Futsal termina 2025 com a sua melhor versão
28 Dez, 2025
Exibição a todo o gás e goleada sobre o Rio Ave FC (10-2)
No Pavilhão João Rocha, a equipa de futsal do Sporting CP superou o Rio Ave FC por claros 10-2, este domingo, em partida da 14.ª jornada da fase regular da Liga.
Com mais um vendaval ofensivo e a sétima vitória consecutiva, os Leões de Nuno Dias fecham 2025 com a melhor série de resultados da temporada e, no que à Liga diz respeito, atingiram os 36 pontos, menos três que o líder SL Benfica, que ainda tem de jogar nesta jornada.
Frente a uma equipa recém-promovida que tem surpreendido ao ocupar actualmente o sexto lugar, a entrada verde e branca foi dominadora – mesmo sem Henrique Rafagnin, João Matos, Taynan, Pauleta e Zicky Té nas opções – e tudo se desbloqueou cedo.
À passagem dos primeiros seis minutos, Felipe Valério puxou da esquerda para dentro e atirou para o fundo das redes, seguindo-se logo de imediato o 2-0, assinado por Bruno Maior, que só teve de encostar para golo aquilo que Wesley criou sobre a esquerda.
Quando o Rio Ave FC tentou responder, Bernardo Paçó mostrou-se sempre à altura e os Leões continuaram à solta no ataque e com muita pontaria, chegando à ‘mão cheia’ de golos antes dos 15 minutos. Com classe, Alex Merlim assinou o terceiro e, depois, Bruno Pinto assumiu o protagonismo, primeiro para roubar a bola em zona alta e permitir a Allan Guilherme um golo fácil e, a seguir, o próprio camisola 25 – melhor marcador da Liga – fez o 5-0 que prevaleceu até ao intervalo com um fantástico pontapé na passada.

Já no arranque do segundo tempo, o Sporting CP não tirou o pé do acelerador, só que pecou inicialmente na finalização e até foi o emblema de Vila do Conde a marcar primeiro. Ainda assim, logo no lance seguinte, Wesley repôs prontamente a diferença de cinco golos no resultado.
Mas a vantagem, já larga, continuou a ‘engordar’ nos últimos dez minutos, mesmo depois de Rocha ter visto o segundo amarelo e respectivo cartão vermelho – a equipa de arbitragem entendeu que entrou indevidamente a partir do canto. Allan Guilherme marcou mais dois e chegou ao hat-trick, enquanto pelo meio foi o jovem Tiago Rodrigues a entrar e marcar, aproveitando mais um erro na saída de bola dos visitantes.
De novo, o Rio Ave FC ainda reduziu, porém outra vez com ‘troco’ do lado verde e branco. Uma bola parada cobrada por Rúben Freire encontrou o desvio certeiro de Bruno Pinto ao segundo poste – vão 19 golos na Liga para o reforço – para o expressivo e final 10-2.
Na próxima jornada, o Sporting CP entra em 2026 com a deslocação ao reduto do SC Ferreira do Zêzere.
Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Tiago Rodrigues, Tomás Paçó, Diogo Santos, Wesley, Allan Guilherme, Felipe Valério, Bernardo Paçó [GR], Pedro Silva [GR], Bruno Pinto, Alex Merlim [C], Bruno Maior, Rocha, Rúben Freire