Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Leões na Taça dos Campeões Europeus de corta-mato

Por Sporting CP
25 Fev, 2024

Prova em Albufeira terminou sem pódios Leoninos

As quatro equipas do Sporting Clube de Portugal que participaram na Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato tiveram uma manhã de domingo sem brilho na prova que decorreu nas Açoteias, em Albufeira.

As formações Leoninas de sub-20 masculinos e femininos e as equipas principais masculina e feminina não conseguiram alcançar colectivamente lugares de pódio, apesar de a equipa sub-20 feminina ter ficado bem perto de o atingir, com o 4.º lugar colectivo - com Clara Barbosa a terminar no 13.º lugar e Carlota Almeida no 14.º lugar e Beatriz Azevedo no 17.º posto. 

Na equipa masculina, o melhor Leão foi João Ferreira no 30.º lugar para o 12º lugar colectivo do Sporting CP. 

Já a equipa feminina sénior terminou no 6.º lugar colectivo, com Fancy Cherono a ser a melhor atleta a nível individual no 10.º lugar nos pouco mais de nove quilómetros de prova, com o tempo de 32 minutos e 33 centésimos, seguida de Salomé Rocha no 15.º lugar. Neide Dias no 30º lugar ‘fechou’ a equipa Leonina, com Ana Mafalda Ferreira no 32º posto.

 

A equipa sénior masculina teve em Vincent Rono o melhor atleta do Sporting CP no 16.º lugar, com Rúben Amaral no 23º posto e Miguel Marques no 29º posto. Rui Pinto não terminou a prova. Colectivamente, o Sporting CP terminou no 5.º lugar.

No final e em declarações aos meios de comunicação do Clube, Paulo Reis director técnico do atletismo do Sporting CP fez o balanço. “Globalmente o balanço não é positivo, mas falemos de equipa a equipa. Nas juniores femininas, o balanço é muito positivo, a equipa bateu-se pelo pódio até ao final, uma equipa jovem, com uma juvenil, juniores de primeiro ano. A nossa melhor atleta da edição do ano passado estava lesionada e não correu. Foi uma prestação bastante positiva. Os juniores masculinos no ano passado tinham sido quartos e foi aí que notámos maior diferença de nível. Ficámos numa posição aquém do que esperávamos”.

Paulo Reis falou depois das equipas seniores do Sporting CP. “No sector feminino, tínhamos aspirações, no ano passado tínhamos sido quartos e tentámos fazer melhor. Na primeira volta estávamos bem posicionados, mas depois começámos a ter alguns problemas, a Neide [Dias] começou a ter dificuldades, a Mafalda [Ana Mafalda Fereira] também, a Fancy [Cherono] a descolar um pouco da frente, a Salomé [Rocha] acabou por ser aquela que acabou por estar melhor, mas colectivamente ficámos aquém do objectivo. Nos homens, no ano passado tínhamos sido vice-campeões europeus, este ano o nível subiu bastante, mas além de o nível ter subido, nós também estivemos aquém do nível o ano passado e acabou por ser muito difícil. O Vincent [Rono] ficou mais longe da dianteira do que no ano passado, o Rúben Amaral em termos proporcionais foi aquele que teve uma prestação mais positiva, o Rui Pinto que costuma ser um atleta muito estável e é o nosso capitão, hoje teve um dia mau e não conseguiu concluir a prova e o Miguel Marques também fez uma prova razoável, não um momento de superação, mas esteve a um nível médio. Acabámos por não ir ao pódio e com a história que temos nesta competição e com a ambição que tínhamos, não podemos ficar satisfeitos”.