Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Entrega Leonina não chegou para levar a Supertaça

Por Sporting CP
05 Out, 2025

Desaire da equipa de rugby feminino do Sporting CP frente ao Sport Clube do Porto/CRAV por 34-10

A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal perdeu por 34-10 frente ao Sport Clube do Porto/CRAV, no jogo de atribuição da Supertaça Nacional, que decorreu na Bairrada.

A jovem formação Leonina foi de entrega inexcedível, mas insuficiente para levar de vencida a formação adversária, que juntou a Supertaça ao Campeonato e Taça de Portugal conquistados na época anterior.

O Sporting CP teve bons momentos e conseguiu colocar-se em vantagem por 5-0, com um ensaio de Maria Teixeira, logo nos primeiros minutos.

Mas a resposta da formação do Sport Clube do Porto/CRAV foi quase imediata, com dois ensaios e uma penalidade pelo meio, para se colocar na frente por 12-5.

O Sporting CP sentiu dificuldades para segurar as linhas mais atrasadas (ou seja, as jogadoras mais de organização da formação adversária) e por isso o jogo andou várias vezes na área de 22 metros (último terço de campo) onde o Sporting CP defendia.

A equipa Leonina nunca se entregou às adversidades, pelo contrário, lutou muito, mas ainda sofreu um ensaio, para o 17-5 ao intervalo.

No segundo tempo, o Sporting CP voltou a entrar bem no jogo. As Leoas andaram bem perto da linha de ensaio, mas não conseguiram esse propósito e foi o Sport Clube do Porto/CRAV a fazer dez pontos correspondentes a dois ensaios (cada ensaio vale cinco pontos) e ainda a converter uma penalidade após ensaio, para o 29-5.

Sempre batalhadoras, as jogadoras da equipa de rugby do Sporting CP orientadas por Luís Barata conseguiram ainda um ensaio, assinado por Inês Barbosa, após muito boa circulação de bola e passe da média de abertura, Marta Pedro, para o 29-10, mas o jogo não terminaria sem mais um ensaio da equipa adversária das Leoas, para o 34-10 final.

Foto João Pedro Morais

Luís Barata: "Estamos a preparar muito bem a Supertaça"

Por Sporting CP
04 Out, 2025

Leoas do rugby defrontam Sport CP/CRAV este domingo

A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal vai disputar, este domingo, a Supertaça com o Sport CP/CRAV, com o jogo a estar marcado para as 14h00 no Campo de Rugby da Moita, Anadia.

Na antevisão à Sporting TV, o treinador Luís Barata falou sobre o momento da equipa que dirige, assegurando que o trabalho está a ser realizado da melhor forma.

"Estamos plenamente focados no objectivo de construir uma equipa. Temos muitas atletas jovens e temos tido uma aposta na formação. Estamos a construir e a construir bem. Possivelmente, as coisas não vão acontecer como queremos no imediato, mas estamos fortes, muito focados e a preparar muito bem a Supertaça", referiu.

O técnico lembrou que a pré-época contou com "um estágio muito produtivo" que serviu para "trabalhar algumas das questões para esta época e novidades relativas à estrutura da equipa e à dinâmica de ataque". "Queremos surpreender", acrescentou.

Admitindo que "a pressão existe sempre para quem veste de verde e branco", Luís Barata abordou, então, o adversário de domingo.

"O Sport CP/CRAV é uma equipa muito forte e está num processo de construção com alguns anos que está a ter resultados. São fortes defensivamente e no ataque também. Jogam muito bem ao pé e são fortes a nível táctico. Temos de trabalhar para fazer face a essas adversidades e mostrar o nosso rugby", frisou.

Por fim, o timoneiro das Leoas admitiu que o plantel conta com "algumas alterações", assegurando, ainda, muita esperança para o futuro: "Houve jogadoras a sair e a entrar, o que nos dá alguma força como o início traz sempre coisas novas. É mais exigente, mas estamos a trabalhar bem e temos a plena confiança de que as coisas vão correr bem".

Maria Teixeira, capitã de equipa, também esteve na Sporting TV para garantir que o grupo está "a entrar com o pé direito" em 2025/2026: "Começámos os trabalhamos há cerca de um mês e estamos a preparar intensamente este jogo, que é importante e lança a época. Sabemos que vai ser uma temporada difícil e que começa dessa forma. O Sport CP/CRAV venceu o Campeonato e a Taça no ano passado, pelo que vamos ter de enfrentar fortes adversárias. Estamos em processo de construção de uma equipa e vamos trazer tudo o que temos estado a trabalhar neste jogo. Se tudo correr bem, queremos a vitória".

