Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Futsal dá o pontapé de saída para 2025/2026

Por Sporting CP
26 Jul, 2025

João Matos, Bruno Pinto e Nuno Dias com discurso ambicioso

Vinte e seis dias depois, a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal está de volta ao trabalho. Após os primeiros testes médicos, a nova temporada arrancou este sábado com o primeiro treino com bola, antecedido dos habituais testes físicos. Notório, desde logo, o ADN de sempre: exigência, ambição e compromisso com a vitória.

Na 14.ª época consecutiva de Nuno Dias ao leme da equipa técnica Leonina, o regresso ao labor ficou marcado por várias caras conhecidas... e outras ainda a dar os primeiros passos entre os "graúdos".

Do escalão sub-19, três jovens promessas - Tiago Rodrigues, Rafael Ruela e Tomás Nogueira - vão integrar a pré-temporada, reforçando o elo que une a formação ao plantel principal. Também Bruno Maior e Pedro Santos, que estiveram cedidos, regressam agora aos verdes e brancos para trabalhar com o grupo de forma definitiva.

"Como sempre, temos a oportunidade de trazer jogadores dos Sub-19 e Sub-18. Eles fazem muito trabalho connosco e este ano não vai fugir à regra. Vamos continuar a observá-los, a perceber a evolução deles. Hoje é o Nogueira, o Tiaguinho e o Ruela. Foi assim também com o Bruno Maior e o Pedro Santos. Passaram por estas pré-épocas connosco, fizeram um bom trabalho e agora regressaram. É isso que esperamos também deles, agora", explicou Nuno Dias aos meios do Clube, sublinhando a aposta firme na formação.



Quanto aos reforços, o técnico deixou clara a confiança na sua integração. "São jogadores que têm qualidade. E quando se tem qualidade, a adaptação é fácil. Vão apanhar tudo muito depressa, pela qualidade que têm e também pela qualidade do grupo. O nosso é um grupo que recebe, que acolhe, que integra. Vão sentir-se do Sporting CP no fim desta semana ou da próxima, como se tivessem já dez anos de casa", garantiu.

Entre os recém-chegados, Bruno Pinto vive os primeiros dias de Leão ao peito com a satisfação de quem sempre sonhou com este momento. "Já imaginava isto há muito tempo. Nós, como jogadores, temos sempre o objectivo de representar os melhores clubes do mundo... e o Sporting CP é um deles", confidenciou, sublinhando o desejo de "ser útil, adaptar-se rapidamente e chegar ao seu melhor nível o mais rapidamente possível".

O ala vincou ainda os objectivos colectivos para a época que agora inicia. "A responsabilidade de quem joga no Sporting CP é a de ganhar tudo. Estando aqui dentro, sente-se essa adrenalina, essa mística, essa vontade, esse objectivo em cada detalhe. Temos a Supertaça, daqui a praticamente um mês, mas pensamos já em ganhar o próximo lance, o próximo treino. É ganhar, ganhar, ganhar".

Também João Matos traçou a linha da ambição verde e branca. "O Sporting CP tem de ser campeão, ponto. A expectativa é a de estarmos novamente em todas as decisões e a ambição é ganhar todas essas decisões. Já carregámos um bocadinho as baterias… agora é voltar à carga e fazer aquilo que mais gostamos", afirmou o capitão Leonino. 

O foco está já na Supertaça, marcada para 31 de Agosto, mas também em todos os pequenos passos até lá. O camisola 9 reconhece o "sofrimento típico" destas fases de preparação, mas destaca o valor dos jogos de dificuldade elevada na pré-época como "testes importantes ao patamar competitivo" da equipa.



A alimentar este discurso vencedor está a liderança de Nuno Dias, que foi claro quanto aos objectivos para 2025/2026. "Este ano, não podemos dizer que temos de continuar a ganhar. Vamos dizer que temos de voltar a ganhar. E isso começa agora, aproveitando todos os minutos, nos treinos, nos jogos, no balneário ou no descanso, porque todos vão ser preciosos".

Sem falsas promessas, mas com a certeza de um compromisso diário e inegociável. "Comigo, ninguém promete títulos. Prometemos trabalho, inovação e superação constante. Vamos mostrar como somos… porque isso cativa os adeptos e enche os pavilhões", rematou o treinador.