Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Acreditar

Por Pedro Almeida Cabral
08 Abr, 2021

Regressando ao jogo com a equipa vareira, assistir àquele último período foi sentir a essência do que é o Sporting CP

No passado sábado, aconteceu Sporting na Arena de Ovar. O Sporting CP defrontou a Ovarense e ganhou por 97‑92 num emocionante jogo de basquetebol. Sobretudo na segunda parte, o marcador raras vezes esteve de feição e, a seis minutos do fim, perdíamos por 14 pontos. Uma distância talvez irreversível para a maior parte das formações da Liga Placard. Mas nada é impossível para a nossa equipa, especialmente para o mágico Travante. O norte‑americano rugiu bem alto e marcou três triplos certeiros neste último e quarto período. Este resultado garante ao Sporting CP o primeiro lugar da fase regular do campeonato. Pormenor pouco importante quando se segue uma fase a eliminar, diriam alguns. Nada mais errado, digo eu, pois o factor casa é crucial quando a competição se reparte também pelo campo do adversário.

Entremos, pois, na segunda fase do campeonato nacional de basquetebol com esperança num título que o Sporting CP não conquista desde 1982. Esteve perto no ano passado, 38 anos depois, mas o cancelamento da competição não permitiu que o Sporting CP lutasse até ao fim. Para quem pensa que o basquetebol do Sporting CP nasceu recentemente, devemos recuar até 1954, quando conquistámos o primeiro campeonato dos oito que temos. A história dessa modalidade em Portugal confunde‑se com a do Sporting CP, onde brilharam jogadores como Ernesto Ferreira da Silva, António Encarnação, Rui Pinheiro, Mário Albuquerque, Carlos Lisboa, Nelson Serra, os irmãos Baganha, mas também os norte‑americanos John Fultz e Mike Carter. Agora, queremos que sejam atletas como Travante Williams, John Fields, João Fernandes ou James Ellisor a fazer história com a verde e branca.

Regressando ao jogo com a equipa vareira, assistir àquele último período foi sentir a essência do que é o Sporting CP. Contra todas as aparências de um mau resultado, Travante e os restantes jogadores não se deixaram ficar e recuperaram os pontos que faltavam para o triunfo. Quem assistiu, nunca deixou de acreditar que a vitória era possível e, a cada triplo travantiano, sentiu‑se que nada ia parar o Sporting CP. Se os jogadores devem honrar a camisola do Sporting CP, Sócios e adeptos têm a missão de acreditar, sobretudo quando a equipa segue em primeiro e leva tantas boas exibições em pavilhões espalhados por Portugal. É a acreditar na nossa equipa de basquetebol que termino esta crónica (também) sobre o empate do Sporting CP com o Moreirense FC no futebol.