A jogadora não escondeu que o Sporting CP "tem um pouco menos experiência no jogo ao pé, o que faz com que o jogo corrido seja muito mais consistente": "Estamos a trabalhar exactamente nisso. Estamos a criar algumas novidades tácticas, o que vai trazer alguma surpresa".

"O nosso trabalho é continuar este percurso, aumentar o nível e conseguir integrar quem chega. É difícil, mas é recompensador quando conseguimos olhar para as nossas colegas e ver toda a evolução. Estamos a fazer um trabalho muito consistente", acrescentou.

Maria Teixeira reforçou que o objectivo é "surpreender" através de "mudanças no estilo de jogo, em coisas novas e uma intensidade diferente": "Este é o palco ideal para isso, para mostrarmos a nossa evolução. (...) Vai ser um jogo bastante interessante e tudo pode acontecer porque as finais são mesmo assim".

Por fim, a capitã apelou à presença dos Sportinguistas: "É completamente diferente jogar com apoio nas bancadas. Ajuda-nos dentro de campo e pode ser um pormenor para nos ajudar a virar o jogo".

Foto Sérgio Martins

Rugby vence Troféu Stromp com resultado expressivo

Por Sporting CP
28 Set, 2025

Leões derrotaram a Academia Ubuntu Rugby por 61-0

A equipa de rugby do Sporting Clube de Portugal venceu, na manhã deste domingo, o Troféu Stromp, ao bater a Academia Ubuntu Rugby por expressivos 61-0.

Disputado no Campo número dois do Estádio Universitário de Lisboa, o encontro foi marcado pela superioridade total da formação verde e branca, que controlou todos os momentos do jogo e selou uma vitória clara diante dos Sócios e adeptos presentes.

Um arranque moralizador para a nova temporada, com os Leões a mostrarem-se em grande nível no tradicional duelo de apresentação.

Foto Sporting CP

Leoas são as novas campeãs nacionais de sub-18

Por Sporting CP
26 Jan, 2025

É o primeiro título feminino de sempre do Sporting CP na formação

Fez-se História no Estádio Universitário de Lisboa. A equipa feminina sub-18 de rugby do Sporting Clube de Portugal sagrou-se Campeã Nacional, este domingo à tarde, ao ter vencido dois jogos na segunda jornada da fase final do Campeonato Nacional. É o primeiro título de sempre que o Sporting CP alcança na formação feminina da modalidade.

Para atingir este feito inédito, as jovens Leoas começaram por bater o RC Tondela por 43-21 no Campo 7, graças aos ensaios de Rita Nunes (2), Madalena Teixeira (2), Madalena Passarinho, Vera Lucena e Catarina Lalanda.

A seguir, a equipa verde e branca superou o CRAV em toda a linha por 67-7. Catarina Lalanda (3), Madalena Teixeira (3), Sian Hersey (2), Rita Nunes, Marta Pires e Sara Amaral foram as autoras dos ensaios e a festa fez-se a verde e branco pela primeira vez.

Foto João Pedro Morais

Supertaça não sorriu às Leoas

Por Sporting CP
05 Out, 2024

Equipa feminina de rugby perdeu frente ao SL Benfica por 24-5

A equipa feminina de rugby do Sporting CP perdeu este sábado frente ao SL Benfica por 24-5, na Supertaça Nacional, jogo realizado no Centro de Alto Rendimento do Jamor.

As Leoas orientadas por Luís Barata tiveram uma primeira parte difícil e sofreram três ensaios (um deles ensaio de penalidade por decisão do árbitro que considerou que as Leoas cometeram infracções sucessivas a defenderem junto à linha dos postes).

Os três ensaios sofridos (cada ensaio vale cinco pontos) lançaram as águias para um 19-0, que se registava no final dos primeiros 40 minutos.

No segundo tempo, o Sporting CP conseguiu um ensaio, assinado por Beatriz Teixeira, que atenuou a diferença para os 24-5 finais, isto porque as águias tinham conseguido um ensaio minutos antes.

No final da partida, o técnico do Sporting CP, Luís Barata, fez a análise ao jogo em declarações aos meios de comunicação do Clube. 

