VAR, VAR e VAR… Viva a liberdade desportiva!
30 Out, 2025

CAMPEONATO NACIONAL I – No passado domingo o Sporting CP deslocou-se a Tondela para cumprir o seu jogo da nona jornada do Campeonato Nacional. Foi uma partida na qual mostrámos logo qual o propósito da nossa visita, isto é jogar e vencer. No primeiro minuto, a primeira grande oportunidade. E mais se seguiram até que, ainda antes do meio da primeira parte, Luis Suárez pega na bola, faz das suas, deambula e finta vários adversários e atira certeiro para o primeiro golo da partida. Um grande golo! Apesar de várias outras oportunidades o intervalo chegou com esse golo solitário a nosso favor. No segundo tempo, pela hora de jogo, foi Pote a mostrar toda a sua arte e saber… pega na bola, na meia esquerda do ataque Leonino, finta todos quanto lhe surgem pela frente e fuzila as redes adversárias com um potente e colocado tiraço! Estava feito o segundo golo do Sporting CP! Tínhamos ainda meia-hora para jogar e o míster Rui Borges foi fazendo alterações, gerindo com tranquilidade e saber o jogo e a equipa. Já em período de desconto, obra de vários dos novos jogadores que foram entrando, surgiu o nosso terceiro golo, por Geovany Quenda, de cabeça, a coroar um belo centro de Matheus Reis. Estava cumprida a nossa missão na Beira Alta, com uma justa vitória e mais três pontos conquistados!
CAMPEONATO NACIONAL II – Na sexta-feira à noite temos o nosso jogo da décima jornada, contra o ribatejano Alverca, no José Alvalade. Estamos quase a atingir o primeiro terço da prova e importa continuar onde estamos, ou seja, claramente na luta pelo título (na luta pelo Tri!), a escassos pontos do primeiro classificado, possuindo o melhor ataque da prova e uma das melhores defesas da competição. E estamos claramente a subir de forma. Força, Leões, Força, equipa!
CHAMPIONS – Na semana passada vivemos mais uma grande noite europeia no nosso Estádio José Alvalade! Recebemos o Olympique de Marseille, líder isolado do campeonato francês, indiscutivelmente uma das grandes equipas da Europa, recheada de excelentes jogadores e superiormente comandada e dirigida. Tínhamos todos a noção de que pela frente estava um “osso muito difícil de roer”. O jogo começou e logo se viu que assim seria, pois – sem qualquer dúvida – estávamos a defrontar uma das actuais melhores equipas da Champions. Não espantou que o Olympique de Marseille marcasse um golo, aliás um grande golo, através de um soberbo remate na entrada da grande área sem hipóteses para Rui Silva. Ainda assim, o Sporting CP lutava com denodo e ia equilibrando a posse de bola e começava a dar sinais, vários sinais, de querer mesmo discutir a partida, desde logo com remates perigosos de Pote, Trincão e Suárez. No final da primeira parte surgiu a primeira grande intervenção do VAR neste jogo: é assinalado penálti contra o Sporting CP e o VAR intervém e leva o árbitro a reverter o mesmo, por clara simulação do jogador marselhês, com o concomitante segundo amarelo para esse jogador e a sua correspondente expulsão. As coisas poderiam melhorar no segundo tempo. E assim foi! Sempre com João Simões em grande plano, o Sporting CP foi porfiando e a meio da segunda parte – já depois de Quenda ter mandado uma bola ao poste – marca o golo do empate, através de oportuno e grande remate do recém-entrado Geny Catamo! Segunda grande intervenção do VAR: o golo é anulado por fora de jogo assinalado pelo fiscal de linha, mas o VAR – depois de colocar e analisar as respectivas “linhas” – valida a posição de Catamo e, consequentemente, o nosso golo! Estávamos empatados, o José Alvalade a rugir, a equipa a acreditar… tudo era possível… e foi! Já na recta final do desafio o também entrado Alisson (que evolução!) acreditou, pegou na bola no lado esquerdo do nosso ataque, flectiu como é seu hábito para o centro, disparou violentamente e colocado… um jogador francês faz penálti com o braço… a bola segue no seu inexorável caminho para a baliza… e é golo! Era o nosso segundo golo! O golo da nossa vitória! O José Alvalade regurgita como só ele sabe fazer! Depois, já no período de descontos temos a terceira grande intervenção do VAR: o árbitro expulsa Maxi Araújo por suposta agressão; as imagens mostram que não há qualquer agressão e o VAR dá indicação ao árbitro que deve rever a sua decisão e cancelar a expulsão! E é o que e bem sucede. Pouco depois, termina o jogo, o Sporting CP conquista mais três pontos e está, com um somatório de seis pontos, em zona de apuramento na Champions! Próxima jornada vamos a Turim jogar com a Juventus FC! Força, Leões! Parabéns, equipa!
VAR, VAR e VAR – A importância do VAR para a verdade desportiva ficou bem patente no nosso último jogo da Champions, como resulta do que atrás já deixei escrito. Sem VAR o Sporting CP teria, muito provavelmente, sofrido um segundo golo de penálti, o Olympique de Marseille teria continuado com onze jogadores em campo, o primeiro golo do SPORTING teria sido anulado e o Clube teria terminado o jogo só com dez jogadores, por expulsão de um dos seus! É obra! Este jogo é, pois, um verdadeiro case study, óptimo para ser mostrado vezes sem conta a quem duvidar ou – a soldo de quaisquer pérfidos interesses – quiser duvidar da força decisiva desta ferramenta para a imperiosa e necessária vitória da verdade desportiva! Todos os que sejam pela verdade desportiva devem, pois e entusiasticamente, apoiar o VAR! E deixar de vez as ferozes críticas com que, por vezes, se mimoseia o VAR para gente sem princípios e valores desportivos, ou seja, sem escrúpulos! Tudo, claro, sempre com a ideia de melhorar e desenvolver essa extraordinária ferramenta de defesa, guarda e proteção da verdade desportiva, essa mesmo… o VAR!
TAÇA DA LIGA – Começa nesta semana a disputa desta prova. Jogamos nesta terça-feira com o FC Alverca (já depois de escrever esta crónica). Sabemos da rotação que o míster Rui Borges vai fazer, é normal, faz parte da gestão do grupo de trabalho. Confiança temos toda, o nosso plantel é sólido e de qualidade superior. Vamos, pois, a caminho da respectiva final four! Força, equipa!
ANDEBOL/CHAMPIONS – Na semana passada mais uma grande vitória da nossa extraordinária equipa na Noruega, contra o Kolstad, por quatro golos de diferença. Estamos a fazer o nosso trabalho para garantir a presença do Clube na próxima fase da prova. E estamos bem encaminhados. O sonho continua a ser… Colónia! Força, equipa! Força, Leões!
BASQUETEBOL – No fim-de-semana passado mais uma visita ao Dragão e mais uma vitória! Desta feita para a Taça Hugo dos Santos, com uma vitória centenária e com vinte pontos de diferença. É obra! Bom trabalho, professor Luís Magalhães! Força, equipa!
JUDO – Somos Octacampeões! Ganhámos pela oitava vez consecutiva o Campeonato Nacional de equipes (seniores masculinos), desta feita nos tapetes da Universidade de Aveiro. São igualmente doze títulos de Campeão nos últimos treze Campeonatos! É obra! Força, equipa! Força, Leões! Parabéns, Pedro Soares! Parabéns, judo Leonino!
Viva o Sporting Clube de Portugal!