Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

ESTATUTOS – Alterações Fundamentais!

Por Tito Arantes Fontes
06 Nov, 2019

É essencial caminharmos no sentido de facilitarmos a participação dos Sócios na vida comum do SCP

Os actuais Estatutos do SCP foram aprovados em Julho de 2011 e pela última vez alterados em Fevereiro de 2018.

Poder-se-ia pensar que estariam actualizados e seriam conformes ao séc. XXI e ao modo – cada vez mais “internético” – em que tudo se debate e delibera.
Infelizmente, não é assim! Os nossos estatutos não prevêem o fundamental “Voto Electrónico Remoto” (VER), única forma de potenciar uma larga participação dos Sócios na vida do Clube. E também não contemplam a existência e constituição de “Assembleias Delegadas”.

Actualmente, para poderem votar, os Sócios têm de se deslocar fisicamente ao local da AG e submeter-se aos procedimentos que sejam estipulados. E bem sabemos como, ainda assim, os sócios do SCP comparecem nas suas AG. Ainda assim… é uma franja que define o destino de um Clube com centenas de milhares de sócios! Não há uma única AG com mais de 10 mil Sócios! Nem nada que se pareça! As únicas excepções são as AG eleitorais. E a destitutiva de Junho de 2018. 

Solução para terminar com este “divórcio” dos sócios para com as AG… existe? Sim! Como?

Facilitando a participação dos Sócios através dos meios tecnológicos disponíveis. E aqui assume especial expressão a questão do VER! É essencial caminharmos no sentido de facilitarmos a participação dos Sócios na vida comum do SCP! É fundamental que os destinos do Clube sejam decididos pela maioria e não pelas minorias de Sócios que, conjunturalmente, estejam presentes em determinada AG! O futuro vai passar por aqui! Façamos, pois, com que no SCP o futuro seja já hoje! 

Assembleias Delegadas (AD) – É uma outra forma das associações da nossa dimensão se organizarem. Grandes clubes mundiais já o praticam, prevendo nos seus estatutos a existência destas AD. É o caso do Real Madrid e do Barcelona! Mantendo a existência de AG plenárias para questões magnas como sejam as eleitorais (incluindo dos delegados que devem compor as AD), as destitutivas e as referendárias sobre aspectos que sejam essenciais e que sejam assim estatutariamente definidos. 

Estas matérias carecem da ponderação de todos os Sportinguistas! Ponderação a ser feita urgentemente! Temos de tornar o nosso Clube mais participado! Mais democrático! Mais vivido por todos os Sportinguistas… estejam eles onde estiverem, trabalhem onde trabalhem, vivam onde viverem!  

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!!