“Iniciámos um processo há cerca de um mês. É pouco tempo de trabalho, ainda. Não entrámos bem no jogo, com alguma pressão e isso afectou um bocadinho o modelo de jogo e o plano que tínhamos preparado para esta Supertaça, mas na segunda parte conseguimos dar a volta e tornou-se um jogo mais equilibrado. Estamos a trabalhar num processo de renovação da equipa, uma equipa muito jovem, com muitas jogadoras com pouca experiência, também com algumas jogadoras com muita experiência, mas num processo claro de transição. O nosso objectivo para este ano é construir uma equipa com solidez, uma equipa consistente e isso vai levar tempo, mas ficam aqui muito bons indicadores do trabalho da equipa e, portanto, fico satisfeito com a nossa segunda parte e principalmente com um dos grandes objectivos que tínhamos para este jogo e que era jogarmos como equipa e estarmos unidas. Isso foi notório, principalmente na segunda parte. Viu-se de fora que conseguiram jogar como equipa e isso é muito positivo. Esta equipa tem margem para crescer, sem dúvida".   

 Segue-se agora para o Sporting CP o Campeonato Nacional de 15, que já teve a primeira jornada da prova.

Foto Sérgio Martins

Rugby com tarde infeliz na apresentação aos adeptos

Por Sporting CP
22 Set, 2024

Leões cedem perante o Rugby Vila da Moita no Troféu Stromp

A equipa masculina de rugby do Sporting Clube de Portugal perdeu com o Rugby Vila da Moita por 15-32, este domingo, no jogo de atribuição do Troféu Stromp.

Disputado no campo número dois do Estádio Universitário de Lisboa, o duelo de apresentação aos Sócios e adeptos não correu como esperado à formação verde e branca, que viu o adversário superiorizar-se e levar para casa o troféu.

Os 15 pontos Leoninos nasceram de ensaios da autoria de João Afonso Telhada e Pedro Patrício e de uma conversão e uma penalidade assinadas por Daniel Bessa.

Foto João Pedro Morais

Leoas conquistam a Taça de Portugal

Por Sporting CP
21 Abr, 2024

​Rugby feminino bateu o SL Benfica na final por 17-22

A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal venceu o eterno rival SL Benfica por 17-22, este domingo, conquistando dessa forma a Taça de Portugal.

Numa final muito disputada do início ao fim, que teve como palco o Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, o SL Benfica até começou melhor. Facinia Santos abriu o placard com o primeiro ensaio das águias, aos 19 minutos, mas a resposta chegou logo a seguir, aos 22’, com Tetiana Tarasiuk a converter também um ensaio e a empatar para o Sporting CP (5-5).

Ainda na primeira parte, as encarnadas voltaram a adiantar-se aos 33 minutos, por Neuza Banete, que fez o 10-5, só que o Sporting CP respondeu na mesma moeda. Aos 37’, Yara Fonseca fixou a igualdade a 10-10 ao intervalo com mais um ensaio.

Já na segunda parte, a história repetiu-se. O SL Benfica voltou a entrar por cima e chegou ao 17-10, aos 65 minutos, com um ensaio de Arlete Gonçalves e a respectiva transformação. No entanto, as Leoas nunca desistiram e igualaram pouco depois, aos 71’, desta feita com a capitã Maria Teixeira a ser a autora do ensaio e Franciele Martins a não falhar na transformação (17-17).

Com tudo empatado no fim do tempo regulamentar, o jogo seguiu então para o prolongamento. Depois de uma primeira parte sem mexidas no marcador, já no sexto minuto do segundo tempo Edna Santini converteu um ensaio e fechou assim a conquista da prova Rainha por parte das Leoas, com o resultado final de 17-22.

Sporting CP: Franciele Martins, Bárbara Barros, Alessandra Costa, Ana Freire, Margarida Cunha, Mariana Fonseca, Ana Sofia Costa, Maria Teixeira (C), Leonor Amaral, Yara Fonseca, Inês Barbosa, Edna Santini, Anastasiia Kryzhanovska, Beatriz Teixeira e Tetiana Tarasiuk.

Foto João Pedro Morais

Tomás Campos: "Vamos continuar a melhorar"

Por Sporting CP
28 Jan, 2024

​Capitã Maria Teixeira também falou após a final da Divisão de Honra

Após a derrota frente ao SL Benfica (25-0), na final da Divisão de Honra do Campeonato Nacional de rugby de XV, o treinador Leonino Tomás Campos mostrou-se naturalmente insatisfeito com o resultado, mas fez questão de sublinhar o esforço da sua equipa, que está a atravessar “uma fase de transição”.

“Entrámos bem no jogo e tivemos momentos muito bons, soubemos responder quando o SL Benfica conseguiu concretizar e avançar no marcador. Nos últimos quinze minutos fomo-nos claramente abaixo a nível físico e psicológico, notou-se que a equipa teve mais dificuldades em voltar a subir e a focar-se”, começou por afirmar o técnico aos meios de comunicação Leoninos.

