Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Entrada com o pé direito em 2023/2024

Por Sporting CP
09 Ago, 2023

​Equipa B bate Amora FC com exibição de qualidade no arranque da Liga 3 (1-0)

Rola a bola! A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal deu o pontapé de saída oficial em 2023/2024 com um triunfo frente ao Amora FC (1-0), esta quarta-feira, na jornada um da série B da Liga 3. O conjunto verde e branco assinou uma exibição de qualidade, a defender e a atacar, mas ficou a dever a si próprio mais golos, tantas foram as oportunidades de que dispôs.

Os Leões, que apresentam o plantel com a média de idades mais baixa da prova (19,50 anos), à semelhança dos anos anteriores, têm no grupo oito jogadores que disputaram o escalão sub-19 na última época, e voltaram a defrontar um adversário que tinham batido na pré-época por 2-1.

A turma de Filipe Çelikkaya subiu ao relvado do Estádio Aurélio Pereira com um onze muito jovem, em que se incluíam seis juniores, e assumiu a iniciativa desde cedo. Num arranque de partida muito físico e intenso, com vários duelos na zona do meio-campo, foi o Sporting CP que ensaiou as primeiras aproximações à baliza rival, embora sem conseguir criar grandes ocasiões.

Aos poucos, os Leões foram-se instalando no reduto adversário e deixaram alguns avisos, primeiro por Tiago Ferreira, à figura, e depois por Vando Félix, que apareceu ao segundo poste com tudo para marcar mas atirou fora do alvo. Ainda assim, à terceira foi mesmo de vez, com Rafael Nel a aparecer isolado após passe de Miguel Menino e a fazer o 1-0 de ângulo reduzido.

Na recta final da primeira parte, a vantagem alcançada permitiu ao Sporting CP atacar com mais critério e sem arriscar tanto, enquanto o Amora FC subiu as linhas na tentativa de restabelecer a igualdade. Apesar disso, os forasteiros nunca conseguiram sequer chegar perto da área de Diego Calai, que foi um mero espectador, pelo que o resultado não sofreu qualquer alteração.

No regresso do intervalo, a partida começou muito animada com as duas equipas a criarem perigo. Primeiro foi Rafael Nel que ficou perto de bisar de cabeça, na sequência de um canto, e depois Tiago Ferreira, que, após jogada individual de enorme classe, quase fez um golaço de fora da área, acertando na barra. Já o Amora FC, respondeu com um remate que passou muito perto.

Tal como a primeira, também a segunda parte foi dominada pelos Leões, que jogaram um futebol de qualidade e criaram várias ocasiões claras para dilatar a vantagem. Manuel Mendonça falhou o alvo por centímetros, num belo cabeceamento, e Tiago Ferreira, que esteve em destaque na frente com vários lances de encher o olho, obrigou o guarda-redes a duas defesas providenciais.

Já dentro dos últimos 20 minutos, Filipe Çelikkaya lançou Samuel Justo, Diogo Cabral e Marco Cruz para refrescar a equipa, que nunca tirou o pé do acelerador e continuou a insistir no ataque. Tiago Ferreira voltou a ter tudo para marcar mas, mais uma vez, esbarrou no guarda-redes, e já nos descontos o recém-entrado Lucas Anjos também quase fez o segundo, mas sem sucesso.

Antes do fim, nota para a expulsão por acumulação de amarelos do guardião Diego Calai. Samuel Justo substituiu o colega na baliza, visto que o Sporting CP já tinha esgotado as substituições, mas não teve tempo para ser testado visto que o árbitro apitou para o término logo de seguida.

Os Leões voltam a entrar em acção já este domingo, dia 13 de Agosto, em casa do SC Covilhã, em jogo referente à segunda jornada. De referir que esta primeira fase da Liga 3 é disputada por 20 clubes divididos em duas séries de dez, que jogam entre si a duas voltas (casa e fora). Os primeiros quatro classificados de cada série garantirão uma vaga no apuramento de campeão.

Sporting CP: Diego Calai [GR], Leonardo Barroso, Lucas Taibo, Miguel Alves, David Monteiro, Alexandre Brito, Manuel Mendonça (Manuel Mendonça, 71’), Miguel Menino (Marco Cruz, 71’), Vando Félix (Samuel Justo, 71’), Tiago Ferreira [C] (Rodrigo  Marquês, 90+4’) e Rafael Nel (Lucas Anjos, 84’).