Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões de novo na final dos play-offs da Liga

Por Sporting CP
02 Jun, 2023

Golo no prolongamento deu triunfo necessário sobre o CR Leões de Porto Salvo (3-2 a.p)

Depois do triunfo fora de casa no primeiro jogo (1-3), a equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, esta sexta-feira, o CR Leões de Porto Salvo por 3-2, após prolongamento, no segundo jogo da meia-final dos play-offs da Liga, garantindo assim um lugar na final.

Assim, os Leões de Nuno Dias vão estar pela 13.ª vez consecutiva na decisão do campeonato – desde 2009/2010 que são presença constante na final – e agora na mira têm o tricampeonato. Para já, garantido está desde logo o acesso à UEFA Futsal Champions League do próximo ano.

Para lá chegar, o Sporting CP rubricou mais uma eliminatória irrepreensível, deixando pelo caminho mais um adversário sem sofrer qualquer derrota, embora desta vez tenha sido preciso ir a prolongamento para voltar a bater o CR Leões de Porto Salvo, que foi quarto classificado e a equipa que menos golos sofreu na fase regular da Liga – além de contar com caras bem conhecidas do Sporting CP, como o ex-Leão Pedro Cary, que alinhou de verde e branco durante nove épocas consecutivas entre 2010 e 2019, e os jovens Wesley França e Mamadú Ture, ambos emprestados pelo Sporting CP.

Aliás, esta partida marcou mesmo o fim da bonita carreira de Pedro Cary, aos 39 anos, encerrando-a assim, curiosamente, no Pavilhão João Rocha, que no fim do jogo foi unânime para o aplaudir de pé durante a merecida homenagem prestada também pelo Sporting CP.

Ainda antes de a bola começar a rolar, viveu-se um momento especial para assinalar o passado Dia da Criança (1 de Junho). Ora, desta vez, a apresentação individual da equipa verde e branca foi feita, precisamente, por um pequeno Sportinguista que foi speaker por um dia ao mesmo tempo que nos ecrãs do Pavilhão João Rocha se foram sucedendo fotografias de cada um dos Leões quando eram também crianças.

Já com as bancadas bem compostas e um apoio sonoro desde o início, o Sporting CP de Nuno Dias começou o encontro com Guitta, Tomás Paçó, João Matos, Erick Mendonça e Alex Merlim em quadra - Bernardo Paçó, Diego Cavinato, Esteban Guerrero e Hugo Neves ficaram fora da ficha de jogo.

O pivô Zicky deixou o primeiro aviso, que se ficou pela malha lateral apesar da ilusão de óptica, enquanto Guitta foi também obrigado a duas defesas logo nos primeiros cinco minutos. Depois, foi a vez de Pauleta ver como André Correia lhe tirou dois golos certos e, pouco depois, fez o mesmo ao guardião Guitta, que qual ala subiu para recuperar a bola, tabelar e ainda finalizar a jogada.

Ainda assim, num início de jogo muito vivo, o CR Leões de Porto Salvo também foi ameaçando a baliza do Sporting CP. Faltavam apenas os golos e rapidamente Anton Sokolov se encarregou de agitar o marcador: em posição de pivô recebeu de costas para a baliza, rodou sobre o defesa e atirou forte e a contar para o 1-0 aos 11 minutos.

Depois, Zicky teve tudo para aumentar a vantagem Leonina, mas o remate não saiu nas melhores condições e André Correia resolveu a situação com uma ‘mancha’. Contudo, a cinco minutos do intervalo, num remate de fora da área Nélson Santos, capitão dos visitantes, fez o 1-1, repondo a igualdade.

Sob um apoio ininterrupto, a resposta verde e branca foi imediata, mas nem Tomás Paçó ou Pauleta materializaram as suas oportunidades - e o mesmo aconteceu com a formação de Porto Salvo, embora sempre perigosa nas suas aproximações.

O 1-1 seguiu para os segundos 20 minutos, o Sporting CP entrou com tudo e só o poste evitou que Paçó voltasse a colocá-lo na frente do resultado. No entanto, o 2-1 chegou mesmo, cinco minutos da segunda parte decorridos, quando um pontapé repentino de Miguel Ângelo, já dentro da área, acabou no fundo das redes.

No entanto, logo no minuto a seguir, Guitta cometeu penálti, viu cartão amarelo e Bruno Pinto bateu Gonçalo Portugal para voltar tudo à ‘estaca zero’ (2-2). Continuaria a mandar o Sporting CP, acumulando várias situações de golo, inclusive também de penálti, mas André Correia defendeu com o pé a conversão de Alex Merlim a oito minutos do fim.

Do outro lado, apesar do ascendente verde e branco, também ficou perto de surgir um golo para o CR Leões de Porto Salvo, não fosse rápida a acção de Guitta e preciosa a ajuda do poste. Já na recta final do duelo, quando o apoio Sportinguista era mais forte do que nunca, Diogo Santos e Zicky, de forma consecutiva, ficaram muito perto de marcar, mas este segundo jogo da meia-final dos play-offs seguiu mesmo para prolongamento.

E foi só bem no final de uma primeira parte de clara superioridade Leonina que se voltou a desfazer o ‘nó’ no marcador: com um segundo por jogar no relógio, Pany Varela foi inteligente e cobrou uma reposição lateral de forma tensa para dentro da área que acabou por bater num defesa e entrar na baliza, furando finalmente a resistência visitante.

Já para o segundo tempo do prolongamento, o CR Leões de Porto Salvo – sem nada a perder - apostou no guarda-redes avançado, mas sem sucesso. Assim, os Leões de Nuno Dias fecharam a sua baliza e o jogo, assegurando a vitória necessária para avançar, mais uma vez, para a final do campeonato. E, após a buzina, a festa num Pavilhão João Rocha ao rubro foi condizente com mais um feito do futsal verde e branco.

Agora, para completar o trabalho, segue-se a decisão do título. Já com o tricampeonato na mira, o Sporting CP aguarda o adversário da final, que sairá da meia-final entre SC Braga e SL Benfica.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Guitta [GR], Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky Té, Erick Mendonça, João Matos [C], Pauleta, Anton Sokolov, Pany Varela, Miguel Ângelo e Alex Merlim.