Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leoas vencem em Alvalade

Por Sporting CP
21 Out, 2023

Triunfo por 3-0 frente ao SCU Torreense com cinco mil adeptos na bancada

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste sábado, no Estádio José Alvalade, o SCU Torreense por 3-0 em jogo da quinta jornada da Liga BPI.

Mariana Cabral apostou de início em Carolina Jóia, Ana Borges, Andrea Norheim, Bruna Lourenço, Andreia Bravo, Brenda Pérez, Cláudia Neto, Jacynta Gala, Maiara Niehues, Ana Capeta e Diana Silva.

Neste Outubro Rosa, em que o Clube alerta para a prevenção e a luta contra o cancro da mama, com a campanha ‘Agarra esta Causa’, as duas equipas entraram em campo de mãos dadas com mulheres que venceram a doença.

Manhã diferente, a vários níveis, em Alvalade com as Leoas a jogarem no palco de todos os sonhos e perante 5003 adeptos nas bancadas. Um tributo ao futebol no feminino, que vai ganhando maior expressão em Portugal e com o Sporting CP, que é um dos clubes com mais atletas federadas, a contribuir para essa realidade.

Em campo exemplos disso mesmo – com uma equipa recheada de jovens jogadoras – e com Cláudia Neto, uma das atletas mais experientes do futebol português, a deixar o primeiro aviso. A avançada entrou na área descaída para a direita e rematou cruzado, fazendo a bola sair pouco ao lado da baliza do SCU Torreense.

No entanto, nem cinco minutos depois, Cláudia Neto chegou mesmo ao golo. Ana Capeta foi travada em falta na área, a árbitra Inês Andrada com a ajuda do VAR assinalou pontapé de penálti e, no frente-a-frente com Leonor Faria, a camisola 17 verde e branca não desperdiçou o primeiro golo da manhã.

Com o golo, e o entusiasmo verde e branco nas bancadas, o Sporting CP cresceu ainda mais no encontro e foi criando mais oportunidades de golo. O 2-0 foi esboçado várias vezes, com Leonor Faria a ter de mostrar serviço. A guarda-redes adversária negou por duas vezes o golo a Diana Silva e na recarga do segundo lance, ainda contou com a ajuda de uma defesa a evitar na linha o golo de Jacynta Gala.

Aos 45+1 minutos, a australiana também ainda colocou a bola na baliza, mas o tento foi anulado com recurso ao VAR.

Assim, a turma Leonina foi para o intervalo a vencer por apenas 1-0 e, enquanto Mariana Cabral dava indicações para a segunda metade, o relvado do Estádio José Alvalade recebeu todas as jogadoras da formação Leonina juntamente com as respectivas equipas técnicas.

A segunda metade começou depois sem alterações no Sporting CP e com a mesma vontade de chegar ao 2-0, que não tardou muito mais. Foi logo aos 49 minutos, num canto batido por Andreia Bravo, que Ana Capeta ao primeiro poste cabeceou para o segundo golo verde e branco.

Vantagem mais confortável das Leoas e mais condizente com o que se ia passando em campo, com Andrea Norheim a ter, dez minutos depois, a oportunidade de fazer o terceiro, mas Leonor Faria voltou a dizer ‘presente’. Já, do outro lado, Carolina Jóia ia tendo uma manhã tranquila.

Após a hora de jogo, Mariana Cabral começou a mexer, fazendo sair Diana Silva e entrar Olívia Smith, e, minutos mais tarde, já depois de Maiara Niehues e Brenda Pérez terem feito a bola sair ao lado da baliza do SCU Torreense, a treinadora Leonina voltou a mexer e fez três substituições de uma assentada: saíram Ana Capeta, Cláudia Neto e Andreia Bravo e entraram Joana Martins, Fátima Pinto e Mariana Rosa.

Mexidas que deram quase em novo golo, com Joana Martins, acabada de entrar, a receber atrasado de Brenda Pérez e, à entrada da área, a rematar fazendo a bola ir à barra.

Aos 87 minutos, a última alteração na turma verde e branca, com a saída de Bruna Lourenço e a entrada de Rita Fontemanha e, aos 90+3, o último golo: Olívia Smith foi travada em falta na área, a árbitra assinalou mais um pontapé de penálti para o Sporting CP e Brenda Pérez não falhou o 3-0, sentenciando o marcador.

Vitória tranquila e justa das Leoas num jogo especial, por ser jogado em Alvalade.

O Sporting CP só volta agora a jogar no dia 5 de Novembro, na Madeira, frente ao CS Marítimo a segunda mão dos quartos-de-final da Taça da Liga.