquistou recentemente a Supertaça, para dar início à Liga.
Sporting CP: Márcia Carvalho (3), Simone Costa (13), Mariana Barros, Catarina Martins, Maria Kostourkova, Emma Huff (8), Madalena Costa, Cláudia Almeida (9), Luana Serranho (13), Rita Chaínho, Ana Urbano, Emília Ferreira, Dayna Rouse (22), Maria Oliveira, Anita Pereira e Maria Cruz (5)