Em desvantagem para Estocolmo
11 Fev, 2026
Leoas derrotadas em casa pelo Hammarby IF na primeira mão dos ‘quartos’ (0-1)
No Estádio Aurélio Pereira, a equipa feminina de futebol do Sporting CP perdeu com o Hammarby IF por 0-1, esta quarta-feira à noite, na primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup. Uma desvantagem que as Leoas terão de inverter na capital sueca daqui a uma semana para ir em busca de um lugar nas meias-finais.
Em Alcochete, o muito equilíbrio rompeu-se já à entrada para os últimos 20 minutos e esse momento de eficácia acabou por fazer toda a diferença para o segundo classificado do campeonato sueco de 2025.
Para enfrentar um conjunto escandinavo que está em plena fase de pré-época, Micael Sequeira apostou num ‘onze’ com quatro alterações relativamente ao apresentado na última jornada da Liga (3-1 ao SF Damaiense): Ashley Barron, Daniela Arques, Carolina Santiago e Telma Encarnação foram titulares ao invés de Rita Fontemanha, Matilde Nave, Samara Lino, Brittany Raphino.
Soado o apito inicial, sob muita chuva, o Hammarby IF assumiu mais a iniciativa com bola, desdobrando-se em linhas muito subidas, algo a que o Sporting CP procurou responder com solicitações rápidas na profundidade, mas nem Telma, nem Beatriz Fonseca, conseguiram dar o melhor seguimento às tentativas iniciais.

As ocasiões de golo começaram a chegar a partir dos 20 minutos e foi a equipa visitante, na sequência de um canto, a ficar mais perto de inaugurar o marcador: Emilie Bragstad cabeceou em ‘balão’ e a bola ainda pingou na barra. Praticamente na mesma moeda, à boleia de uma bola parada estudada e bem executada, deu-se a resposta verde e branca, na qual Ashley Barron apareceu ao segundo poste para cabecear por cima da baliza.
Já depois de uma série de cortes decisivos na área, bloqueando a tempo promissoras situações de remate às suecas, as Leoas dispuseram da sua oportunidade mais soberana no primeiro tempo: um cruzamento rasteiro a partir da direita encontrou a entrada na área de Flor Bonsegundo, cujo desvio de primeira acabou por sair rente ao poste, embora tenha dado sensação de golo às bancadas – sempre muito ruidosas no apoio ao Sporting CP, mas também acolheram um grupo de adeptos vindos da Suécia.
Depois, a chuva deu tréguas e até ao intervalo a partida voltou à toada inicial de mais controlo territorial por parte do Hammarby IF, que ainda conseguiu deixar mais uma ameaça, através de um remate forte, cruzado e desenquadrado de Vilde Hasund, O ‘nó’ no marcador, por isso, continuou por desfazer.

Novamente, foi preciso o emblema de Estocolmo - mais dominador com bola – aproximar-se primeiro do golo, desta vez com um cabeceamento perigoso de Svea Rehnberg, para que as Leoas também o fizessem. Um primeiro pontapé de Flor Bonsegundo saiu demasiado frouxo para defesa fácil – a primeira na partida – mas, a seguir, Jeneva Gray atirou cruzado e quase deu a melhor conclusão a um lance de contra-ataque.
Aproveitando este crescendo verde e branco, Micael Sequeira refrescou o meio-campo e o ataque com as entradas de Brenda Pérez e Brittany Raphino, porém o Hammarby IF reagiu em força e, aos 69’, chegou mesmo ao golo. Escassos minutos depois de Rehnberg ter acertado na trave com mais um cabeceamento, uma boa jogada de envolvimento na direita permitiu encontrar Emilie Joramo sozinha na área e a camisola 7 das suecas não perdoou e deixou o Sporting CP em desvantagem no jogo e na eliminatória.
Na esforçada resposta verde e branca, Flor Bonsegundo voltou a atirar à figura de Melina Loeck, mas mais apertada foi até a intervenção de Anna Welmann, do outro lado, a pontapé rasteiro de Emilie Joramo. Com as Leoas em dificuldades para tentar um esforço final junto da baliza nórdica, Micael Sequeira apostou na juventude Constança Maia e Ana Tomaz - ambas em estreia - para os derradeiros minutos, onde muito se lutou, mas nada mudou.
Sob esta desvantagem mínima, é daqui a uma semana, na próxima quarta-feira, que a eliminatória terá o seu desfecho, em solo sueco, em Estocolmo.
Sporting CP: Anna Welmann [GR], Beatriz Fonseca, Ashley Barron, Mackenzie Cherry, Érica Cancelinha, Daniela Arques (Brenda Pérez, 65’), Andreia Bravo [C] (Matilde Nave, 76’), Jeneva Gray, Flor Bonsegundo (Constança Maia, 87’), Carolina Santiago (Ana Tomaz, 87’), Telma Encarnação (Brittany Raphino, 65’)