Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto DR

Raios Te Partam

Por Jornal Sporting
08 Jun, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3627

Há quantos anos nos conhecemos? Sabes bem que te vimos nascer, tínhamos nós já 51 anos. Que bem te recebemos, uma excitação e enorme alegria. Eras o centro de todas as conversas…

É fácil perceberes porque para nós és tão especial, és a primeira, nossa desde o primeiro dia que nasceste e te vimos naquela curiosa caixinha mágica.

Foste tu que a partir de 1957 começaste também a mostrar ao mundo os feitos da maior potência desportiva que tanto enriqueceram as tuas emissões e o teu tesouro, o teu rico arquivo, onde guardas por exemplo a chegada dos nossos heróis de 1964 ou a conquista da primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, do nosso Carlos Lopes.

O tempo e carinho que sempre te dedicámos, vendo-te e ouvindo-te, acompanhando-te no crescimento, fizeram de ti uma companhia diária. Começaste a entrar na nossa casa sem avisares, a qualquer hora do dia ou da noite, porque tu és da casa.

Mas nos últimos tempos, é já uma série de maldades que nos fazes e não nos venhas com desculpas esfarrapadas, com conversas de prémios e audiências para justificar os teus desvarios, porque nós conhecemos-te demasiado bem.

O que se passa contigo? É a crise da meia-idade? Os 60 anos estão-te a pesar?

É necessário abanar-te para caíres na real? Há coisas que tens que ter sempre presente para não perderes a tua identidade e consequentemente pirares da cabeça de vez.

Lembra-te que também tu tens um historial inigualável, com excelentes profissionais ao longo dos tempos, uma reputação que não podes desbaratar e por isto tens também responsabilidades acrescidas. Não desbarates o legado que te deixaram. Sabemos, como tu sabes que o mundo mudou mas não pode valer tudo, não podes ceder à tentação fácil.

Tu és nossa! És pública, dos cidadãos, dos contribuintes e da inclusão! E isto não podes em momento algum esquecer, nem os teus profissionais que têm de ser o seu principal garante.

Aquilo que fizeste no passado Domingo é inqualificável e é o corolário do desrespeito e ingratidão com que nos últimos tempos nos tens tratado. Tal como as crianças, quiseste os brinquedos pensando que podias brincar com todos em simultâneo mas como já deves ter percebido, isso não é possível. Isto foi aquilo que parece ter sucedido contigo e com isto não só desiludiste como desrespeitaste as mulheres, os nossos 3,5 milhões de adeptos mais os adeptos do Sporting Clube de Braga, além de todos os outros cidadãos e contribuintes nacionais.

Quando as instituições internacionais e nacionais tanto esforço centram na igualdade de género, conseguiste apenas numa emissão destruir o investimento na paridade de género mas não só! Tu que tanto apregoas inclusão e paridade de género fizeste precisamente o contrário porque se tratava de uma final da Taça de Portugal feminina…farias o mesmo se fosse a masculina? Terias coragem de o fazer na última transmissão deste troféu que levaste a cabo no passado mês de Maio?

E o investimento que o Sporting CP e o Sporting de Braga fizeram neste regresso ao futebol feminino não te merece um mínimo de respeito? E os patrocinadores? E a Federação Portuguesa de Futebol que tanto apostou e investiu? Os bilhetes para promover o futebol feminino foram gratuitos, bateu-se o recorde de assistências que anteriormente tinha sido também batido em Alvalade. A FPF cedeu-te os direitos de transmissão com legítimas expectativas que tu cumprisses o expectável e te era exigido, a transmissão do jogo na íntegra e sem interrupções ou divisões, tal como fazes nos masculinos e que nos mostrasses a festa da consagração. Apesar da autorização da FPF para a Sporting TV difundir o jogo em simultâneo tu não permitiste, porquê? Para isto?

Se querias transmitir um concerto de música, tinhas que programar melhor, pois tens outras opções e canais… mas não, quiseste mostrar um jogo de futebol a ouvir música e ver um concerto de música a ouvir relato de futebol… assim não! Raios Te Partam! Não nos podias ter feito isto! Imagino também o que devem estar a sentir todos aqueles que queriam assistir calmamente ao Concerto de Manchester…

Face a esta tua atitude discriminatória não podemos ficar impávidos e serenos pelo que não iremos ficar por aqui, mesmo que como se diz usualmente, no final e para a história, o que fica é o resultado! Este ficará com certeza até porque a Taça conquistada irá permanecer no Museu Sporting ao lado do troféu de Campeão Nacional, uma dobradinha que permanecerá para memória futura. Nós honramos o nosso passado, demonstrando respeito no presente e assim sermos considerados no futuro.

Boa leitura!