Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Rui Farinha/NFactos

Sporting CP conquista a Taça de Portugal

Por Sporting CP
07 Mar, 2021

Leões venceram o SL Benfica por 3-1 na final da prova

A equipa de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste domingo, o SL Benfica por 3-1, conquistando dessa forma a Taça de Portugal, troféu que fugia desde a temporada 94/95.

Depois de ter batido a AA Espinho e o Leixões SC nos dois primeiros jogos da final-eight, a formação orientada por Gersinho entrou no Pavilhão Municipal de Santo Tirso focada em arrecadar o primeiro título do ano, mas sem poder contar com o ausente Gil Meireles.

Apesar da entrada muito forte dos Leões, que conseguiram uma vantagem inicial de 4-1, o SL Benfica equilibrou rapidamente as contas e empatou o jogo pela primeira vez a cinco, ao aproveitar alguns erros verdes e brancos. As águias assumiram a dianteira e chegaram mesmo a estar a vencer por 10-14, mas uma incrível recuperação da turma Leonina e um parcial final de 3-0, após uma luta muito intensa e com várias reviravoltas no marcador, fez com que o Sporting CP conseguisse fechar o primeiro set com uma vitória por 29-27.

Em vantagem, os Leões entraram no segundo set mais tranquilos e as duas equipas andaram sempre muito próximas em termos pontuais até ao 10-10, altura em que o conjunto de Gersinho, cada vez mais confiante, colocou o pé no acelerador e começou a cavar um fosso que seria decisivo. Claramente melhor em todos os capítulos, o Sporting CP esteve sempre em vantagem desde esse momento, confirmando de forma mais do que justa um novo triunfo, desta vez por 25-22.

Obrigado a reagir para não ficar pelo caminho, o SL Benfica venceu o terceiro set por larga margem (16-25), aproveitando algumas desconcentrações dos Leões, que não estiveram ao seu nível, mas tudo mudou no quarto e último set. O Sporting CP voltou a exibir-se a um nível muito superior aos encarnados e mostrou ao que vinha logo desde o início, ao alcançar uma vantagem de 3-0, ficando cada vez mais confiante com o avançar da partida.

Apesar de as águias ainda terem recuperado terreno já no final, voltando a entrar na discussão ao passar para a frente com 22-23, a formação verde e branca nunca desistiu e viu a sua persistência ser recompensada. Já depois de ambas as equipas terem desperdiçado set points, o triunfo acabou por sorrir aos Leões (28-26), que conquistaram assim o primeiro troféu da temporada.

Após esta vitória, o Sporting CP vai agora iniciar os play-offs de apuramento do campeão, defrontando novamente o SL Benfica já no próximo sábado, dia 13 de Março, no primeiro jogo das meias-finais, que serão disputadas à maior de cinco.