Bernardo Ayala: "Trabalhos decorreram muito bem"
03 Out, 2025
Cinco pontos aprovados na Assembleia Geral da SAD
Os cinco pontos da ordem de trabalhos da Assembleia Geral da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, que se realizou esta sexta-feira no Estádio José Alvalade, foram aprovados por larga maioria [ver resultados detalhados abaixo].
No final da reunião magna, Bernardo Ayala, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) da SAD, reagiu e garantiu que "os trabalhos decorreram de forma magnífica".
"A Assembleia foi, como têm sido todas, muito participada e os trabalhos decorreram com o maior civismo e com o sentido de devoção ao Clube e à SAD que se impõe. Registo isso com muito gosto porque sou presidente da MAG da SAD desde 2019 e tenho vindo a verificar, ao longo dos anos, uma evolução extraordinariamente positiva no modo como estas Assembleias decorrem, como os accionistas comparecem e se interessam pela vida da SAD e do Clube. É, de facto, muito gratificante ver que todos os documentos são lidos e objectos de debate. O debate foi ultracivilizado e cada accionista teve liberdade para perguntar o que bem entendeu sobre o tema da ordem de trabalhos. O Conselho de Administração respondeu e saio daqui com o coração cheio porque os trabalhos decorreram muito bem", disse à Sporting TV no Hall VIP do Estádio José Alvalade.
O dirigente garantiu que se "respira muito Sporting CP", sendo uma "consequência natural de uma boa série de anos com sucesso desportivo e muita saúde financeira": "Isso é patente no Relatório e Contas, que foi aprovado com 99,99% dos votos, assim como todas as restantes propostas. Todas, sem excepção, foram aprovadas com 99,99% dos votos presentes. Respira-se um período francamente bom sem autocomplacência. É importante manter os níveis de exigência e empenho muito elevados. No que respeita ao último ponto da ordem de trabalhos, que teve que ver com a política de remuneração variável dos administradores executivos e do presidente do Conselho de Administração, o que foi deliberado decorre em linha recta do sucesso desportivo e do enormíssimo sucesso financeiro do ano anterior".
Por fim, Bernardo Ayala explicou como o Sporting CP evoluiu nos últimos anos.
"Quando esta MAG tomou posse em 2019, o Clube e a SAD, que andam de mãos dadas, vinham de um período complicado. As primeiras Assembleias Gerais da SAD foram exigentes e complexas. Começavam a meio da tarde e terminavam às cinco, seis da manhã. Eram duras e, nessa altura, a MAG privilegiou muito a liberdade de expressão dos accionistas e isso alargava muito os debates. Era patente que havia uma vontade de todos que as coisas corressem bem, mas ao mesmo tempo vinha-se e estava-se num período complicado e o clima de desconfiança era bastante evidente. O que se foi notando ao longo dos anos, principalmente nos dois últimos, é que há um reforço de fé e confiança no trabalho desta Administração. Esse reforço de confiança é visível na vida desportiva, nos resultados positivos em vários anos consecutivos e no estádio renovado e mais moderno. Tudo isso contribuiu para que se olhe para a realidade do Sporting CP de outra maneira. Acho que o Sporting CP, neste momento, lidera o panorama desportivo nacional, mas o mais difícil é manter a liderança a curto, médio e longo prazo. Só se consegue mantendo os níveis de exigência altíssimos, sem autocomplacência, continuando a detectar e corrigir os erros", concluiu.
RESULTADOS DA ASSEMBLEIA GERAL DA SPORTING CLUBE DE PORTUGAL - FUTEBOL, SAD
Ponto 1 - Deliberar sobre o relatório de gestão e as contas relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2025.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777469 votos a favor, 7 votos contra e 2 abstenções.
Ponto 2 - Deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2025.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777459 votos a favor, 7 votos contra e 2 abstenções.
Ponto 3 - Proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da Sociedade.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777459 votos a favor, 7 votos contra e 2 abstenções.
Ponto 4 - Apreciar, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 26º-G, n.º 4 do Código dos Valores Mobiliários, o relatório sobre remunerações elaborado pelo Conselho de Administração, respeitante ao exercício 2024/2025.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777459 votos a favor, 7 votos contra e 2 abstenções.
Ponto 5 - Apreciar e aprovar a proposta de remuneração variável a atribuir aos membros executivos do Conselho de Administração da Sociedade elaborada pela Comissão de Acionistas relativa ao exercício de 2024/2025.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777449 votos a favor, 7 votos contra e 12 abstenções.