Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leão sem inspiração

Por Sporting CP
14 Dez, 2025

Equipa B derrotada na recepção ao FC Vizela (0-1)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu com o FC Vizela por 0-1, este domingo, em jogo a contar para a 14.ª jornada da Liga Portugal 2. Mérito para a equipa vizelense, que reduzida a 10 unidades desde os 38 minutos, foi muito competente e conseguiu suster a pressão verde e branca, numa manhã pouco inspirada dos jovens Leões. Um desaire que em nada mancha o percurso do conjunto de João Gião, que se mantém ainda assim nos lugares cimeiros da tabela. 

Com o sol a brilhar em Alcochete, foi o FC Vizela a começar mais pressionante. Com posse nos minutos iniciais da partida, a formação vizelense fez a bola circular no meio-campo verde e branco, sem conseguir no entanto aproximar-se com perigo da baliza defendida por Francisco Silva.

Já os Leões, com dificuldades para chegar à área adversária, foram apostando na velocidade de José Silva e Paulo Cardoso pelas alas, mas esbarraram sempre na bem organizada defensiva visitante.

Aos 12 minutos, e já depois de um primeiro remate sem direcção de Miguel Tavares, o FC Vizela confirmou o seu ascendente na partida. Num veloz contragolpe pela direita, Damien Loppy cruzou rasteiro, o esférico atravessou toda a área e, ao segundo poste, o mesmo Miguel Tavares apareceu para inaugurar o marcador no Estádio Aurélio Pereira.

O Sporting CP reagiu bem e Paulo Cardoso, como uma flecha pela esquerda, conquistou o primeiro pontapé de canto dos Leões no jogo. Aos 16’, foi Rodrigo Dias a surgir na zona central para, na ressaca, atirar por cima do alvo. Três minutos depois, na sequência de um canto, Rômulo Júnior saltou mais alto do que tudo e todos, mas também não acertou bem na bola.

Com os Leões dominantes, o FC Vizela continuou a apostar nas transições em profundidade e aos 19 minutos Miguel Tavares esteve muito próximo de bisar. Já dentro da área, o avançado visitante disparou não muito por cima da trave.

O Sporting CP foi à procura da igualdade e respondeu aos 23’: Samuel Justo encontrou Rodrigo Ribeiro na profundidade e o camisola 28 rematou para defesa apertada de Antonio Gomis. Pouco depois, foi Paulo Cardoso a tentar a sua sorte, mas ao lado.

A partida entrou num registo mais repartido e sem grandes aproximações às áreas, mas os minutos finais da primeira parte ficam marcados pela atitude irreflectida de Moha Moukhliss, que à passagem dos 38 minutos agrediu Rafael Nel com uma cabeçada e viu cartão vermelho por conduta violenta, devidamente sinalizada pelo vídeo-arbitro.

Os minhotos, reduzidos a dez unidades, continuaram no entanto a criar perigo e aos 43 minutos só uma defesa monumental de Francisco Silva, a voar para negar o golo a Manu Garrido, impediu que o FC Vizela aumentasse a vantagem ainda antes do intervalo.

Com desvantagem no marcador mas em superioridade numérica, João Gião promoveu a entrada de Flávio Gonçalves para atacar os segundos 45 minutos.  E o Sporting CP regressou dos balneários à procura do golo, que esteve muito perto de acontecer aos 55 minutos: Paulo Cardoso, numa jogada de insistência individual pela esquerda, cruzou com conta, peso e medida para o cabeceamento de Samuel Justo, a passar rente ao poste vizelense.  

Aos 58 minutos, o técnico verde e branco subiu linhas, tirou o central Rômulo Júnior e lançou Rafael Besugo para o terreno de jogo. Balanceado para o ataque, o conjunto Leonino esteve novamente próximo de marcar aos 61’, precisamente pelos pés do camisola 77. Após uma recuperação de Manuel Mendonça já dentro da área, a bola sobrou para o médio, que disparou de primeira para o desvio de um defesa adversário, a dar o corpo às balas e a fazer o corte decisivo.

 A apostar no tudo por tudo, João Gião voltou a mexer a vinte minutos do fim da partida, operando uma dupla alteração ofensiva. Gabriel Silva e Lucas Anjos renderam Manuel Mendonça e José Silva e o Sporting CP continuou a carregar, embora sem conseguir criar muitas oportunidades flagrantes de golo.

Aos 78’, numa jogada vinda do banco, Flávio Gonçalves serviu de cabeça Gabriel Silva e o camisola 82, também com um cabeceamento, não empatou por pouco. Aos 86 minutos, num último fôlego, Kauã Oliveira entrou em campo e o Sporting CP apertou o cerco. Já no final do tempo regulamentar, e após uma jogada colectiva de construção, Samuel Justo rematou dentro da área e ainda se gritou golo na Academia Cristiano Ronaldo, mas a bola encaixou na malha lateral.  

Apostando em travar o jogo sempre que possível, o FC Vizela foi segurando a vantagem e pouco se jogou nos primeiros minutos de compensação. Até que para lá dos 96’, Flávio Gonçalves cabeceou à barra, na sequência de um livre apontado na direita, e Kauã Oliveira apareceu no ressalto a cabecear por cima. Num primeiro momento, a equipa de arbitragem assinalou grande penalidade sobre o brasileiro, mas, após prolongada análise, reverteu a decisão.

O jogo ainda prosseguiu, com a bola sempre a rondar a baliza vizelense, mas o Sporting CP, mais com o coração do que com a cabeça, não conseguiu mesmo reverter o resultado.

Sporting CP: Francisco Silva [GR], Rodrigo Ribeiro (Flávio Gonçalves, 45’), David Moreira, Rômulo Júnior (Rafael Besugo, 58’), Rodrigo Dias, José Silva (Lucas Anjos, 70’), Eduardo Felicíssimo, Paulo Cardoso, Manuel Mendonça [C] (Gabriel Silva, 70’), Rafael Nel, Samuel Justo. Treinador: João Gião. Disciplina: cartão amarelo para Paulo Cardoso (47’), Flávio Gonçalves (57’) e Rodrigo Dias (82’).