Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Ousar lutar, ousar vencer!

Por Tito Arantes Fontes
08 maio, 2025

CAMPEONATO NACIONAL I – No passado domingo, quase no último sopro, conquistámos os nossos “obrigatórios” três pontos! Foi um jogo difícil, o Gil Vicente FC vinha com a sua lição bem estudada, o seu treinador – aliás – já tinha até feito votos para que o nosso rival fosse campeão. Quanto a isso, nada que nos surpreenda, todos sabemos de onde ele vem! Foi trabalhosa a nossa vitória, mas foi gostosa, muito gostosa mesmo! Os campeonatos ganham-se assim, quando em jogos que se complicam a equipa luta, sofre e porfia em busca da vitória! E assim foi, mesmo sem jogar bem (não era, nem foi o nosso dia) a equipa trabalhou para ganhar o jogo, nunca desistiu, manteve o foco, tendo sobrevivido ao “tiro no pé” do penálti que sofreu a meio da primeira parte. Certo é que – tirando esse fortuito lance – não nos recordamos de qualquer ataque perigoso ou oportunidade de golo do Gil… nada! O Gil foi, na verdade e contrariamente ao que temos visto por aí escrito e glosado, máxime pelos cartilheiros do costume (sempre a soldo das suas diabólicas agendas), uma equipa que quase só defendeu, o que fez de um modo geral bem, até com “unhas e dentes”. Exemplo disso é o nosso memorável segundo golo… é que na marcação de um canto a totalidade dos jogadores do Gil estavam concentrados, exactamente… na sua pequena área! Mesmo no momento do portentoso remate – na entrada da área – do nosso muito querido Eduardo Quaresma a totalidade dos jogadores do Gil estava ainda amontoada na sua grande área… e nenhum na zona da “meia-lua”! Igual situação ocorreu durante vários momentos de jogo, desde logo no livre em que – poucos minutos antes – Trincão enviou com estrondo a bola ao poste! Ganhámos o jogo, foi difícil, mas a vitória é e foi mesmo do Sporting CP! E como ela foi festejada no José Alvalade e – seguramente – em todo o país e em qualquer lugar no planeta em que esteja um português, pois até da Austrália recebi mensagens!

EDUARDO QUARESMA – Foi lindo! Todos sabemos que o nosso Edu é muito querido em Alvalade! É um autêntico Leão, dos pés à cabeça, com um coração verde enorme, do tamanho do mundo! E foi mesmo do fundo da sua alma de Leão que Eduardo Quaresma rematou naquele momento, já nos descontos, com toda a qualidade e intenção. Um tiraço! Que tanto festejámos! E que tanto doeu a alguns… Eduardo Quaresma festejou o seu/nosso golo de modo efusivo, chorou, comoveu-se! Foi para junto dos Sócios, em comunhão com a nossa enorme e fantástica massa Associativa, que abraçou de modo comovido, chorando de alegria por ele, pela equipa, por nós… pelo Clube! Obrigado, Eduardo Quaresma!

QUEZÍLIAS E PROVOCAÇÕES – A fase final do jogo, sobretudo nessa altura, caracterizou-se por várias quezílias e provocações de jogadores do Gil Vicente FC aos nossos “heróis”, claramente tentando que algum dos mesmos fosse admoestado pelo árbitro. A principal vítima foi o nosso Gyökeres, inclusive já depois do jogo ter terminado. Lamentável! E lamentável que a panóplia de comentadores de todo o tipo que pululam nas nossas televisões e demais meios de comunicação social não tenha, em uníssono, denunciado essa situação! Mas não… houve até gente que chegou ao desplante de tentar justificar esses comportamentos…chegando ao ridículo de, inclusive, atacarem e criticarem o nosso treinador Rui Borges! Esses comentários sim, esses é que são mesmo saloios… ou parolos como também cheguei a ouvir… ou, se quiserem, de taberna, como também por aí se disse! São – e isso é certo – devolvidos “in totum” à proveniência! Quem não se dá ao respeito, nenhum respeito merece!

ANDEBOL/EQUIPAÇO – Na passada semana dois jogões da nossa fantástica equipa. A meio da semana, com o Nantes, no João Rocha (onde estivemos), para a Champions. Jogo disputadíssimo, que perdemos por dois golos, não tendo assim conseguido o nosso histórico apuramento para a final four dessa competição. Ficou o extraordinário percurso feito pelo Clube ao longo da prova! E a certeza de que no próximo ano, como se ouviu do Ricardo Costa a todos os jogadores, lá estaremos para lutar por essa qualificação! Três dias depois, fomos jogar outro dificílimo jogo, ao Pavilhão da Luz, para o Campeonato Nacional da modalidade. Foi um arraso! No final – apesar do extenuante “jogo Champions” a meio da semana – uma clara vitoria em casa do nosso rival, por oito golos de diferença! O título de Campeão está, agora, à distância de uma mão… vamos a ele! Muitos parabéns, andebol!

OUTRAS MODALIDADES – No voleibol continua o desenrolar da final à melhor de cinco, que disputamos com o rival SL Benfica. Perdemos os dois primeiros jogos, mas numa reacção de grande qualidade e arreganho, efectuámos uma excelente recuperação e ganhámos os dois jogos seguintes. Está tudo empatado e, agora vamos “à negra”! É no pavilhão deles, mas é certo que este ano já lá ganhámos! Vamos a isso! Por seu turno, no hóquei – depois da fantástica conquista da Taça de Portugal – continuamos na luta pelo título nacional, tendo terminado a fase regular em segundo lugar. Vamos, agora, jogar os quartos-de-final com a histórica Sanjoanense. Vamos a isso! Força, Leões!

CAMPEONATO NACIONAL II – Sábado, vamos ao Estádio da Luz para o talvez decisivo jogo do Campeonato, seguramente importantíssimo. Sabemos que temos uma grande equipa! Sabemos que queremos ganhar! Sabemos que temos qualidade para vencer! É, pois, o momento de ir buscar a velha frase… ousar lutar, ousar vencer! Força, Leões!

Viva o Sporting Clube de Portugal!