Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Somos da raça que nunca se vergará!

Por Juvenal Carvalho
27 maio, 2021

Estamos bem levantados. Desistir é para os fracos, não para o Leão rampante. Somos campeões e estamos estruturados para ter sucesso futuro

Ouvi e li, por parte de gente sapiente e por vários “tudólogos” da nossa praça, que o Sporting Clube de Portugal tinha perdido gerações de adeptos. Que os miúdos são de quem ganha. Que não tínhamos já tanta expressão como outrora. No fundo, e até para mim, que não sou o maior dos optimistas nem o pior dos pessimistas, prefiro antes ser pragmático, tudo isto não me parecia de todo descabido. Só que não. Não era verdade. Incrivelmente, qual caso de estudo, até a perto de duas décadas sem ganhar o Campeonato Nacional de futebol, embora se tivessem somado outros troféus nesta modalidade, e muitos outros, até europeus, em outras modalidades, o Sporting CP era um gigante adormecido, qual vulcão pronto a entrar em erupção.

Com a liderança, e com o aproximar do final da prova, foi despertando nos Sportinguistas uma crença inabalável. Todas as partidas e chegadas da nossa equipa eram um banho de multidão.

Era como que uma espécie de empurrão decisivo aquele rugir dos adeptos sempre presentes.

Com o título consumado com o golo de Paulinho frente ao Boavista FC, a noite do dia 11 de Maio de 2021 trouxe à saciedade a demonstração de força sem paralelo do Sporting Clube de Portugal. Da transmontana Parambos, a aldeia mais Sportinguista de Portugal, a Lisboa, passando por cidades, vilas e aldeias do país, e um pouco por todo o Mundo, foram aos milhares e milhares os Leões que, esquecendo momentaneamente a pandemia, deram largas a uma alegria incontida e indescritível pela emoção e fervor Leoninos.

Num país em que muitos querem só dois clubes grandes, numa política do dividir para reinar, serve para eles de aviso. O Sporting CP está vivo desportivamente e tem uma massa adepta com tanto e tanto jovem. No meu caso particular, festejei o feito na Rotunda da Boavista, no Porto. E festejei sem que não me emocionasse. Por mim, pelos Sportinguistas que viviam o mesmo que eu, mas sobretudo por tantos jovens desta cidade e de tantas outras localidades, que mesmo sem nunca antes terem visto o seu/nosso Clube ser campeão, nada os demoveu de amar o Enorme Sporting Clube de Portugal e provar que o Clube está vivo e recomenda‑se. Uma força e pujança que nos emocionou a nós, e que surpreendeu os adversários, verdadeiramente atónitos com a dimensão do Leão.

Decididamente somos enormes e da raça que nunca se vergará. Por cada Leão que cair, outro se levantará.

E estamos bem levantados. Desistir é para os fracos, não para o Leão rampante.

Somos campeões e estamos estruturados para ter sucesso futuro. Que chegue Agosto. Já estou ansioso!