Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Está aqui

O Goalball é um desporto coletivo para pessoas com deficiência visual, constituindo-se um desporto único, com material e equipamento específico, impossível de comparar a qualquer outro desporto convencional. Não obstante de ser um desporto criado para pessoas com deficiência visual, pode ser desenvolvido com pessoas normovisuais, ou outras deficiências, desenvolvendo aspetos como a orientação espacial e a perceção auditiva. O Goalball é um desporto praticado por duas equipas de três elementos com o máximo de três suplentes. O jogo é disputado geralmente em recinto fechado num campo rectangular, com as medidas de um campo de voleibol (18m x 9m). A baliza ocupa o comprimento da linha de fundo do campo. Todas as linhas do campo são visuais e tácteis. O uso de vendas é obrigatório, para que todos fiquem em igualdade de circunstâncias. É necessária uma bola específica, que no seu interior contém guizos que emitem ruído para que seja mais facilmente detetada pelos jogadores. O objetivo do jogo é marcar golos à equipa adversária, através de lançamentos realizados apenas com os membros superiores. Por sua vez, a equipa na sua ação defensiva, para evitar que a bola entre na sua baliza, deve defender com o corpo todo.

O Goalball existe no clube desde 2015 e conta com grandes conquistas nacionais e internacionais, num universo de 16 atletas. Destaca-se o impacto mediático da vinda para o Sporting Clube de Portugal dos dois melhores atletas mundiais (Genrik Pavliukianec – Lituânia e Lemon Moreno – Brasil), algo nunca visto no Goalball Português com fortes repercussões internacionais. Falou-se do Goalball Sporting CP em diferentes locais do mundo, com destaque para a Finlândia, Suécia, Brasil e Espanha. Nunca no Goalball Português se realizaram contratações deste género descrita como “galáticas” por um jornalista de uma rádio espanhola.

Não menos impacto teve, em 2016, a criação de uma equipa feminina. O acesso da mulher à prática desportiva e à educação física é uma história feita de avanços e recuos, pontuada por discriminações, mudanças de mentalidades e conquistas sociais. Na verdade, até ao final de 1800, a participação das mulheres em eventos desportivos era encarada do ponto de vista do entretenimento, dando-se particular atenção à postura facial e corporal, à beleza feminina e remetendo-se para segundo plano a força física, a agilidade e a destreza das atletas. O Sporting Clube de Portugal, valorizou, mais uma vez, o desporto feminino, potenciando igualdade de oportunidades a todas as suas atletas. O Sporting pretende formar atletas de grande qualidade e potencialidades incomparáveis, desenvolvendo, também, a alta competição no feminino.