Protocolo com a Skillfoot cria a Academia Sporting de Londres
17 Jul, 2025
Presença na capital inglesa com foco no desenvolvimento de jovens talentos
Para expandir a sua marca e continuar a alargar as oportunidades na captação e desenvolvimento de jovens jogadores, o Sporting Clube de Portugal assinou um protocolo com a Skillfoot, uma academia local, e criou a Academia Sporting (AS) de Londres. Assim, o emblema verde e branco vai estar presente numa das principais cidades do panorama futebolístico mundial, mais precisamente na zona Oeste, em Feltham, bem perto do movimentado Aeroporto de Heathrow.
Para Paulo Gomes, co-director geral da Academia Cristiano Ronaldo, esta é "uma associação muito importante", afirmou em declarações aos meios de comunicação Leoninos, após a oficialização do acordo.
"Para nós é mais uma oportunidade de expandir a marca do Sporting CP e estar em Londres é muito bom. É uma cidade com muita gente jovem, com muitos clubes e que vive muito o futebol", justificou, realçando ainda a vontade e o papel de Joaquim Dias, responsável pela Skillfoot e, agora, director da nova AS Londres: "Mostrou muito interesse em ter uma Academia Sporting, cumpriu todos os requisitos e, assim, vamos dar este passo".
Joaquim Dias, por sua vez, também não escondeu a sua enorme satisfação pelo protocolo estabelecido: "É inacreditável, nunca pensei que fosse possível, mas estamos aqui para trabalhar e para alcançar algo muito importante, e creio que vamos ter sucesso".
Além disso, o director da AS Londres confessou a ligação pessoal e especial que tem com o Sporting CP. "Como futebolista, joguei aqui nos juniores em 1980/1981, em Alvalade, porque ainda não tínhamos esta fantástica Academia. Depois, joguei entre o segundo e terceiro escalões até aos 31 anos. Quando me mudei para Inglaterra, comecei a treinar, interessei-me pelo futebol de formação e em 2013 comecei a Skillfoot. Agora, por sorte, associamo-nos ao Sporting CP e tudo rumou na direcção certa", explicou, realçando que esta a viver "um sonho enquanto adepto e antigo jogador do Sporting CP".
Lançadas as bases da AS Londres, Joaquim Dias não tem dúvidas do impacto imediato e dos frutos que a presença do Sporting CP na capital de Inglaterra pode gerar para ambas as partes, começando por “aumentar bastante” o número de jovens inseridos na sua academia, actualmente fixado em cerca de 180.
"Com o nome do Sporting CP, acho que é possível, nos primeiros seis meses, chegar aos 300 jovens. Londres é uma grande cidade, com milhões de habitantes, portanto o potencial é grande. Podemos abrir, também, possibilidades para os jogadores que temos em Inglaterra e, quiçá, fazê-los vir para Portugal para que um dia joguem pelo Sporting CP", perspectivou, por fim.