Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto UEFA

"Não podemos vacilar em nenhum momento do jogo"

Por Sporting CP
30 Abr, 2021

Antevisão da meia-final da UEFA Futsal Champions League contra o Inter FS

Depois de ontem ter eliminado os russos do MKF KPRF, a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal volta a entrar em campo já neste sábado, novamente na Krešimir Ćosić Arena, em Zadar, na Croácia, para jogar as meias-finais da UEFA Futsal Champions League com o Inter FS.
 
Na antevisão à partida, o treinador verde e branco Nuno Dias disse esperar um adversário “com um enorme grau de compromisso, muito agressivo e uma boa dinâmica de ataque”.
 
“Vão tentar explorar situações de um contra um através de jogadores que estão num grande momento de forma, entre os quais o Dani Saldise, que é o melhor marcador da liga espanhola. Alguns deles estão a fazer uma grande época e o Inter FS tem coleccionado troféus: venceu e convenceu frente aos adversários que enfrentou nas finais das competições internas”, disse o técnico, virando depois as atenções para a sua equipa. “Estamos focados no nosso empenho, organização, trabalho e estratégias. Claro que vamos estar atentos aos obstáculos que o adversário nos vai colocar, mas sempre concentrados no nosso jogo”, assegurou.
 
O timoneiro português relembrou ainda que tanto Sporting CP como Inter FS são equipas diferentes em comparação com 2018/2019, época em que os Leões viriam a sagrar-se campeões europeus depois de baterem precisamente os espanhóis nas meias-finais.  
 
“Muitos jogadores do Inter FS saíram. Mantiveram, por exemplo, o guarda-redes Herrero, que tem muita qualidade entre os postes, mas não tem influência directa na manobra ofensiva da equipa, o Pola, que vem de uma lesão e não tem tido minutos, e o Borja Torres. Até o técnico mudou e as ideias são diferentes. A equipa do Inter FS é muito diferente do que era em termos individuais, colectivos e de organização. As únicas coisas idênticas são a camisola e o símbolo”, apontou, levantando o véu quanto à estratégia que vai ser implementada em campo.
 
“Provavelmente vamos jogar muitas vezes com o Taynan ou o Cavinato como falso pivô, alternado com situações em que o Guitta vai subir, não só por estratégia, mas também para gerir o esforço. Na liga espanhola há poucos guarda-redes a fazer o que ele faz e praticamente não temos dados quanto à possível reacção do Inter FS a essa situação. Ainda assim, acredito que eles tenham algo preparado. Depois vamos ter de alterar uma ou outra situação porque de certeza que os jogadores do Inter FS já viram o que fizemos ontem”, disse.
 

João Matos, experiente capitão Leonino que já está mais do que habituado a disputar fases finais, revelou esperar “um jogo com muita intensidade, à semelhança dos quartos-de-final”. 
 
“O Inter FS é um velho conhecido, vive um momento de união e tem um grande espírito de entreajuda, factores que se aliam à sua enorme qualidade. Esperamos um jogo intenso, em especial por parte da linha defensiva do adversário. É uma equipa muito disponível e que se ajuda muito no processo defensivo. De certa forma, vai ser idêntico ao que encontrámos no último jogo: muita intensidade e grande atenção aos pormenores. Vai ser uma dura batalha, mas vamos querer demonstrar o nosso valor e temos as nossas armas”, vincou, apontando a receita para que o Sporting CP consiga atingir a final da UEFA Futsal Champions League. 
 
“Temos a lição bem estudada, ainda vamos retocar alguns pontos no treino de hoje. Intensidade e agressividade defensiva são grandes mais valias do Inter FS. O processo ofensivo deles não é tão refinado como o do MKF KPRF, mas têm individualidades muito acima da média. Temos de estar alerta, mas o nosso foco é naquilo que queremos apresentar, na forma como vamos defender e criar vantagens para conseguir superioridades numéricas. Além disso, vamos ter de refinar os esquemas tácticos que nos deram o sucesso nos ‘quartos’”, referiu.
 
Por fim, o internacional português reconheceu que a equipa “tem um plantel recheado de jovens”, mas não vê isso como uma desvantagem para o Sporting CP, pelo contrário.
 
“Muitos deles nunca estiveram numa fase final e estão a um passo de ficarem entre os dois melhores da Europa. Eles ambicionam muito isso e têm uma sede enorme de títulos e de mostrar serviço. Não há maior motivação do que chegar a uma final europeia. Sabemos que, independentemente de haver maior ou menor táctica ou organização, a vontade, a ambição, a garra e o querer vão pesar muito. (…) Se é verdade que o Inter FS vive um momento de muito compromisso, nós queremos superá-lo. Vamos entrar em campo com a seguinte mensagem no pensamento: não podemos vacilar em nenhum momento do jogo”, concluiu.