Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Pany Varela: "Sinto falta de competir e treinar"

Por Sporting CP
25 Abr, 2020

Jogador da equipa de futsal em entrevista à Sporting TV

Pany Varela, jogador da equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal, concedeu na passada quinta-feira uma entrevista na qual abordou diversos temas como a actual pandemia de COVID-19, a forma como tem ocupado os tempos livres ou o eventual regresso das competições sem público nas bancadas.

Decisão de terminar todas as competições
“Cabe-nos aceitar o que foi decidido, o mais importante neste momento é a saúde de todos. No que toca ao desporto, estávamos em primeiro lugar no Campeonato, uma posição privilegiada porque toda a gente que acompanha a modalidade sabe que quem acaba a fase regular na liderança tem grandes possibilidades de se sagrar campeão. Também tínhamos dado um passo muito importante na Taça de Portugal ao vencer o SL Benfica. Apesar de não termos ganho nada, estávamos a trilhar um caminho muito positivo e acredito que poderíamos ter tido sucesso”.

Último jogo disputado sem espectadores no pavilhão
“Devo admitir que não foi muito prazeroso porque estamos habituados a ter adeptos na bancada, os Sportinguistas acarinham-nos muito e faltou-nos isso. Todos os jogadores ficaram com a mesma sensação, até porque um dérbi é sempre um jogo especial e gostamos de ter a massa associativa a apoiar-nos. Vencer o encontro e não ter com quem festejar nas bancadas foi estranho, mas cumprimos o nosso papel que passava por vencer e tenho a certeza de que os Sportinguistas, apesar de não terem estado presentes, vibraram muito com o triunfo. O desporto só faz sentido com público nas bancadas”.

Próxima temporada sem público
“Se essa for a única solução para que possamos voltar ao activo, sou a favor pois sinto falta de competir e de treinar. Se tiver de ser à porta fechada, jogaremos sem qualquer problema desde que nos garantam que ninguém vai estar em perigo. Além disso, disputarem-se jogos, mesmo à porta fechada, será bom para quem ficar em casa porque vai oferecer uma sensação de normalidade às pessoas”.

Saudades dos treinos e oportunidade para reflectir
“A equipa do Sporting CP é uma família. Durante a temporada, passamos mais tempo juntos do que com os nossos familiares. Converso diariamente com alguns colegas e todos sentimos falta dos treinos que nos deixavam sem fôlego. Vamos esperar que isto passe, o povo português está habituado a ultrapassar dificuldades e este é apenas mais um desafio que vamos vencer. Devemos aproveitar para pensar na forma como vivemos e nas nossas prioridades. Se calhar, estávamos a dar importância a coisas que não eram assim tão importantes e, neste momento, uma simples ida à rua já faz com que fiquemos felizes”.

Nova rotina e plano físico
“Estamos todos em contacto através do WhatsApp. Temos um grupo só com os jogadores e outro com o staff técnico. Diariamente, temos de dizer ao nosso preparador físico como nos sentimos e se temos queixas ou não. Os treinos têm acontecido através da plataforma Zoom. É diferente porque não há contacto directo, mas temos de fazer treinos de coordenação, o que nos proporciona algumas gargalhadas porque por vezes a coordenação não é a melhor (risos). Vamos descobrindo novas formas de fazer exercício e interagimos todos. Claro que não é igual, mas é o que há e adaptamo-nos”.

Tempo livre em casa
“Tenho conseguido cozinhar todas as refeições em família, algo que antes não acontecia. Além disso, acompanho mais o meu filho, que tem um ano e quatro meses, porque passamos todo o dia juntos. Por vezes, ele fica farto de mim, mas vamos tentando encontrar formas de o entreter. Acordo sempre primeiro do que eles para conseguir treinar à vontade. Quando acordam, voltamos a sentar-nos à mesa e no resto do dia costumo andar atrás dele para não acontecerem asneiras. Se não estivesse a ser entrevistado, estaria a ter aulas de inglês. Há algumas coisas que estavam guardadas dentro da gaveta e que aproveito para fazer agora”.

Mensagem para os Sportinguistas
“Se cada um de nós fizer a sua parte, a vitória será sempre mais fácil de alcançar. É necessário ter paciência porque tudo isto vai passar, mas temos de trabalhar todos juntos. Mantenham o distanciamento social e sigam as regras das entidades competentes. Dentro de semanas ou meses, voltaremos a estar juntos”.