“Ainda assim, estou muito orgulhoso do trabalho que aequipa tem vindo a desenvolver desde o início da época. Trouxemos para este jogo o crescimento e orgulho que temos no trabalho que estamos a fazer. Sabemos que o SL Benfica é uma equipa muito competente e está muito forte, dou os parabéns às justas vencedoras, porque jogaram melhor rugby que nós nos 80 minutos”.

Tomás Campos lembrou ainda a juventude do plantel, que perdeu jogadoras importantes nos últimos anos. “Tivemos aqui as jogadoras mais velhas a liderar a equipa, mas a dar espaço e a puxar pelas mais novas, que quiseram responder à passagem de testemunho. O que fica é o orgulho no processo que temos estado a fazer”, reforçou o técnico, lembrando em seguida que agora vem aí a disputa da Taça de Portugal e do Campeonato Nacional de sevens.

“Sentimos que vamos continuar a melhorar. Ainda não estávamos no ponto que precisávamos para ganhar esta final, mas estamos muito tranquilos relativamente ao que estamos a fazer. Agora que venha a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional de sevens”, sublinhou.

Já a capitã Leonina Maria Teixeira falou num jogo “muito complicado e físico” diante das águias.

“Entrámos muito bem na partida, mas talvez a paragem na primeira parte para a assistência à jogadora do SL Benfica nos tenha desequilibrado um pouco e feito o SL Benfica juntar-se e unir-se. Foi um jogo muito disputado e acabámos por perder nos pormenores, temos muito que melhorar e uma equipa incrível para continuar a fazê-lo”, referiu, prosseguindo com a análise.

“O SL Benfica tem estado muito forte e a crescer, enquanto nós vínhamos de uma série de vitórias nos últimos anos. Estamos a construir uma equipa pois passámos por uma renovação, sendo que já sabíamos que ao longo deste processo os resultados provavelmente não seria os mesmos do passado”, lamentou, direccionando o foco para a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional de sevens.

“Apesar de estarmos a trabalhar no crescimento da equipa, lutamos sempre pela vitória. Esse é o espírito do Sporting CP e é aqui queremos estar, nas finais. Se calhar muitas pessoas não acreditavam que chegaríamos aqui, mas estamos cá. Trabalhamos sempre pela vitória, a época não acabou e ainda há muito por jogar. Vamos já voltar a atacar os treinos e continua a trabalhar”.

Foto João Pedro Morais

Leoas derrotadas na final da Divisão de Honra

Por Sporting CP
28 Jan, 2024

​Rugby feminino cede perante o SL Benfica no Jamor

A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal perdeu com o eterno rival SL Benfica por 25-0, este domingo, na final da Divisão de Honra do Campeonato Nacional de XV.

Disputado no Campo A do Centro de Alto Rendimento do Jamor, com muito público nas bancadas, o duelo teve uma primeira parte bastante disputada e física, com várias paragens para assistência médica. As Leoas até entraram por cima, mas foi o SL Benfica a colocar-se em vantagem, chegando ao intervalo a vencer por 12-0 fruto de dois ensaios e uma transformação.

Na segunda parte, apesar dos esforços da formação verde e branca, que esteve perto de reduzir a diferença no marcador, acabaram por ser as águias a aumentar para 25-0, com dois ensaios e uma penalidade convertida.

Recorde-se que o Sporting CP, detentor da hegemonia na modalidade, conquistara este troféu nas últimas sete épocas, três vezes em rugby de XV, uma de XIII (2020) e três de sevens (2017 a 2019).

XV inicial do Sporting CP: Franciele Barros, Bárbara Barros, Alessandra Lima Costa, Ana Freire, Margarida Arriaga Cunha, Mariana Fonseca, Ana Sofia Costa, Maria Teixeira (C), Leonor Amaral, Marta Pedro, Yara Fonseca, Inês Barbosa, Anastasiia Kryzhanovska, Edna Santini e Tetiana Tarasiuk.

Foto Sérgio Martins

Leoas derrotadas na Taça Ibérica

Por Sporting CP
14 Jan, 2024

Desaire frente ao CR Majadahonda, por 59-0

A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, frente às espanholas do CR Majadahonda por 59-0 na final da Taça Ibérica da modalidade.

No desafio que opôs as campeãs portuguesas às campeãs espanholas, a formação do país vizinho, sedeada nos arredores de Madrid, palco do jogo, já estava à frente do emblema de Alvalade ao intervalo por 25-0.

O Sporting CP falhou, assim, a possibilidade de somar a terceira Taça Ibérica do historial e tem agora como próximo objectivo sagrar-se Campeã Nacional para poder voltar a jogar o troféu que anualmente opõe as detentoras dos campeonatos domésticos de Portugal e Espanha.

Páginas

Subscreva RSS - Rugby