Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leão vence primeiro dérbi da final

Por Sporting CP
03 Jun, 2021

Futsal supera SL Benfica por 3-1

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quinta-feira, o SL Benfica por 3-1 no primeiro jogo da final dos play-offs da Liga Placard. Com este triunfo, os Leões adiantam-se na derradeira fase do campeonato e ficam a duas vitórias de conquistar o título.

O jogo começou com estudo de parte a parte e a primeira grande ocasião foi para o SL Benfica, aos três minutos, por intermédio de Robinho. Na resposta, o Sporting CP inaugurou o marcador com um verdadeiro golaço. Pany Varela, num lance individual, fez um túnel a Jacaré e, na cara de Roncaglio, rematou para o fundo das redes, apontando o 1-0. Um momento de magia do internacional português, digno do melhor futsal do planeta.

Seguiram-se minutos com algumas chances para o Sporting CP, nomeadamente por Erick Mendonça e Alex Merlim, este último de livre directo, e o SL Benfica passou depois a ter mais bola. Poucos instantes após um remate perigoso de Guitta, foi a vez das águias empatarem aos 14 minutos. Um livre estudado terminou com a finalização certeira de Rafael Henmi.

O Sporting CP, contudo, estava a ser a equipa mais perigosa e continuou nessa toada. Alex Merlim foi um dos que mais ameaçou a baliza do rival, que das poucas vezes que incomodava ia encontrando um Guitta ao nível habitual. Aos 18 minutos, Pany Varela atirou para o 'bis', mas Roncaglio defendeu com qualidade.

Finalmente, no último minuto do primeiro tempo, Zicky recuperou a bola no ataque, tabelou com Tomás Paçó e, com dois adversários por perto, conseguiu o remate em rotação com o pé esquerdo para o 2-1. A vantagem voltou a ser verde e branca antes do intervalo graças a um golo oriundo da formação do Sporting CP.

A intensidade normal de um dérbi deste calibre continuou para a segunda parte, mas o número de oportunidades baixou nos primeiros minutos. Isso, ainda assim, não impediu o Sporting CP de chegar ao 3-1 quando Erick Mendonça serviu Zicky e este, com um toque sublime, ofereceu o golo a Diego Cavinato. Em zona frontal, o italo-brasileiro não desiludiu e deu a primeira diferença de dois golos no resultado.

Zicky esteve muito perto do 'bis' logo a seguir e em duas ocasiões diferentes. Na primeira, Roncaglio defendeu, enquanto na segunda foram poucos os centímetros que separaram o pé do jovem pivô da bola. Diego Cavinato também não ficou nada longe de voltar a marcar, mas o 3-1 aguentou-se.

A precisar mais do golo, o SL Benfica lançou o 5x4 a cerca de cinco minutos do fim. Roncaglio chegou a ameaçar com um remate que Guitta defendeu para a barra, mas o Sporting CP estava a segurar bem a vantagem. A dois minutos do fim, Alex Merlim esteve muito perto de fazer o 4-1 quase de baliza a baliza, mas a bola ainda tocou no poste antes de sair.

Até ao final, destaque para a intervenção de João Matos a negar o golo benfiquista (39 minutos) e a enorme defesa de Guitta a 20 segundos do fim.

O duelo terminou com a vitória do Sporting CP por 3-1 e o conjunto orientado por Nuno Dias está na frente da eliminatória que vai decidir o Campeão Nacional. O próximo dérbi, o segundo desta final, está marcado para o próximo domingo, 6 de Junho, no recinto do SL Benfica.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Mamadú Turé, Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky, Erick Mendonça, João Matos [C], Taynan, Rocha, Guitta [GR], Diego Cavinato, Pany Varela, Pauleta e Alex Merlim.