A Supertaça é nossa!
23 Ago, 2025
Andebol conquista o troféu pela terceira vez consecutiva
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal continua a dominar a modalidade a nível doméstico e conquistou, este sábado, a Supertaça ao bater o FC Porto por 36-29.
No Pavilhão Multiusos de Sines, onde os Sportinguistas estiveram em massa, os Leões conquistaram a prova pela sexta vez, a terceira consecutiva, e chegaram aos oito troféus consecutivos no andebol português, alimentando a hegemonia.
Ricardo Costa apostou em André Kristensen, Kiko Costa, Mamadou Gassama, Christian Moga, Edy Silva, Pedro Martínez e Natán Suárez para o sete inicial, a defender, com Martim Costa e Orri Þorkelsson a entrarem para o ataque. Os primeiros minutos foram de alta intensidade de parte a parte, tendo os ataques estado bem melhores do que as defesas.
Kiko Costa, um dos melhores em campo, começou a abrir o jogo desde bem cedo, assim como Natán Suárez ou Orri Þorkelsson - este último da linha de sete metros. Golo cá, golo lá e vantagens de apenas só um golo marcaram o quarto de hora inicial, com destaque para um tremendo tento de Kiko Costa numa jogada aérea com assistência de Natán Suárez para o 10-9.
Do outro lado, a grande figura ia sendo Diogo Rêma Marques, guarda-redes que impediu que o Sporting CP disparasse mais cedo no marcador. Aos 20', foi a vez de André Kristensen negar o empate ao FC Porto com uma tremenda intervenção. Logo a seguir, Natán Suárez deu a primeira vantagem de dois golos (12-10).
Até ao intervalo, dominou o Sporting CP. Carlos Álvarez fez o primeiro golo de Leão ao peito num lance de belo efeito (14-12), tanto Jan Gurri como Salvador Salvador apareceram de mão quente e Emil Berlin também se estreou a facturar de verde e branco (18-14). Em cima da buzina, o capitão Salvador Salvador levou as contas para o intervalo em 20-15. Com seis golos, Kiko Costa estava em clara evidência.
Para o segundo tempo, e desta feita com Mohamed Ali na baliza, o Sporting CP voltou na mesma toada. Diogo Branquinho entrou bem e marcou dois golos de seguida, o pivô Víctor Romero foi mais um estreante a marcar no 24-18 e tanto Kiko Costa como Salvador Salvador ou Carlos Álvarez não deixaram de marcar.
O FC Porto não desistiu e tentou, em algumas ocasiões, operar recuperações, mas nunca se aproximou para além do 29-26 a pouco mais de dez minutos do fim. No entanto, Martim Costa e Víctor Romero voltaram a cavar um fosso de cinco de diferença, com Mohamed Ali a aparecer pelo meio.
Daí até ao final, e num jogo bem menos dinâmico e intenso do que havia acontecido antes, o Sporting CP dominou ao seu gosto e o resultado ficou conhecido no último minuto, quando Natán Suárez apontou o 36-29.
Com nove golos, Kiko Costa foi o melhor artilheiro do desafio.
Em Sines, o Sporting CP continuou a ser a melhor equipa do país e vai, no próximo fim-de-semana, disputar a Supertaça Ibérica.
Sporting CP: Edy Silva, Emil Berlin (1), Carlos Álvarez (4), Kiko Costa (9), Natán Suárez (4), Jan Gurri (2), Pedro Martínez, Salvador Salvador [C] (4), Orri Þorkelsson (3), Mamadou Gassama, André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (3), Christian Moga, Martim Costa (3), Mohamed Ali [GR] e Víctor Romero (3).