Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

Dia Internacional dos Museus

Por Isabel Victor*
18 maio, 2020

“Os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”

O Dia Internacional dos Museus, instituído há quarenta anos pelo International Council of Museums, realiza-se consecutivamente desde 1977, no dia 18 de Maio, com o objectivo de congregar a comunidade internacional dos museus e chamar a atenção para o facto de que “os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”.

O Museu Sporting, apesar de temporariamente encerrado por imposição das restrições ditadas pela pandemia de COVID-19, associa-se em espírito a este Dia Internacional do Museus, com a frustração óbvia de não poder receber os visitantes, mas convicto de que encontraremos em conjunto, com responsabilidade e imaginação, formas alternativas de manter o museu vivo e em segurança na “nova normalidade” em que, mais do que nunca, os espaços de identidade e memória, passada e futura, se tornam vitais. Os Museus são neste momento as instituições mais bem preparadas, técnica e cientificamente, para registar e tratar documentalmente as mudanças e sentimentos gerados pela COVID-19. O Museu Sporting inscreve este objectivo primordial na sua missão e para tal apela aos/às atletas do Clube, o seu imprescindível contributo na colecta de objectos e memórias marcantes.

“Eu não quero ser uma árvore; quero ser o seu significado”, palavras sábias de Orhan Pamuk, Nobel da literatura que escreveu o romance “Museu da inocência”, uma história de amor que inspirou um raro museu com o mesmo nome, distinguido com o Prémio Museu Europeu do Ano, em 2014. Orhan Pamuk insiste na dimensão humana, plural e subjectiva dos museus, valoriza os pequenos museus que nascem em casa e o poder das estórias “Nos museus temos História, mas o que precisamos é de histórias”.

Também nós acreditamos que o futuro do museu começa em casa. Nunca antes foi tão pertinente, nunca antes foi tão evidente a urgência de reflectir no museu as histórias únicas e irrepetíveis, o(s) sentimento(s) e seus actores**. Que o Museu seja capaz de incorporar no seu edifício humano toda a diversidade, drama, paixão e intensidade que as histórias contêm.

O Museu Sporting, perfilhando  o ideal poético de Orhan Pamuk, sem preconceitos nem delongas, quer abraçar a diversidade que dá sentido ao eclectismo, à sua prática e pensamento, em todas as áreas do Clube; quer ser janela para os múltiplos e sentimentais “Museus em casa” e,  a várias vozes, contar com toda a emoção os mais belos capítulos de uma grande história de amor que se reinventa em cada gesto, em cada instante que proclama: Mais uma taça para o museu!

Todos desejamos esse instante mágico. O Museu vive dele.

Viva o Dia Internacional dos Museus!

 

* Museóloga

** Nota: incluímos nesta celebração simbólica o Museu do Sporting em Leiria, colecção Bernardes Dinis e o próprio “Dinis” porque ele representa o melhor deste sentimento. Obrigada.