Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

“Fora das quatro linhas há temáticas muito relevantes”

Por Jornal Sporting
19 Abr, 2016

Alexandre Mestre, docente de direito do desporto, falou de “Governança e Regulação”

No primeiro dia do congresso ‘Future of Football’, direcionado aos estudantes universitários, falou-se do papel dos adeptos no futebol, do futuro da formação de treinadores, do desenvolvimento do futebol feminino mas também do extra futebol e daquilo que vai para além das quatro linhas. Alexandre Mestre, docente na Universidade Europeia e também advogado, abordou os diferentes problemas que considera existirem no futebol português.

“É importante que quando se discute o futuro do futebol português, como advogado, tente transportar um bocadinho de como se deve fomentar a transparência, a percepção do público em relação às decisões, as questões orgânicas ou a própria integração da mulher ou das pessoas com deficiência no futebol. Há uma grande variedade temática fora das quatro linhas que são também muito relevantes, até para fazer os adeptos acreditarem na verdade desportiva”, afirmou o orador, explicando que apesar da Federação Portuguesa de Futebol se distinguir nalguns pontos, há outros que precisam de ser revistos.

“A FPF é uma das 19 federações, dentro das 209 da FIFA, que têm uma publicitação dos seus regulamentos, estatutos e publicações. É importante mencionar também o que se faz bem e os bons exemplos. Pelo contrário, o principal aspecto a melhorar penso que passe pela maior cooperação e união entre as organizações. Dou sempre este exemplo: se numa rua há três padarias, todas quererão que as outras fechem”, prosseguindo com a explicação para a metáfora: “Neste produto, todos os clubes SAD precisam uns dos outros na componente económico-financeira. Tudo o que possa reforçar a união e a cooperação entre eles deve ser uma prioridade. Outro aspecto é a transparência em alguns clubes e sociedades desportivas, em que às vezes temos dificuldade em perceber os regulamentos e estatutos, quem faz o quê, onde e como”.

Perante uma plateia bastante jovem e participativa, Alexandre Mestre mostrou-se satisfeito pelo interesse demonstrado, tal como com a iniciativa ‘leonina’ na organização do congresso ‘Future of Football’. “É sempre bom ver jovens preocupados, até porque serão os futuros gestores dos clubes, de associações e em quaisquer administrações em que o futebol estará presente. Também o exemplo do Sporting é de salutar, com a criação deste congresso de nível internacional”, concluiu.