Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Rúben Amorim… “E se corre bem?”… Obrigado!!!

Por Tito Arantes Fontes
27 maio, 2021

Rúben Amorim… não nasceste ‘nosso’… mas és ETERNAMENTE NOSSO!!! E nós – NÓS, SPORTINGUISTAS – estamos GRATOS!!! ETERNAMENTE GRATOS!!! OBRIGADO, RÚBEN AMORIM!!!

Sempre o título!!! Eterno título 2020/2021!!! Uma extraordinária vitória... quando quase ninguém dava nada por nós... e o Sporting CP apostou no trabalho, na competência, na preparação exemplar de uma ‘especial’ época!!!

Para tudo isso... recordando como foi: Frederico Varandas foi buscar Rúben Amorim no início de Março de 2020!!! O SCP teve de resgatar este treinador ao SC Braga... pagou dez milhões (mais as vicissitudes posteriores)... e começou – logo aí – a perseguição ao Rúben!!! Era muito caro, uma loucura, um dos valores mais caros de sempre para obter um treinador... ouvimos horas de painéis na televisão, ‘infindáveis inteligentes’ a perorarem sobre o que iria ser o SCP, o anunciado descalabro, infelizmente alimentado também por alguns que se apresentam como ‘nossos’ e que até ajudavam a esse ‘festim’…

A verdade é que – nesse Março, a tempo e horas – começou a preparação da época 2020/2021!!!

Rúben Amorim veio... e disse logo ao que vinha... ‘E se corre bem?’... atirou logo na sua apresentação, no dia 5 de Março de 2020, na sua primeira conferência de imprensa!!! Mudou tudo logo aí!!! O ‘fatalismo’ deu lugar à esperança!!! O discurso entrou logo a marcar o ‘novo tempo’!!! Apesar de muitos dos ‘cavaleiros do apocalipse’ nem nisso terem reparado… nem nisso terem estado interessados…

E assim continuou Rúben Amorim… um discurso ‘moderno’, uma forma positiva de abordar as questões, uma enorme capacidade de não fugir a nenhum tema, uma maneira rápida e humorada de responder, um modo inteligente de esclarecer as dúvidas e questões que lhe eram colocadas… e sentia-se a cada frase de Rúben Amorim uma vontade indómita de vencer, um querer total, uma fé imensa… tudo isso alicerçado em trabalho, em qualidade, em exigência!

Vieram, depois, os icónicos e rapidamente ‘virais’ vídeos de ‘BackStage’ e outros do mesmo género… e aí pudemos apreciar o modo mais ‘intimista’ como – com profundo conhecimento de ‘balneário’ – Rúben Amorim motivava e interagia com os jogadores, dos mais novos até aos mais velhos, como ‘usava’ todos e cada um para o ‘bem comum’… e vimos também o modo como Rúben funcionava com toda a demais equipa de trabalho (treinadores, médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos, roupeiros… o ‘nosso’ Paulinho… todos!). Sempre a mesma postura, sempre a mesma ‘boa onda’, sempre o mesmo comportamento positivo e bem-humorado… e – simultaneamente – de exigência e rigor máximo!

E sempre com o foco desde sempre enunciado e repetido à exaustão… ‘jogo a jogo’ era para ser mesmo ‘jogo a jogo’!

Veio o jogo do SCP em Famalicão… e a bárbara injustiça que – mais uma vez perpetrada por esse ‘às do apito’ que dá pelo nome de Luís Godinho – nos foi infligida nesse jogo… e aí nasceu o ‘grito de guerra’… que se tornou lema da época… “Onde Vai Um, Vão Todos”!!! Rúben disse que ia ser assim… ia ser sempre assim… e foi!!! Com garra!!! Com fé!!! Com querer!!!

O SCP ia mesmo lutar contra tudo e contra Todos!!! Os ataques foram totais e de todas as formas… foram aviões a aterrar na Madeira (enorme jogo no ‘batatal’ do CD Nacional!!!), foram ‘testes COVID’, foram punições atrás de punições em cima do Rúben Amorim (suspenso sozinho durante mais jogos que o somatório de todos os restantes treinadores do Campeonato, incluindo o ‘bem--comportado’ moço que dá pelo nome de Sérgio Conceição!), foram ‘falsos’ quintos amarelos em cima do Palhinha, foram ‘ataques’ à defesa de elementares princípios constitucionais, foram arbitragens inenarráveis de que o SCP foi vítima (o ‘Top 3’ desses ‘monumentos à falácia da arbitragem portuguesa’ estão nos jogos de SCP com FC Porto em Alvalade, em Famalicão e com o CD Nacional também em Alvalade!!!).

A tudo isto Rúben Amorim respondeu sempre… com qualidade!!! Com classe!!! Com categoria!!! Com excelência!!! Com trabalho!!! Com exigência!!! Com foco!!! Com querer imenso!!!

Rúben Amorim… não nasceste ‘nosso’… mas és ETERNAMENTE NOSSO!!! E nós – NÓS, SPORTINGUISTAS – estamos GRATOS!!! ETERNAMENTE GRATOS!!! OBRIGADO, RÚBEN AMORIM!!!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!