Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Dia 'não' no Pavilhão João Rocha

Por Sporting CP
15 Nov, 2025

Sporting CP surpreendido em casa pelo Eléctrico FC (2-4)

A equipa masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu o Eléctrico FC e perdeu por 2-4, este sábado à noite, em partida da nona jornada da fase regular da Liga.

Depois de 17 golos marcados nas últimas duas jornadas, os Leões de Nuno Dias viveram uma noite de manifesta falta de pontaria – e de sorte – no Pavilhão João Rocha. Perante uma exibição intransponível do guardião Diogo Basílio e até uma mão cheia de bolas nos ferros, o Sporting CP não foi capaz de contrariar um emblema de Ponte de Sor bem mais eficaz e que entrara nesta ronda no penúltimo lugar e com apenas três pontos.

Logo no arranque, os visitantes podiam ter aproveitado um passe errado de João Matos para marcar na baliza vazia e, mais tarde, até dispuseram de um penálti – bastante duvidoso – mas também foi desperdiçado, desta vez com mérito para a defesa de Bernardo Paçó.

Ainda assim, o Eléctrico FC – vindo de duas derrotas – foi mesmo o responsável por abrir o marcador no Pavilhão João Rocha. Precisamente quando o Sporting CP mais ameaçava, com um remate violentíssimo ao poste de Bruno Pinto e já várias defesas de Diogo Basílio contabilizadas, Henrique Vicente bateu Paçó com um remate cruzado aos dez minutos.

Sem Bruno Maior, Diogo Santos, Taynan e Tomás Paçó nas opções para o encontro, o técnico Nuno Dias foi rodando as peças na quadra em busca de melhor pontaria, mas na primeira parte os obstáculos continuaram os mesmos. Além do muito inspirado guardião Diogo Basílio, os ferros voltaram a negar o golo aos Leões, não uma, mas mais duas vezes: Allan Guilherme acertou com estrondo na barra e, depois, Merlim atirou rasteiro ao poste. Assim, foi a perder que o Sporting CP foi para o intervalo.

Contudo, se na primeira parte o golo fez-se tardar, dificilmente podia ter sido mais rápido na segunda. Ainda nem o primeiro minuto do reatamento estava cumprido e já Zicky tinha feito finalmente o 1-1, embora o guarda-redes adversário ainda tivesse defendido as duas primeiras tentativas.

A seguir, Zicky, de calcanhar, e Merlim até ficaram muito perto da reviravolta, mas o Eléctrico FC e Henrique Vicente não precisaram mais do que apenas uma nova oportunidade para voltar a assumir a vantagem no resultado (1-2).

Um golpe duro que obrigou o Sporting CP a redobrar esforços na quadra novamente, balanceando-se cada vez mais no ataque. Para lá de mais uma série de defesas de Diogo Basílio, Pauleta teve nos pés uma chance clamorosa que não conseguiu finalizar, mas de contra-ataque o emblema de Ponte de Sor também causou calafrios.

O jogo estava particularmente perigoso e ainda ficou mais complicado à entrada para os derradeiros dez minutos. Renato Almeida, jovem emprestado pelo Sporting CP, protagonizou uma jogada individual imparável desde a sua área e concluiu-a com um potente remate para o 1-3.

E, de seguida, os ferros voltaram a aparecer, primeiro, para negar um novo golo aos visitantes, mas depois para continuar a atormentar os Leões de Nuno Dias, que muito batalharam contra a ‘muralha’ defensiva adversária. Allan Guilherme acertou no poste e Bruno Pinto, de baliza aberta, viu o seu desvio ir à trave, já Além Merlim fazia as vezes de guarda-redes avançado no tudo por tudo verde e branco.

Um último esforço que valeu para chegar ao 2-3, através de um lance bem trabalhado e finalizado por Felipe Valério, apesar de o Eléctrico FC queixar-se de a bola não ter ultrapassado totalmente a linha de baliza. No entanto, ao golo do Sporting CP seguiu-se logo um do adversário, assinado por Telmo Sousa, que aproveitou a baliza deserta para voltar a colocar a diferença nos dois golos, deta feita de forma definitiva.

Foi a primeira vitória de sempre do Eléctrico FC sobre o Sporting CP na Liga e colocou um ponto final na melhor série Leonina de vitórias na presente temporada – ia em seis triunfos seguidos.

Com este desfecho, os Leões de Nuno Dias caíram para o terceiro lugar (21 pontos), atrás do CR Leões de Porto Salvo (22), e ficaram mais longe do líder SL Benfica (27). A próxima jornada reserva a deslocação a casa do recém-promovido FC Famalicão.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Luís Correia, Tiago Rodrigues, Zicky Té, Wesley, João Matos [C], Pauleta, Allan Guilherme, Felipe Valério, Bernardo Paçó [GR], Bruno Pinto, Alex Merlim, Rocha, Rúben Freire