Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Dérbi decidido no prolongamento

Por Sporting CP
08 Jun, 2023

​Leões derrotados no arranque da final frente ao SL Benfica

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal está em desvantagem (0-1) na final do Campeonato Nacional, que se decide à melhor de cinco, após esta quinta-feira ter perdido em casa do SL Benfica no prolongamento 4-2, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar.

Num início de jogo intenso, as águias inauguraram o marcador logo aos quatro minutos, através de Roberto Di Benedetto, e podiam ter aumentado a vantagem logo a seguir. Isto porque Toni Pérez viu o cartão azul e deu um livre directo ao rival, mas Ângelo Girão impediu o golo de Lucas Ordoñez à primeira e segunda tentativas, depois de o juiz da partida mandar repetir a marcação.

O conjunto de Alvalade ainda aguentou bem os dois minutos de inferioridade numérica, não concedendo espaços, mas em seguida foi Matías Platero a ver também o azul. Mais uma vez, Ângelo Girão foi decisivo, ao travar o livre directo de Carlos Nicolía com uma grande defesa, mas já com dez minutos decorridos nada pôde fazer para impedir o 2-0 da autoria de Pablo Álvarez.

Apesar das tentativas de resposta do Sporting CP, materializadas através de vários remates, a bola teimava em não entrar. Já perto do intervalo, Ferran Font, o Leão mais inconformado, quase reduziu de livre directo, mas Pedro Henriques não permitiu, só que mesmo assim, a dois minutos do intervalo, Alessandro Verona aproveitou a superioridade numérica para fazer mesmo o 2-1.

No regresso dos balneários, a toada voltou a ser de intensidade máxima com ataques sucessivos de ambos os lados, sendo que tanto Ângelo Girão como Pedro Henriques foram fundamentais entre os postes nesta fase do duelo, ao impedirem por diversas vezes novas mexidas no placard com defesas providenciais. Dessa forma, o cronómetro foi avançando sem mais golos a registar.

Já a menos de seis minutos do fim, Gonzalo Romero restabeleceu finalmente a igualdade, com um potente remate, e o Sporting CP foi em busca da reviravolta. O mesmo Romero ainda podia ter decidido a partida, a escassos segundos da última buzina, mas acertou no ferro e o tempo regulamentar esgotou-se pouco depois com o 2-2 no placard, seguindo para o prolongamento.   

Condicionadas pelas nove faltas, ambas as equipas entraram mais cautelosas no tempo-extra e passaram a atacar com maior critério, pelo que quase não se viram ocasiões de golo na primeira parte. Já na segunda, o árbitro assinalou a décima infracção Leonina ao fim de pouco mais de um minuto e Carlos Nicolía, de livre directo, assinou o 3-2, complicando a tarefa verde e branca.

Toni Pérez, por duas vezes, ainda obrigou o guardião Pedro Henriques a duas enormes defesas, travando o empate, mas já a cerca de um minuto do término o SL Benfica fechou o encontro com o 4-2: Matías Platero viu o azul e Carlos Nicolía, de livre directo, superiorizou-se a Ângelo Girão.

O jogo dois está agendado para este domingo (15h00), 11 de Junho, no Pavilhão João Rocha. 

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Toni Pérez, Ferran Font, Matías Platero, Gonzalo Romero; Zé Diogo [GR], Henrique Magalhães, João Almeida, Alessandro Verona e João Souto.