Goleada para abrir o ano
04 Jan, 2026
Leões do futsal venceram o SC Ferreira do Zêzere por 1-6
A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o SC Ferreira do Zêzere por 1-6, na noite deste domingo, em jogo a contar para a jornada 15 da fase regular da Liga.
Os Leões de Nuno Dias entraram mais pressionantes, desde cedo à procura de inaugurar o marcador, e logo aos dois minutos Wesley teve nos pés a primeira grande oportunidade do encontro. O brasileiro respondeu bem à reposição lateral e rematou forte, para uma boa intervenção de Pedro Martinho.
Na outra baliza, Bernardo Paçó também foi cedo chamado a intervir. Ainda no decorrer do mesmo minuto, Barreto apareceu desmarcado, mas controlou mal o esférico e rematou enrolado, para defesa fácil do guardião verde e branco.
O primeiro golo do jogo chegou pouco depois, aos cinco minutos, e foi mesmo do Sporting CP. A pressionar alto, os Leões recuperaram a posse de bola; que foi parar, como quem procura quem a bem sabe tratar, aos pés de Merlim. O italo-brasileiro agradeceu e disparou em arco para o primeiro golo da partida.
Apostando maioritariamente nas transições em velocidade, os da casa podiam ter empatado logo depois, aos seis minutos. Antes de sofrer falta, Jó Mahrez desmarcou-se nas costas da defensiva Leonina e rematou ao lado. Já na marcação do respectivo livre, Bernardo Paçó não teve dificuldades para segurar o remate de Chapinha.
O Sporting CP manteve-se por cima do encontro e voltou a ameaçar aos oito minutos. Primeiro, Alex Merlim voltou a testar a atenção de Pedro Martinho, desta vez com vantagem para o guarda-redes anfitrião, e depois foi Pauleta a testar-lhe os reflexos, com a bola a rasar ainda o poste da baliza achigã.
Os Leões não tiraram o pé do acelerador e, aos 15 minutos, Merlim bisou. Após novo erro na zona defensiva, o ‘Mago’ tirou Pedro Martinho do caminho e fez, com tranquilidade, o 0-2.
Uma primeira parte de grande nível defensivo e ofensivo dos Leões, que pecaram apenas na finalização. Os golos chegaram, contudo, na segunda parte, e cedo. Aos 24 minutos, Tomás Paçó recuperou mais uma bola em zona alta e disparou um remate fortíssimo para fazer o 0-3.
Dois minutos depois, foi Diogo Santos a juntar o seu nome à lista de marcadores: na sequência de um canto apontado à esquerda, o fixo/ala não marcou à primeira, mas não perdoou à segunda e aumentou a vantagem.
De dois em dois minutos, o Leão foi enchendo o papo e aos 28 minutos foi Bruno Pinto a aproveitar o espaço para desmarcar Allan Guilherme. O brasileiro, sozinho e com instinto matador, fez o 0-5.
O Sporting CP não ficaria pela mão-cheia de golos e, aos 32 minutos, o recém-entrado Tiago Rodrigues encostou para o 0-6, após um toque de calcanhar de Diogo Santos.
Ainda no mesmo minuto, o SC Ferreira do Zêzere apostou no 5x4 e logo depois chegou à quinta falta. Por seu lado, o Sporting CP foi gerindo sempre muito bem o jogo e só aos 35 minutos, num remate em força de Jó Mahrez, os anfitriães obrigaram Bernardo Paçó a defender com o pé.
Antes, aos 34 minutos, Felipe Valério também esteve muito perto de marcar desde o meio-campo verde e branco, mas Chico fez um corte providencial em cima da linha de golo e negou o golo que o brasileiro já se preparava para celebrar.
O tento de honra do SC Ferreira do Zêzere chegaria aos 38 minutos: Rodrigo Monteiro recuperou a posse em zona adiantada pela direita e serviu Chico Oliveira, que só precisou de desviar para o 1-6 final.
Mais uma goleada verde e branca, esta a abrir 2026 e construída com intensidade, organização e grande eficácia. O Sporting CP controlou o jogo do primeiro ao último minuto e confirmou o bom momento da equipa de Nuno Dias.
Sporting CP: Bernardo Paçó [GR], Tomás Paçó (1), Bruno Pinto, Wesley, Allan Guilherme (1), Gonçalo Portugal [GR], Bruno Maior, João Matos [C], Diogo Santos (1), Pauleta, Felipe Valério, Tiago Rodrigues (1), Alex Merlim (2). Treinador: Nuno Dias. Disciplina: cartão amarelo para Bruno Pinto (6’), Pauleta (20’) e Allan Guilherme (28’).