Exibição e vitória de deixar 'água na boca'
03 Out, 2025
Excelente apresentação da equipa de voleibol do Sporting CP e triunfo frente ao CV Manacor por 3-0
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu esta sexta-feira o CV Manacor, de Espanha, por 3-0, numa excelente exibição dos campeões nacionais, que assim conquistaram o Troféu Stromp e deixaram ‘água na boca’ para a temporada 2025/2026.
Foi uma exibição muito completa da equipa de João Coelho, com múltiplos recursos de ataque, serviço e bloco, que ‘desbarataram’ as opções do CV Manacor, uma boa equipa, mas sem argumentos para a capacidade colectiva e individual da formação verde e branca.
Antes do jogo e com a presença de todos os escalões de formação de voleibol masculino do Sporting Clube de Portugal, os jogadores do plantel Leonino foram apresentados por ordem numérica, um a um, com o capitão Tiago Pereira (número 2) a transportar o troféu da Liga em 2024/2025 e a ser o último a entrar nas quatro linhas:
Marx Aru (4), Sergey Grankin (4), Kelton Tavares (6), Edson Valencia (7), Gonçalo Sousa (10), Pedro Abecassis (11), Tiago Barth (13), Jonas Aguenier (14), Jan Pokersnik (16), Nicolas Perren (20), Mads Kyed Jensen (21), Lourenço Martins (22). O checo Jan Galabov, que esteve ao serviço da Chéquia no Campeonato do Mundo de Selecções, foi apresentado, mas ainda não está com os colegas de equipa do Sporting CP.
Antes do apito inicial, breves palavras do capitão, Tiago Pereira e do treinador, João Coelho, que se dirigiram aos Sportinguistas.
“Boa noite, família Sporting, obrigado por terem vindo apoiar-nos espero que continue ao longo de toda a época, estamos envolvidos em todas as competições. Prometemos muito trabalho, muita dedicação, para honrarmos os dois símbolos que temos ao peito [símbolo do Leão e escudo de campeão] e apelo à vossa presença na Supertaça [sábado, dia 11 em Loulé, frente ao SL Benfica] e todos os que puderem venham apoiar-nos para dar a força exta de que precisamos. Força Sporting CP”.
João Coelho, treinador da equipa de voleibol do Sporting CP, prometeu dedicação e entrega máximas. “Prometemos o mesmo da época anterior. Não vamos negar nenhum esforço para voltarmos a ganhar. Viva o Sporting CP", disse.
Alegria de jogar e de ganhar
João Coelho lançou como seis inicial Tiago Pereira, Sergey Grankin, Kelton Tavares, Jonas Aguenier, Mads Kyed Jensen e Jan Pokersnik. O capitão Tiago Pereira ajudou a conferir segurança na linha de recepção e os pontas (Mads Kyed Jensen e Pokersnik) levaram muita potência ao jogo, suportada numa distribuição magistral de Sergey Grankin, um jogador que é um regalo para quem gosta de voleibol pela capacidade de servir nos tempos exactos os rematadores Leoninos e de potenciar ao máximo cada colega de equipa.
Campeão olímpico pela Rússia em 2008, Grankin chegou a ser um espectáculo dentro do espectáculo, pelo repertório de passes e pela maneira sempre clarividente como ajudou a ‘meter’ toda a equipa a jogar.
Mas o Sporting CP foi uma equipa na verdadeira acepção da palavra. Pontas de elevado nível, centrais contundentes – muito forte Kelton Tavares no serviço e Jonas Aguenier no bloco - com Tiago Pereira excelente na recepção e o líbero Nicolás Perren muito certinho na recepção, como sempre.
No primeiro set, o Sporting CP começou a distanciar-se a 10-7, fase na qual o serviço de Kelton Tavares fez ‘mossa’. Aguenier e Kyed Jensen fizeram a diferença no bloco e, num ápice’, o Sporting CP colocou-se na frente a 20-15, para gerir e fechar a 25-19, com o último ponto a pertencer a Jonas Aguenier, alimentado pela genialidade de Grankin.
Leão avassalador no segundo set
No segundo set, Lourenço Martins foi a jogo e o internacional português confirmou credencias de reforço. Os blocos de Jonas Aguenier ‘catapultaram’ o Sporting CP para uma primeira vatagem de 9-6, que foi aumentando com o decorrer do set.
O central Marx Aru, também autoritário no centro da rede, entrou igualmente bem em jogo, com a equipa Leonina a dar um ‘show’ e a chegar a estar com 23-13 no marcador. Uma recepção segura, um ataque potente e os espectaculares serviços em suspensão do canhoto Kyed Jensen – um jogador muito forte e intencional nas direcções de ataque – foram alguns dos motivos para tamanha diferença Leonina no marcador, numa equipa que estava endiabrada. O set fechou nos 25-14.
E resiliente até ganhar o set e o jogo
No terceiro set, o Sporting CP sentiu um pouco o esforço, nomeadamente quando viu fugir uma vantagem de 4-1. Tinham começado bem os Leões, mas depois houve um relativo ‘apagão’ mais à frente, quando a equipa espanhola esteve na frente a 13-16, por mérito do serviço da equipa espanhola, mas também de uma recepção menos aprimorada da equipa Leonina -os serviços também entraram menos no campo da equipa espanhola.
A ter de ‘correr atrás’, a raça de Edson Valencia lançou incerteza no set, à qual se seguiu um excelente serviço de Tiago Barth, para os 19-21, que antecederam um desconto de tempo do conjunto do CV Manacor.
Regressados do desconto de tempo, o Sporting CP fez mais dis pontos consecutivos, com Edson Valencia ao melhor estilo para empatar a 21 pontos.
Estava tudo muito equilibrado, com uma excelente reacção da equipa verde e branca, nesta altura também impulsionada pela boa entrada de Armando Velásquez. Igualmente muito importante nessa fase foi a acção de Tiago Barth no serviço, a criar muitas dificuldades na recepção dos espanhóis.
A equipa espanhola teve um set point a 23-24, anulado por um potente remate de Mads Kyed Jensen e outro contra, anulado por ataque de Aru. Na continuidade das vantagens, Lourenço Martins ‘anulou’ dois set points à equipa do CV Manacor, até que a formação espanhola atacou uma bola para fora e proporcionou o 30-29 ao Sporting CP.
O Sporting CP teve depois match point a 31-30 até fechar mesmo o set e o jogo a 32-30, num ataque de Lourenço Martins blocado para fora pelo CV Manacor.
Excelente exibição da equipa de voleibol do Sporting CP, com muitos condimentos capazes de fazer uma receita para proporcionar muitas alegrias aos Sportinguistas. A primeira aconteceu esta sexta-feira no Pavilhão João Rocha.
Sporting CP: Tiago Pereira [C], Max Aru, Sergey Grankin, Kelton Tavares, Edson Valencia, Gonçalo Sousa [L], Pedro Abecasis, Tiago Barth, Jonas Aguenier, Jan Pokersnik, Armando Velásquez, Nicolás Perren [L], Mads Kyed Jensen, Lourenço Martins.