Triunfo suado em Turquel
15 Nov, 2025
Hóquei lutou para conseguir a vitória
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o HC Turquel por 2-4 na sexta jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Numa pista cheia e com um conhecido bom ambiente, onde não faltou apoio Sportinguista em grande número, os Campeões do Mundo iniciaram o encontro com Xano Edo, Gonzalo Romero, Danilo Rampulla, Facundo Navarro e Alessandro Verona.
Naturalmente favorito, o Sporting CP assumiu desde cedo as rédeas do desafio, definindo o ritmo e atacando com maior intensidade. A primeira ocasião clara surgiu aos 4', num belo trabalho individual de Danilo Rampulla a culminar numa defesa de Diogo Almeida. Do outro lado, Miguel Vicente apareceu na cara de Edo Bosch, que foi obrigado a intervir e fê-lo com qualidade.
Pouco depois, Gonzalo Romero atirou uma 'bomba' aos ferros e Henrique Magalhães concluiu uma grande jogada com um tiro defendido com qualidade por Diogo Almeida. Aos 13', novo duelo entre o Sportinguista e o guardião visitado, que levou mais uma vez a melhor.
No mesmo minuto, contudo, foi assinalada grande penalidade por falta sobre Roc Pujadas na área do HC Turquel. Chamado a converter, o próprio Roc Pujadas não desiludiu e inaugurou o marcador com um tremendo gesto técnico. 0-1 e grande festa dos muitos Sócios e adeptos Leoninos no pavilhão.
A reacção dos da casa, contudo, surgiu logo aos 15', com um bom golo de Martim Costa a empatar o resultado. O HC Turquel podia mesmo ter passado para a frente não muito mais tarde graças a uma grande penalidade, mas Xano Edo defendeu a conversão de Xavier Lourenço.
A tarefa ficou mais complicada aos 20', quando Gonzalo Romero viu o cartão azul, mas o Sporting CP conseguiu defender bem durante a desvantagem numérica e até podia ter marcado num lance de Diogo Barata. Ainda assim, ao intervalo o 1-1 prevalecia e tudo estava em aberto.
As duas equipas regressaram com tudo dos balneários, mas não demorou muito até o Sporting CP voltar a dominar e começar a criar cada vez mais ocasiões. Com magia, Rafael Bessa enviou mais uma bola aos ferros e, aos 32', Gonzalo Romero apareceu sozinho contra o guarda-redes, mas falhou o alvo.
Rafael Bessa, Alessandro Verona e Diogo Barata continuaram a apertar, com o HC Turquel a reagir com uma bola no poste aos 36'. Pouco depois, nova grande penalidade para os Leões, mas Roc Pujadas, desta vez, acertou - também ele - no ferro.
Não foi preciso esperar muito, contudo, para o 1-2, o melhor golo da noite: Diogo Barata simulou o tiro antes de, afinal, servir Alessandro Verona, que de forma surpreendente e de primeira, envia a bola para o fundo das redes num incrível gesto técnico.
Contudo, o HC Turquel voltou a empatar. Já depois de Xano Edo defender uma grande penalidade de Daniel Passos, Miguel Vicente fez o 2-2 com cerca de oito minutos para o fim.
O Sporting CP voltou a precisar de patinar mais rápido e encostou o adversário às cordas até à buzina final. Danilo Rampulla e Alessandro Verona ameaçaram e, aos 47', foi conquistada mais uma grande penalidade. Desta foi mesmo Alessandro Verona o escolhido e, com uma conversão rápida, bisou e voltou a colocar os visitantes na frente.
No seguimento, o guardião do HC Turquel viu o cartão azul e, por isso, o Sporting CP teve um homem a mais no que restava do jogo, aproveitando para, aos 49', fazer o 2-4 por intermédio de Danilo Rampulla com assistência de Gonzalo Romero.
2-4 final, um triunfo justo, mas suado da formação verde e branca.
O emblema de Alvalade vai, agora defrontar os italianos do Hockey Bassano 1954 em jogo para a WSE Champions League (20 de Novembro, quinta-feira).
Sporting CP: Xano Edo [GR], Rafael Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Henrique Magalhães, Gonzelo Romero [C] e Zé Diogo Macedo [GR].