Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto UEFA/Sean O'Flaherty

Sporting CP volta a estar na final da UEFA Futsal Champions League

Por Sporting CP
05 maio, 2023

Entrada de Leão dizimou RSC Anderlecht nas ‘meias’ e o sonho continua (7-1)

Nesta edição, tudo começou em Makarska, na Croácia (Ronda Principal), passando ainda por Città di Aversa, Itália (Ronda de Elite), e os Leões vão - mais uma vez - até ao fim, agora em Palma de Maiorca (Espanha). A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal garantiu, esta sexta-feira, um lugar na grande final da UEFA Futsal Champions League, após ter goleado os belgas do RSC Anderlecht por 7-1 na meia-final, disputada no Velòdrom Iles Balears, palco desta final four.

Para chegar à sétima final europeia da sua História, os Leões de Nuno Dias tinham de fazer o que ainda ninguém tinha feito esta época, ou seja, vencer os belgas, que na caminhada europeia tinham eliminado o FC Barcelona - um alerta sempre a ter em conta. A missão não se adivinhava fácil, mas o Sporting CP foi capaz de rapidamente a simplificar com qualidade e muita eficácia logo a abrir: com sete minutos, 5-0 era o resultado e aos 11’ já estava 6-0.

O apoio Sportinguista na ilha espanhola foi significativo – e muito ruidoso - entre os 1.241 espectadores presentes no recinto, que viram a forma demolidora como o futsal verde e branco selou a presença na sua sexta final da UEFA Futsal Champions League nas últimas sete edições – e a terceira consecutiva.

Embora o RSC Anderlecht chegasse como estreante numa final four, o seu plantel está recheado de jogadores experientes e alguns bem conhecidos do futsal nacional, entre os quais o ala Diogo (ex-Sporting CP), Diego Roncaglio e Cristiano Marques, ambos ex-guarda-redes do SL Benfica e o pivô John Lennon (ex-Eléctrico FC). No entanto, a maior experiência Leonina neste palco – é a equipa que mais presenças soma em fases finais (dez) - pesou desde bem cedo.

Ora, para enfrentar um conjunto de Bruxelas que chegava totalmente invicto em 2022/2023 - vencedor já da Supertaça e Taça da Bélgica -, Nuno Dias apostou de início em Guitta, Erick Mendonça, João Matos, Pauleta, Alex Merlim – o ala Miguel Ângelo e o guarda-redes Gonçalo Portugal foram os preteridos da lista final de 14 convocados. Por sua vez, João Matos atingiu, assim, o seu 75.º jogo na prova europeia, continuando a ampliar um recorde já seu de longevidade.

Sob cânticos dos numerosos adeptos do Sporting CP em Palma, os Leões assumiram a iniciativa desde o primeiro segundo e não podiam ter começado de melhor maneira. Numa verdadeira entrada de Leão, Alex Merlim, primeiro, fez a diferença nas bolas paradas, servindo, primeiro, Diego Cavinato para o 1-0 e, logo a seguir, Tomás Paçó - que já tinha avisado - para o 2-0 com apenas três minutos decorridos.

Pelo meio, Gréllo ainda acertou no poste da baliza de Guitta numa das raras vezes em que o RSC Anderlecht conseguiu ter bola, mas nem o Sporting CP nem o ‘mago’ ficariam por aqui. No minuto a seguir, Alex Merlim, em zona frontal, atirou cruzado para o fundo das redes e, pouco depois, - já Zicky tinha rematado ao poste – um auto-golo belga deu o 4-0 a uma equipa de Nuno Dias que entrou ligada à corrente – e assim continuou.

Já o estreante conjunto belga sentiu - e muito - os golpes sucessivos, tardaria em encontrar-se e sofreu como nunca nesta época.

Aos sete minutos, nova bola parada e mais um golo verde e branco, com Hugo Neves – sozinho na área – a corresponder ao passe certeiro de Pany Varela. Domínio absoluto na quadra, eficácia demolidora, uma mão cheia de golos sem resposta ainda bem cedo na partida e nas bancadas já só se passou a ouvir, de forma ininterrupta, os muitos Sportinguistas presentes, que iam fazendo uma grande festa – e não era para menos.

E o início de sonho parecia não ter fim: aos 11’ também Erick deixou a sua marca no jogo e no marcador com um verdadeiro golaço, de primeira e à meia-volta, a passe longo de Merlim – mais uma assistência, a terceira no jogo.

No meio deste vendaval verde e branco, o RSC Anderlecht ainda dispôs, sobretudo, de um cara-a-cara, travado por Guitta, e de um tiro potente ao poste de Diogo, mas nada abalou um Sporting CP tão decidido como implacável. Os Leões continuaram a mandar no jogo e levaram o 6-0 no marcador para a segunda parte.

Depois de várias bolas paradas perigosas de parte a parte, curiosamente foi quando a turma de Alvalade ficou mais perto de dilatar a goleada – desvio de Diogo Santos repelido pela trave – que a formação de Bruxelas marcou e reduziu por Franko Jelovčić.

A seguir, Guitta ainda exibiu os seus reflexos para defender mais um forte pontapé de Diogo - sempre solicitado para finalizar bolas paradas – e Hugo Neves, de fora da área, encarregar-se-ia de rapidamente dissipar qualquer réstia de esperança belga no encontro, assinando o 7-1 – a bola ainda desviou em Erick. Com sete golos apontados nesta edição da UEFA Futsal Champions League, o jovem pivô é, neste momento, de forma destacada, o melhor marcador dos Leões.

Até à última buzina, o RSC Anderlecht ainda tentou encontrar soluções recorrendo ao guarda-redes avançado, mas já de forma inglória e sem sucesso – mérito verde e branco também no momento defensivo.

Já sob novos cânticos de apoio dos incansáveis Sportinguistas, a festa no fim foi sonora e verde e branca, com os jogadores em comunhão com as bancadas. Assim, carimbada a passagem para a decisão, os insaciáveis Leões de Nuno Dias, que são a equipa mais titulada em prova (dois títulos), vão disputar a final neste domingo (20h00), ficando a aguardar adversário: AE Palma Futsal ou SL Benfica.

Sporting CP: Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky Té, Hugo Neves, Erick Mendonça, João Matos [C], Pauleta, Anton Sokolov, Guitta [GR], Bernardo Paçó [GR], Diego Cavinato, Pany Varela, Alex Merlim e Esteban Guerrero.